Case Pmweb e Raízen: através de teste A/B, Raízen alcança 20x mais resultados em Progressive Profiling do app Shell Box.

 Case Pmweb e Raízen: através de teste A/B, Raízen alcança 20x mais resultados em Progressive Profiling do app Shell Box.

Escrito por Paola Silva.

Já parou para pensar na importância de incluir testes A/B nas suas estratégias de marketing digital e como eles de fato podem impulsionar os seus resultados?

Investir nesse sistema de validação de hipóteses em CRM é relevante para basear suas decisões em dados, conhecer melhor o seu público e potencializar suas estratégias.

Veja na prática com um case de Raízen como conseguimos, através de teste A/B de assunto de e-mail, atingir um aumento de quase 200% na taxa de abertura, o que proporcionou o crescimento exponencial de 20x mais respostas de usuários no formulário.

Elaboração da estratégia

Através de estratégia criada pelo time Pmweb em conjunto com a Raízen, desenvolvemos uma régua de Progressive Profiling, em que o cliente recebia um disparo de e-mail com um questionário, a fim de obter um enriquecimento de dados para uma visão mais clara dos clientes do aplicativo Shell Box ( app de pagamento dos Postos Shell e lojas Shell Select).

Com isso, o objetivo central foi conhecer o cliente com mais profundidade para incrementar as comunicações através de segmentações, com estratégias cada vez mais personalizadas, e também desenvolver ações baseadas no comportamento do consumidor.

Plano de ação 

A partir de um acompanhamento diário das métricas, identificamos a necessidade de melhoria na taxa de abertura do e-mail. Sendo assim, estruturamos um teste A/B  de assunto com o objetivo de elevar essa métrica, e consequentemente a adesão à pesquisa.

Um ponto importante a destacar é que apenas o assunto do e-mail mudou através do resultado do teste. O restante se manteve com a mesma estrutura, pois para termos um teste efetivo é preciso focar em um indicador por vez. 

Resultados do teste A/B

Em apenas 15 dias de implementação do teste, identificamos o assunto que melhor performou. Com o resultado dessa análise, enviamos um disparo pontual com o assunto que gerou mais cliques e os resultados foram incríveis: 

  • Aumentamos em 192,24% a taxa de abertura do e-mail.
  • Recebemos 20x mais respostas na pesquisa.

Conteúdo relevante é a chave

Imagine que ao abrir a caixa de e-mail, o convite ao clique chega ao usuário através do assunto. Pois de nada adianta ter o layout mais elaborado, a estratégia mais incrível, a promoção mais arrasadora, se o consumidor não tiver conhecimento de tudo isso. 

Por isso, trouxemos algumas dicas para você aplicar nos testes A/B de assunto:

  1. Invista em dinamização para que o consumidor seja impactado ao receber a comunicação.
    De acordo com estudo da Convince&Convert, e-mails que incluem o primeiro nome do destinatário na linha de assunto têm uma taxa de cliques quase 20% maior do que e-mails que não incluem.
  1. Aplique opções a partir de práticas de neuromarketing, como os elementos de linguagem que se baseiam em exclusividade, escassez, entre outros.  
  1. Acompanhe todos os disparos e crie um acervo de assuntos que melhor
    performaram para estruturar insights sobre o seu público. 

A Pmweb ajuda você a melhorar seus resultados

Pensando em como colocar tudo isso em prática no seu negócio para potencializar o relacionamento com os seus clientes? Seja através da definição de estratégias de CRM, planejamento de lifecycle, integração de dados ou mesmo os mais diversos tipos de testes A/B.

Estamos aqui para te ajudar neste processo, para que as suas estratégias sejam norteadas por dados.

Que tal conversar com a gente para entender como podemos dar o primeiro passo juntos? 

Fale conosco contato@pmweb.com.br

franciscosaibro

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