Content marketing: dicas para hotelaria

 Content marketing: dicas para hotelaria

Conteúdo é um dos pilares do inbound marketing, a técnica de atrair leads em vez de ir buscá-los por meio dos meios tradicionais, como a mídia paga. Content marketing é uma maneira barata de engajar o público e pode representar um diferencial de marca na hotelaria. Com a competitividade de alguns destinos, a comoditização dos preços
e a diversidade dos canais de distribuição, marketing de conteúdo servirá como reforço ao canal direto por trabalhar diretamente a experiência da marca, seus valores e o storytelling de um hotel. Além disso, conteúdo é um dos fatores mais importantes para um projeto de SEO – otimização para mecanismos de busca.
Prova de que branded content deve ser levado a sério e de que é um dos caminhos para fortificar a relação entre pessoas e marcas, a Marriott Internacional decidiu investir em conteúdo ao contratar, em 2014, David Beebe – renomado roteirista que já trabalhou para diversos estúdios, incluindo Disney-ABC, e ganhador de dois Emmies – para organizar, executar e capitanear seu Global Creative and Content Marketing, um estúdio mundial de produção de conteúdo.
Aqui no Brasil, misturar conteúdo de marca com conteúdo promocional foi uma quebra de paradigmas e vem gerado resultados surpreendentes para a rede BHG por meio do projeto O Bom de Viajar, que ganhou cinco Adrian Awards.
Olhando para esses exemplos e buscando outros, elencamos algumas dicas e algumas plataformas condutoras de conteúdo para ajudar você a construir um projeto de content marketing.

Mídias sociais

Estar nas mídias sociais não é uma opção. De uma maneira ou de outra, as empresas estão na mira dos usuários e a diferença é como as marcas se apresentam nesses meios. Participar do diálogo, oferecer conteúdo relevante, constante e bem planejado é básico.
Antes de estar nesses canais de relacionamento – e para ter um projeto de content marketing – é preciso, basicamente:
//Compreender o público que pretende atingir
//Definir postura e linguagem adequadas ao público e à marca
//Ter objetivos bem delimitados
Um bom exemplo de conteúdos com consistência e bom engajamento é o Enotel, que usa bastante conteúdo gerado pelo usuário e conta boa parte de suas histórias com a conexão pela hashtag #experienciaenotel.


Ainda sobre conteúdo gerado pelo usuário – também conhecido como UGC (user generated content) – o Club Med tem na home de seu site um mural exclusivo com fotos tiradas por hóspedes que tiveram experiências em suas unidades.
club-med
O mesmo acontece no brasileiro O Bom de Viajar, projeto da Brazilian Hospitality Group (BHG).
O-Bom-de-Viajar-UGC

Blogs

Desenvolver conteúdo proprietário e com profundidade é uma das principais vantagens de ter um blog. Ele pode abordar tudo o que permeia a experiência de viagem, desde que os temas tenham adesão à proposta da marca. Mas precisa ser atualizado constantemente para fazer sentido.
blog-the-standard
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Vídeos

Uma das apostas de Beebe na Marriott com seu estúdio de conteúdo são vídeos. Com dois filmes, a websérie Two Bell Men foi um sucesso para a marca ao unir comédia a um personagem comum na hotelaria: o mensageiro.

Spotify

Quando uma marca possui uma trilha sonora, sua lembrança é muito mais forte. A música é um vetor muito forte da experiência sensorial. Seu hotel pode desenvolver playlists relacionadas ao negócio ou à experiência do hóspede e tocá-las no lobby e em outras áreas comuns, por exemplo. Trazemos de novo aqui o exemplo das playlists do O Bom de Viajar:
spotify-content-marketing

Sites de review

Por mais que sites de reviews não sejam propriamente plataformas de conteúdo, também não deixam de ser. O foco desses ambientes é a gestão da reputação online da marca, mas os comentários ali postados são importantes influenciadores na tomada de decisão de novos hóspedes. Daí a importância de ter alguém dedicado a responder e a cuidar das avaliações ali postadas.
Concluindo: content marketing é um trabalho contínuo que, se bem realizado, vai atrair as pessoas certas para o seu hotel e, quem sabe, ajudar a transformá-las em defensoras da sua marca.

douglasgarcia96

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