O Dia do Consumidor, conhecido como a Black Friday do primeiro semestre, é visto como uma ótima oportunidade para as marcas trabalharem o relacionamento com seus clientes. São feitas diversas campanhas, desde as mais simples até as mais criativas.
O sucesso da data é tão grande que algumas empresas optam por aproveitá-la durante o mês inteiro. Esse é o caso da Raízen, que apostou em estratégias omnichannel de CRM e gamificação para realizar o Mês do Consumidor em 2022.
O objetivo era aumentar o número de clientes novos, recorrentes e recuperar os inativos no aplicativo Shell Box. A parceria entre Raízen e Pmweb trouxe resultados positivos, como:
- Maior número de clientes recuperados do aplicativo;
- Maior número de clientes novos do aplicativo;
- Maior número de clientes recorrentes do ano.
Raízen e Shell Box
Fundada em 2010, a Raízen é uma empresa integrada de energia. Licenciada da marca Shell, é a quarta maior companhia do Brasil. Sua origem está no solo brasileiro e já conta com atuação na Argentina, além da ambição de ser o melhor marketplace digital de energia, mobilidade e last mile da América Latina.
Desenvolvido pela Raízen, o Shell Box é uma plataforma criada para tornar a rotina dos consumidores mais descomplicada, prazerosa e intuitiva a partir da ideia central de facilitar a vida em movimento.
Com o aplicativo, além dos clientes pagarem seu abastecimento nos postos Shell e compras nas lojas de conveniência Shell Select de forma 100% digital com segurança e praticidade, é possível ter acesso a um ecossistema completo de benefícios da marca Shell.
Principais benefícios:
- Pagamento sem contato.
- Participação automática das promoções vigentes.
- Parcerias com as maiores marcas do país.
- Acúmulo de benefícios a partir dos pagamentos.
O grande desafio
O desafio era aumentar o número de transações e recorrência dos pagamentos dos abastecimentos e compras nas lojas de conveniência Shell Select, além de adquirir novos clientes.
Dentro desse contexto, a Pmweb entendeu as oportunidades a serem exploradas para que os objetivos de cada um desses aspectos pudessem ser alcançados.
Com isso, a estratégia para o mês contemplou ativar maneiras de conseguir clientes novos, aumentar recorrência e recuperar clientes inativos de forma instigante e descontraída, sem tirar o foco das principais metas.
CRM e gamificação
A partir do desafio que foi exposto, por meio de estratégias de CRM, ferramentas de automação e gamificação, foi criado um jogo a ser recebido via e-mail para os clientes Shell Box, onde cada fase era liberada semanalmente.
O objetivo com o jogo foi de criar recorrência em abastecimentos e/ou compras na Shell Select, oferecendo um grande prêmio no final (créditos em abastecimento + produtos da promoção Junte e Troque: No Seu Ritmo) para quem cumprisse todas as fases.
Dentro de cada uma das fases do jogo, havia um objetivo específico, que trilhava um caminho até a fidelização do cliente de forma descontraída. Ao todo, foram 5 fases para que todos os clientes pudessem participar durante o mês.
Apesar de existir um grande prêmio para os clientes que cumprissem todas elas, a cada fase eram liberados benefícios para os clientes, como cupons de desconto para serem usados em abastecimento nos postos Shell ou compras na Shell Select, o que garantia vantagens independente do prêmio final.
Para atingir o objetivo de trazer clientes novos para o aplicativo, foram utilizadas estratégias de Member Get Member (indique um amigo) e incentivo ao app para clientes que ainda não o possuíam. Esse foi o primeiro desafio a ser lançado, para que fosse dado início ao caminho de fidelização desde os clientes mais novos até os clientes mais fidelizados.
Com a finalidade de aumentar o engajamento no game, ao invés de divulgar os desafios de cada fase dentro do corpo do e-mail, foram utilizadas estratégias que levavam o cliente a descobrir qual era a fase da semana dentro de uma landing page. Ou seja, para participar do mês do consumidor era necessário possuir um engajamento ativo com as comunicações enviadas.
Veja o que mais foi feito:
- Incentivo à fidelização por meio do aumento da recorrência da utilização do aplicativo.
- Ativação do público que já possuía participação em promoções, mas não tinha o app Shell Box.
- Ativação do público inativo, que não utilizava o aplicativo há pelo menos 180 dias.
- Ativações multicanal, via e-mail, notificações push e SMS.
Resultados
Após um mês inteiro de ações visando atingir os maiores resultados, a Raízen conseguiu:
- Mais de 40 milhões de e-mails enviados;
- Maior taxa de CTO do ano, superando em 51% o mês anterior;
- Receita 129% maior que o mês anterior, 703% maior que o mês de janeiro e 78% maior que os dois meses juntos;
- 30% mais transações em relação ao mês anterior;
Aposte no que dá certo
Faça como a Raízen e o aplicativo Shell Box e aposte em estratégias de CRM efetivas para conquistar mais resultados e manter um relacionamento personalizado com seus clientes.
Acesse o site Pmweb ou fale conosco através do e-mail contato@pmweb.com.br.