Travel Trends 2018 – O que está em alta

13/08/18

Ah, viajar! Quem não ama, não é mesmo?

Nesse post vamos falar sobre algumas das tendências levantadas por diversos reports de empresas de viagem e sites relacionados a travel para o ano de 2018. Saber o que as pessoas estão procurando é importante para alinhar as ofertas de passeios, pacotes e lugares para onde os viajantes querem ir.

Viajar sozinho

Você leu certo, viajar sozinho está se tornando uma tendência. Mesmo que possa soar tedioso em um primeiro momento, viajar sozinho pode proporcionar experiências e descobertas que não se imaginava e/ou não seriam iguais se feitas em grupo. No Pinterest os posts de viagens individuais cresceram quase 600% no último ano, muito mais do que qualquer outra categoria do site.

Skip-the-line

Excursões e atrações pagas antecipadamente, que permitem o turista evitar filas e ganhar tempo estão ganhando destaque e figuram dentre os passeios em maior crescimento no mercado de viagens. Só no TripAdvisor são mais de 1.200 opções de skip-the-line, principalmente em pontos turísticos bastante procurados como a Torre Eifel, London Eye, parques da Disney e etc.

Experiências

Aulas de surf, yoga, culinária, artesanato workshops de fotografia e diversas outras atividades têm sido cada vez mais procuradas por viajantes em seu tempo de lazer. Aprender algo diferente (ou pelo menos tentar) tem estimulado turistas e movimentado esse tipo de turismo pelo mundo. Formar parcerias com empresas que oferecem esses serviços pode ser uma boa jogada para atrair a atenção do hóspede.

Secret Spots

Destinos menos conhecidos e menos óbvios estão sendo a escolha de muitos turistas que procuram sair da caixinha das viagens ”tradicionais”. Pequenas praias, cachoeiras escondidas e lugares remotos, que trazem aquela surpresa na hora da descoberta são uma das tendências dos turistas atuais. Em um mundo tão conectado e dinâmico é como uma terapia para a mente passar um tempo em locais como esses.

Viagens Saudáveis

Aproveitando essa vibe de cuidar da mente, os viajantes estão buscando focar na saúde do corpo também. Atividades como: passeios de bicicleta, trilhas em meio à natureza, corrida, natação e diversas outras, têm sido cada vez mais procuradas por quem busca um life style mais saudável e mais qualidade de vida. E essa galera não deixa o objetivo de lado nem mesmo quando viajam, esse segmento dobrou a procura de 2017 para 2018.

Millenials viajando

Esse é um grupo que merece atenção quando se fala em viagens. Com hábitos de consumo e desejos cada vez mais particulares, os millenials também demonstram um desvio do “padrão” quando na hora de viajar. Mais da metade (55%) deles afirmar que estendem suas viagens de trabalho para um tempo de lazer. E quando se fala em lazer, esses jovens são muito mais consumidores de experiências do que de bens materiais, por isso, estão remodelando o design de hotéis e aumentando o número de bares, espaços comunitários e de divertimento. Viagens para atender à festivais de música, festas, feiras gastronômicas e switch off holidays (exclusivos para relaxamento, meditação e atividades de desligamento da mente) também são tendência entre essa tribo.

A sociedade cada vez mais mutante e os hábitos e vontades cada vez mais personalizadas nos obrigam a subir nesse carrossel e acelerar o passo se quisermos nos manter competitivos no mercado. Estar alinhado com as expectativas dos consumidores é essencial para poder apresentar opções que casem com o que os viajantes buscam. Afinal a vida é repleta de mudanças, ou você se adapta a elas, ou deixa que elas te derrubem.

Fonte: Pinterest Travel Report, TripAdvisor Report, Booking.com Report