Flywheel Marketing ou Funil de Vendas: saiba qual é o mais indicado para o seu negócio

 Flywheel Marketing ou Funil de Vendas: saiba qual é o mais indicado para o seu negócio

Escrito por Jefferson Guimarães, Ideal Marketing.

Diversas empresas lidam diariamente com dificuldades relacionadas ao funil de vendas, pois alguns negócios não se concretizam em vendas. Conhecer melhor os pontos positivos do funil e do flywheel é o modo do empreendedor escolher o método ideal para a sua marca continuar se desenvolvendo continuamente e mantendo uma base fidelização de clientes.

Captar clientes é sempre um desafio para as empresas, mas investindo na produção de conteúdos específicos para cada etapa até o momento da venda, as pessoas podem se interessar mais pelo negócio e deste modo os empreendedores podem obter excelente lucratividade.

O que é funil de vendas?

O funil é um processo que visa conhecer a jornada de compra do cliente e educá-lo ao longo de todas as etapas de contato, de modo que – ao final do processo – esse lead (potencial cliente) realize compras. 

Mais ainda, esse método ajuda a conhecer quem são os leads (potenciais clientes), melhorando ainda mais campanhas publicitárias, atendimentos e a atração de novos contatos.

Para que os leads avancem nas etapas do funil, é primordial conhecer os principais interesses e dúvidas das pessoas. 

Afinal, é por meio desse conhecimento sobre quais dores o produto soluciona, por exemplo, e os desejos dos consumidores que é possível evidenciar as qualidades do produto e situações em que podem ser usados, agregando valor e conhecimento para que o cliente confie na marca e consuma com ela.

Além disso, é preciso considerar que não é sempre que o cliente sabe exatamente qual é a sua necessidade e qual serviço que atenderá melhor essa demanda. Ou seja, não sabe o que quer/precisa comprar pois não identificou soluções para determinadas áreas da vida. Clientes neste processo, geralmente estão no topo de funil.

A partir do momento que soluções começam a ser apresentadas para uma determinada questão, a jornada do cliente é iniciada, fornecendo informações que auxiliem na tomada de decisão, etapa essa que ocorre no fundo de funil, quando há a consideração e realização da compra.

No meio de funil, a empresa precisa nutrir os leads. Para este processo, o Marketing de Conteúdo, que consiste em produzir conteúdos personalizados, se mostra fundamental.

Todo formato de conteúdo rico é válido, pois ajuda os clientes e introduz o universo da marca, despertando a curiosidade, ajudando na confiança e ampliando a intenção de compra.

Os formatos de conteúdos que podem ser produzidos são: artigos, cases de sucesso, e-books, e-mails, vídeos, podcasts, postagens em blogs e redes sociais.

Já em relação às vantagens dessa técnica, é preciso considerar que existem vários pontos positivos em investir no método de funil de vendas para o seu negócio. São eles:

  • Aumento da produtividade;
  • Otimização de gestão;
  • Previsibilidade de resultados;
  • Excelente aproveitamento de oportunidades;
  • Melhora o desenvolvimento de produtos e otimização de processos.

O que é Flywheel Marketing?

O Flywheel Marketing é um modelo de Inbound Marketing (marketing de atração) que visa colocar o cliente como o centro dos processos da empresa, sempre gerando valor enquanto os fluxos e o relacionamento são melhorados. 

O grande objetivo do Flywheel é entender o cliente como o fator principal, não só no processo das vendas, mas para criar um bom relacionamento com ele de modo a fidelizar esses clientes e ter processos mais adequados no relacionamento com a base de clientes e os potenciais clientes que chegam.

Neste caso, é preciso lembrar que o processo de contato não se encerra no momento de compra, ou seja, é essencial mantê-lo sempre atualizado e próximo da marca.

Este é um modelo de marketing pensado a longo prazo. Ou seja, se bem executado, permite que as marcas consigam muitos resultados com baixo investimento. 

Para obter ganhos interessantes, a comunicação precisa ser qualificada e eficiente, agregando valor no pós-venda e no uso dos produtos, bem como em novas ofertas.

No Flywheel Marketing, todo o processo é guiado pela experiência do cliente, independentemente do fluxo de venda.

As vantagens do Flywheel Marketing são:

  • Comunicação próxima com os usuários;
  • Ações que não terminam no pós-venda;
  • Novas oportunidades de vendas;
  • Reforço da marca a longo prazo;
  • Pode ser aplicado em qualquer negócio;
  • Excelente ciclo de fidelização.

Estes são apenas alguns dos ganhos que podem ser aproveitados com este método de marketing.

Flywheel Marketing X Funil de Vendas

Primeiramente, pode-se classificar que em um funil de vendas tradicional, a experiência e satisfação do cliente é focada no final do funil, por exemplo, na venda/pós-venda. 

Já no Flywheel, a principal função do Marketing não está centrado unicamente em fechar negócios, mas criar relacionamentos, e são eles que constituem o poder da marca.

Leia também: As principais vantagens do lifecycle para a sua empresa.

Após conhecer os dois conceitos, é natural que você comece a se questionar sobre qual é o melhor para o seu negócio. Contudo, isso pode variar muito do segmento, objetivos e processos da empresa, podendo até ter uma aplicação mista das estratégias.

O funil de vendas, por exemplo, é muito eficiente para a captação de clientes, pois se trata de um processo inicial, que permite oferecer conteúdos de qualidade e ajudar as pessoas em várias etapas da jornada de compra.

Com a venda finalizada, o cliente não pode ser desprezado, pelo contrário. É necessário nutri-lo e manter um relacionamento para que esta pessoa volte a comprar da sua marca, ou mesmo estimule novos contatos a consumirem com a marca.

A captação pode ser feita com estratégias de anúncios no Twitter Ads, Google Ads e outras plataformas Ads das redes sociais. 

Já as técnicas de Flywheel Marketing usam as redes sociais e demais plataformas para dar continuidade ao processo de interação e fidelização desses clientes a longo prazo, o que pode ser feito com o compartilhamento de novas informações, campanhas diversas e conteúdos mais específicos.

Desta maneira, se reunir com a sua equipe de marketing para discutir qual a melhor técnica para a sua empresa é o jeito de ter os métodos aplicados com eficiência e, com isso, obter muito sucesso.

Raffa Pedrozo

Deixe uma resposta

Se inscreva para receber nossas novidades.
%d blogueiros gostam disto: