Tom de voz: entenda por que é tão importante para sua marca

Tom de voz

Escrito por Rubia Berti, Pmweb.

Você já parou pra pensar como é importante a forma como conversamos com as pessoas? Agora imagine alguém fazendo uma piada em um ambiente totalmente formal, ou então falar sempre de forma séria com alguém que mora com você. Não parece fazer sentido, certo? Assim como as relações interpessoais, as marcas também precisam entender como conversar com o seu público e qual a melhor maneira de mostrar a sua personalidade.

O que é o tom de voz de marca? 

O tom de voz nada mais é do que isso, é a maneira como falamos e mostramos os nossos objetivos, missão, valores e tudo que acreditamos. É a linguagem e comunicação de marca. Com ele, nós podemos identificar não só a personalidade, como a origem, o estado de humor e muitas outras características de uma marca. 

E se você reparar bem, marcas com personalidade e tom de voz bem estabelecidos são capazes de encantar muito mais os clientes, criar uma conexão e fidelizá-los. Já reparou como a Netflix ou Nubank têm um jeito único de se comunicar? É só bater o olho naquele texto que você já percebe de primeira que é um post delas, não é mesmo?  

Além disso, hoje em dia as pessoas buscam mais do que apenas um produto, mas uma experiência diferenciada através da compra. Por isso, mais do que nunca, você precisa mostrar propósito, personalidade e consistência na sua comunicação. 

Quer descobrir como fazer isso tudo? É só continuar lendo este artigo.

Mas afinal, por onde começar?

O primeiro passo é ter a personalidade da sua marca definida. Afinal, para comunicar algo você precisa se conhecer e entender a sua identidade, como você vê o futuro, como se comporta e como pretende expor isso para as pessoas. 

Depois, e não menos importante, você precisa conhecer o seu público. Com quem você fala? Pessoas são diferentes e consomem conteúdos distintos. Você não conversa com uma mulher do nordeste de 24 anos da mesma forma como conversaria com um homem de 60 anos do sul do Brasil. É importante que as pessoas se identifiquem com a sua voz e, consequentemente, com a sua marca.

Por fim, tenha consistência em todos os canais de comunicação. Cada um tem seu próprio formato e diferentes particularidades, claro, mas o tom de voz  e a personalidade de marca não mudam. Por isso, aplique o mesmo tom de voz no site, nas redes sociais, e-mails, descrições de produtos e na interação com seus clientes.  

Acima de tudo, pra criar uma forma única de conversar, crie diálogos reais, humanizados, preste atenção nos detalhes e tenha uma documentação técnica muito bem definida, que seja capaz de guiar qualquer pessoa, tanto da marca quanto dos parceiros, a manter o tom de voz consistente.

Gostou deste conteúdo e quer construir o tom de voz ideal para sua marca? Acesse o nosso site ou fale conosco através do e-mail contato@pmweb.com.br. Temos um time preparado para ajudar você!