Markie Awards: confira nossos cases finalistas

Markie Awards

Escrito por Mariana Bampi, Pmweb.

Somos 5 vezes finalistas no Markie Awards de 2021! E estamos concorrendo em 4 categorias diferentes com cases incríveis de clientes gigantes: Dell, Fast Shop, Reserva, Renner e Youcom. 

Confira abaixo os detalhes e prepare-se para torcer com a gente no dia da premiação.

O que é o Markie Awards: entendendo a importância do prêmio

O Markie é a maior premiação global da Oracle, criada para encontrar e valorizar os principais cases que inovaram no quesito customer experience. O grande objetivo é celebrar a inovação e a excelência da experiência do cliente em publicidade, marketing, vendas e serviços.

Em outras palavras, podemos dizer que o Markie reconhece estratégias eficazes, que trouxeram não apenas inovação para o mercado e lucro para as empresas, mas também resultados e o fortalecimento do relacionamento entre marca e cliente. 

Não é a primeira vez que participamos da premiação. Na verdade, ela já faz parte da nossa história e nosso envolvimento é de longa data, sempre contribuindo com cases de sucesso que trazem inovação e resultados para o mercado. 


Equipe da Pmweb reunida após receber um prêmio no Markie Awards, em 2016. 

Conheça nossos cases indicados no Markie Awards deste ano

Desde o início da premiação, a Pmweb vem sendo o grande destaque brasileiro. Tudo graças à inovação com foco no cliente e no relacionamento, aliando serviços estratégicos ao uso inovador da marketing cloud Oracle Responsys e demais soluções Oracle CX. 

Confira abaixo os cases indicados e as respectivas categorias.

  • Fast Shop, na categoria Best Overall Customer Experience. 
  • Reserva, na categoria Best Overall Customer Experience. 
  • Dell, na categoria Best Lead Management Program.
  • Renner, na categoria Best Use of Data.
  • Youcom, na categoria Best Use of Data.

Desvendando os cases finalistas

  • Dell: os desafios da empresa consistiam em trabalhar os leads vindos das redes sociais de maneira mais eficaz, personalizar as comunicações de acordo com o interesse dos usuários e continuar seu projeto de crescimento mesmo com o obstáculo da pandemia.
  • Para isso, foram montadas réguas de relacionamento, uma focada em small business e a outra em consumer. Por meio delas, foi possível aprimorar o trabalho com os leads, além de otimizar a abordagem dos clientes captados via WhatsApp.

Além disso, para todos os novos leads, continuamos trabalhando as campanhas implementadas no ano anterior, porém realizando modificações de layout, subjects e tempo de impacto de alguns casos, a fim de otimizar os resultados.

Curioso para saber sobre os resultados? A taxa de conversão dos e-mails enviados pelo projeto se mostrou 24,5% maior do que as campanhas gerais de Dell. O número de visitas e transações realizadas através de campanhas de nutrição de leads representou, respectivamente, 16% e 26% dos resultados totais do canal de e-mail, com apenas 4,43% dos envios.

No segmento de small business, houve um crescimento de 91% em OR, 237% em CTR e 73% em CTO. Já em consumer houve crescimento nas métricas de engajamento: 76% em taxa de abertura, 357% em CTR e 146% em CTO.

  • Fast Shop: o grande desafio era conseguir se comunicar com a base de clientes de forma personalizada porém automatizada, adaptando o lifecycle para se tornar omnichannel. O objetivo era criar réguas automáticas com touches em diferentes canais, de acordo com a etapa de consumo de cada cliente.

Para isso, usamos estratégias de implementação, combinando a Oracle Responsys com as features de push, web push e STO. Com as implementações feitas, iniciaram-se as estratégias de como cada feature iria complementar a outra dentro do lifecycle.

Comparando as vendas dos canais digitais no pré-pandemia sem as ações de experiência do cliente e agora com todas as ações em execução, houve um grande crescimento. O faturamento total da empresa também cresceu de um período para o outro.

  • Lojas Renner: o maior desafio era trazer o uso de dados para personalizações e dinamizações em e-mails de caráter promocional, enviados para bases não segmentadas, da mesma forma que já era feito nos e-mails automatizados.

A solução foi a criação de uma estrutura de campanha personalizável, onde cada bloco é exibido de acordo com o ciclo de vida do cliente com a marca, seu perfil e conforme seu comportamento de compra omnichannel.

Como resultado, observamos que o envio dos e-mails tiveram uma receita por abertura  4.635% mais alta em comparação com envios de campanhas promocionais massivas que não continham comunicações personalizadas.

  • Youcom:  o desafio foi superar o impacto do fechamento das lojas físicas  e a redução do fluxo de clientes devido à pandemia, além de otimizar o tempo ocioso de consultores/vendedores e gerentes, em função das lojas fechadas e clientes sem atendimento direto. 

A solução veio com o projeto Youcom na sua casa, que ofereceu aos clientes outliers e VIP a possibilidade de receberem uma mala com roupas especialmente selecionadas para eles, com base no seu comportamento de compra e com curadoria dos consultores de loja.

Os resultados apontaram para mais de 1 milhão de contatos realizados, com taxa de conversão média de 7x maior do que o identificado no e-commerce.

  • Reserva: a empresa sentiu que suas vendas e produtos especiais não estavam chegando aos clientes certos, na hora certa. O e-mail não era dinâmico o suficiente para seus clientes e eles precisavam de novas formas de propagação de conteúdo.

Uma das soluções escolhidas foi implementar notificações web push para milhares de clientes, resultando em uma estratégia de marketing eficaz em tempo real. Além disso, como o perfil dos consumidores está ligado à preocupação com a causa ambiental, o site e as redes sociais da marca também começaram a propagar informações não apenas sobre a marca, mas sobre ONGs e organizações verdes. 

Assim, se o cliente decidir aceitar vendas, boletins informativos e conteúdo geral, a Oracle Responsys garante a segmentação eficaz de público e a entrega de e-mail  e web push, deixando o cliente sempre ciente da existência e das iniciativas da marca.

Em meio a essa ação, de janeiro a dezembro de 2020, o número de opt-in passou de 188 mil para mais de 2,5 milhões, representando um crescimento incrível de quase 1.500%.

Além disso, a receita da Reserva atingiu mais de US$200 milhões em 2020, um ano tão difícil para a maioria das marcas e lojas de roupas.

O segredo da nossa trajetória de sucesso no Markie Awards? Criar relacionamentos únicos em escala. 

E a Pmweb pode ajudar você com isso, por meio de táticas de lifecycle, CRM, tecnologia e inteligência de dados. Estamos aqui para transformar tudo isso em resultados.

Que tal conversar com a gente para entender como podemos nos tornar vencedores juntos? Entre em contato pelo e-mail contato@pmweb.com.br.