Pense além do mobile-first e conquiste clientes

 Pense além do mobile-first e conquiste clientes

Até alguns anos atrás, a experiência nas telas pequenas era subestimada pelos profissionais do marketing digital, que viam o canal como um ecossistema secundário e imaturo. Hoje em dia, mobile é estratégia principal, as outras que a acompanhem.
A liderança do mobile em índice de crescimento anual é uma realidade:
// é a plataforma onde 80% do engajamento em plataformas sociais acontece, de acordo com a comScore
// 
dois terços do volume  total de e-mails são abertos em dispositivos móveis, conforme eMarketer
// o canal é o único que permite explorar recursos de rich push e SMS
// 60% da receita dos anúncios do Google vem de acessos mobile

Investir na experiência em todos os pontos de contato é parte essencial da estratégia se quisermos criar uma conexão com os novos perfis de consumidores.

O desafio mobile

“Experience is the new marketing.”
Steve Cannon, CEO da Mercedes Benz USA

Apesar de todo o impacto gerado pelo mobile, muitos profissionais ainda estão cometendo o erro de reciclar velhas estratégias de desktop para as plataformas móveis, levando uma faca para um duelo de armas. Para entregar uma experiência relevante e consistente, a estratégia precisa contemplar as particularidades da plataforma na qual será inserida. Do contrário, não podemos esperar por engajamento. 
O usuário apresenta um comportamento diferente no mobile, buscando o resultado instantâneo e se mostrando aberto à interação. O desafio está em conquistar a atenção desse usuário, que não dedica muito tempo a um conteúdo extenso e sem apelo visual. Esse consumidor empoderado descarta conteúdo com a mesma facilidade em que entra em contato com ele. Desta forma, as marcas têm uma janela de segundos para criar uma conexão com ele através da experiência online.

Micromomentos são oportunidades

Ao contrário dos fãs do desktop que chegam a passar horas lendo, navegando e pesquisando na internet, os usuários móveis vivem no micro-momento: aí está a grande oportunidade de criar uma conexão. Micro momentos são pontos de contato extremamente relevantes dentro da jornada do consumidor e, somados, definem o rumo do relacionamento e também da conversão. Mas primeiro, precisamos dar uma atenção a três fatores:
// Quem é o meu público?
// Que tipo de interação quero ter com ele?
// O que ele tem a ganhar com isso?
E não estamos falando necessariamente de dinheiro: o valor da interação pode estar no entretenimento, no aspecto social ou até na informação contida nessa interação. Descubra o que agrega valor à sua audiência e fortaleça a estratégia online através dos diferentes pontos de contato. A multiplicidade de canais veio para somar, seja através de push, e-mail, SMS, sites mobile ou redes sociais.
E-mail marketing
A Pepsi, aliada à Round Table Pizza, ofereceu uma experiência mobile-first de sucesso através de uma campanha de e-mail marketing: a parceria rendeu uma biblioteca de jogos e atividades interativas valendo cupons de desconto, incluindo um editor de cartão de dia dos pais personalizado pelas marcas.
 

Push Notification
Outro case de sucesso é a campanha de push da L’Oréal, que engajou usuários do app e aumentou em 4,5 vezes a taxa de conversão para sua marca Carol’s Daughter. As notificações push redirecionavam para o link do quiz “What’s your Hairsonality?” (Qual é a Personalidade do Seu Cabelo, em tradução livre). A iniciativa rendeu novas campanhas, direcionadas ao público de acordo com as respostas do teste. Assim, a marca ofereceu relevância e de quebra segmentou sua base para oferecer produtos de forma mais assertiva.


Campanha SMS
Depois de construir uma lista respeitável de contatos a partir de ações na loja, a Ace Hardware combinou estratégia online com SMS para gerar carrinhos 6 vezes mais cheios de produtos. Tudo graças aos descontos aliados a conteúdo relevante, como tutoriais e vídeos valendo cupons de desconto.


Os dados são seus aliados na busca pelo engajamento. Esteja na plataforma certa, na hora certa e com a mensagem certa. E conte com a Pmweb para chegar lá.
Fonte: Modern Marketing Blog

douglasgarcia96

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