Desmistificando a atribuição em um negócio omnichannel

A pergunta que todos estão tentando responder no momento é “a que canal atribuir a venda em um negócio multi channel?”. Em um workshop de estratégias do Shop.org, o VP de Data Sciences do Grupo Black Wolf Mark Sorkin dividiu sua expertise com o mercado de varejo online e desmistificou o processo de atribuição. Step by step.
Esclarecer
A variedade de métodos de atribuição costuma causar controvérsia no mundo do marketing. Para começar, precisaremos preparar o terreno para a análise dos resultados obtidos entre campanhas. Acabe com os silos de informação e abrace o omnichannel. Independentemente do método de atribuição escolhido pela empresa, a venda passa por um processo multichannel que precisa ser compreendido e reconhecido.
Unificar
Designe códigos de rastreio para cada iniciativa de marketing, inclusive SEO. Este rastreio precisa permitir o filtro por canal, fornecedor e atributos chave. Algumas métricas base que poderão ajudar nesta etapa são: visitantes, receita, pedidos, unidades e conversão. Também é importante definir o orçamento semanal de cada canal e o custo real destes mesmos canais no período.
Partindo de um método de atribuição adequado à realidade do seu negócio, acompanhe estas métricas e compare as mudanças nas mais relevantes, incluindo ROI.
Verificar
Chegou a hora de agir: nesta etapa, vamos ativar e analisar os dados. Compare os resultados de cada canal a partir das métricas selecionadas em um dado período. É possível identificar um padrão? Os descontos oferecidos em email marketing foram oferecidos em que momento da jornada do consumidor? As pessoas que interagiram com a marca nas redes sociais fizeram alguma compra no período?
Levantando perguntas como estas, extraímos insights valiosos a respeito do comportamento do consumidor, revertendo em uma estratégia mais eficaz e um alocamento de recursos mais inteligente para cada canal.
Fonte: Shop.org summit