[:pt]Como responsáveis por 40% das aberturas de mensagens de email o crescimento dos dispositivos móveis já não pode ser ignorado. Infelizmente, todo o trabalho que fazemos para garantir que nossos emails sejam mostrados sem falhas em um computador de mesa não é levado em conta quando os assinantes estão tentando ler nossas mensagens em uma tela pequena. De fato, ler uma mensagem em um dispositivo móvel pode ser desapontador para o usuário quando a experiência lhe força a esperar o carregamento de imagens, lhe faz rolar a tela indefinidamente para ler um só parágrafo e lhe obriga a dar um zoom para dar um clique em um link para lhe levar a um website que vai oferecer uma experiência semelhante.
Chega a ser assustador, para um especialista em marketing, entender como lidar com este crescente desafio. É por isso que escrevemos o Responsys Mobile Email Guide, que descorre por onde começar e um conjunto de estratégias de design que vão lhe auxiliar a capturar estes cliques em email mobile.
Como começar
Antes de começar qualquer processo de otimização para dispositivos móveis, é vital gastar um pixel na Return Path ou Litmus para entender a situação de nossa audiência móvel. Você vai ficar surpreso em encontrar mais aberturas vindas de tablets do que de telefones, ou iOS em vez de Android. Melhorar a experiência para dispositivos móveis apresenta um desafio porque agora adicionamos novos sistemas operacionais, clientes de email e navegadores ao nosso mapa atual de minas terrestres, cada um destes interpretando código HTML de maneiras muito diferentes. É importante gastar nosso tempo e energia na maior audiência que pudermos alcançar.
Donde nossos assinantes estão abrindo email
Ao mesmo tempo em que estamos vendo o Android tomando a maior parte do mercado, muitos de nossos clientes estão vendo o iPhone e outros dispositivos iOS da Apple contribuindo para a maior parte das aberturas móveis. Isso é uma ótima notícia, porque os dispositivos iOS tem a menor quantidade de problemas em apresentar emails. O sistema operacional Android está sendo usando em uma variedade de dispositivos, da Samsung, HTC, Google e Motorola, o que representa um suporte inconsistente entre todos estes dispositivos e clientes de email em cada aparelho.
Otimização para dispositivos móveis x Design responsivo
Especialistas em marketing têm tentado diferentes abordagens para atingir a maioria de seus assinantes em todos seus dispositivos.
Design otimizado para dispositivos móveis: usa-se um leiaute projetado para clientes de email tradicionais, de tal maneira que este possa habilmente encaixar em uma tela de um dispositivo iOS ao fazer a redução de escala, ao mesmo tempo que foca todo o conteúdo relevante nos primeiros 300 x 300 pixels do alto à esquerda, para dispositivos Android.
Design responsivo: em clientes de email que suportam CSS (aplicativos de email nativos em todos os dispositivos iOS e alguns Android), um arquivo HTML pode ser mostrado em dois leiautes diferentes, determinados pelo tamanho da janela do programa.
Qual destes é o correto para você? Existem alguns fatores a considerar e tudo começa com gastar alguns momentos para entender sua base de assinantes “mobile”.
Pronto para começar? Baixe agora nosso Mobile Email Guide sobre o assunto. Depois de ler o guia, você estará apto a construir uma excelente experiência para seus assinantes em dispositivos móveis. Vamos lá!
E se você tiver qualquer dúvida em (re) criar uma melhor experiência para email em dispositivos móveis, fale conosco! Deixe seu comentário neste artigo.
(Artigo original no Blog da Responsys EUA, em: http://www.responsys.com/blogs/nsm/cross-channel-marketing/tips-for-creating-a-better-mobile-email-experience/)[:]