Gmail lança o selo azul de verificação

O Google lançou no dia 03/05/23 um recurso que permite que os usuários do Gmail identifiquem os remetentes como legítimos e seguros.

Esse recurso nada mais é do que um selo azul, assim como já existe no Instagram, Twitter, etc. Ele aparece ao lado do nome do remetente de e-mail, permitindo que passe o mouse sobre e apareça a mensagem “O remetente deste e-mail confirmou que é o proprietário do domínio e do logotipo na imagem do perfil”.

Veja que a mensagem do selo fala sobre ser proprietário do domínio e do logotipo da imagem. Isso quer dizer que as marcas precisam implementar outro recurso antes: o BIMI.

O que é o BIMI?

BIMI (Brand Indicators for Message Identification) é um padrão de autenticação de mensagens que ajuda a eliminar possíveis spammers, aumentando a segurança das entregas do remetente à caixa de entrada.

Com o BIMI, os logotipos de marca e a propriedade da marca são verificados com certificados de marca verificados (VMC, na sigla em inglês).

Assim os destinatários podem ter certeza de que os logotipos exibidos na caixa de entrada são legítimos.

Para que o BIMI funcione, é necessário que as mensagens sejam autenticadas pelo DMARC. Isso impede que hackers e outros invasores façam spoofing da organização ou do domínio. 

Quando um e-mail é validado e o registro BIMI estiver presente, o provedor de e-mail pode usar a marca (logotipo) com a exibição dessa mensagem na caixa de entrada.

O logotipo precisa estar formatado de forma que seja reconhecível como sendo da marca, facilmente exibido em várias resoluções e com características que ofereçam suporte à verificação de segurança.

Os principais benefícios do BIMI e do ícone de verificação:

  • aumento da relevância da marca com os usuários Gmail;
  • maior aproximação da marca com seus usuários;
  • destaque da marca entre outros remetentes na caixa de entrada;
  • passagem pelos filtros anti spam, com mais entregas na caixa de entrada;
  • mais aberturas, cliques e conversão.

Segundo o Google, essa autenticação de e-mail irá ajudar os usuários e os sistemas de segurança de e-mail a identificar e parar de vez com o spam, além de permitir que as marcas reforcem a confiança que possuem com seus clientes.

Se você for um usuário do Gmail, não esqueça de habilitar alguns recursos, como exibir imagens externas, recursos inteligentes e personalização.

Afinal, tanto o BIMI quanto o selo azul de verificação estão disponíveis para todos os clientes do Google Workspace, assim como aqueles usuários do G Suite Basic, Business e usuários com contas pessoais do Google.

Se você representa uma marca, minha recomendação é que não perca tempo para implementar esses recursos, pois hoje o mercado está tomado de remetentes fraudulentos, passando facilmente por remetentes legítimos.

Com essa camada adicional de segurança nos e-mails, maior será a relevância e aproximação com os clientes.

Tudo referente a implementação, problemas, perguntas frequentes e novidades sobre o BIMI, pode ser acessado pela página própria do BIMI Group

Quer ajuda para implementar esses recursos valiosos que o Google lançou? Fale com a gente que te ajudamos nesse passo a passo.

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Escrito por: Ronaldo Dias, Coordenador de Entregabilidade na Pmweb.
Formação em Marketing e MBA em BI, com atuação em Email Marketing desde 2014. Experiência em planejamento de CRM, ciclo de vida do usuário, performance e estratégias de CRM para garantir a melhor experiência aos clientes.