Conteúdo personalizado para alcançar maiores resultados

Com certeza você já deve ter recebido algum e-mail, SMS ou push com uma mensagem falando algo específico ou citando o seu próprio nome, como se a mensagem tivesse sido feita especialmente para você. 

Isso quer dizer que você já recebeu um conteúdo personalizado. Mas como identificar as suas características?

Ele pode ser identificado de várias formas, não só pelo texto, mas também por imagens diferentes, direcionando o cliente para diversos links.

Assim, é possível criar uma campanha cheia de possibilidades a partir de regiões dinâmicas nas peças, sem a necessidade de focar em uma versão para cada cliente. Por isso, é importante contar com um banco de dados rico em informações

Por exemplo, quando o cliente faz o cadastro em algum site para finalizar uma compra e coloca todos os dados, como nome completo, preferências de categorias e produtos, dentre outras informações pessoais, ele está ajudando na personalização.  

A partir do armazenamento dessas informações, as empresas conseguem personalizar os conteúdos que serão enviados, criando experiências individuais e únicas para todos os clientes. 

Ciclo de vida mais personalizado

O uso de dados junto com estratégias de CRM bem pensadas ajuda a promover um maior engajamento com os consumidores. Isso porque ao contar com as informações dos usuários, é possível traçar um ciclo de vida muito mais rico e completo

Saber o nome, aniversário, preferências de compra, o que foi deixado no carrinho, ajuda a construir conteúdos mais relevantes de acordo com as próprias escolhas e necessidades dos clientes. 

Entendendo os benefícios da personalização

Um dos primeiros benefícios dos conteúdos dinâmicos e personalizados é o impacto emocional que eles podem causar nos usuários. 

O tom de proximidade e exclusividade ajuda a formar laços mais fortes com a marca, criando uma relação que se expande além do simples fato de compra e venda. 

Segundo pesquisa de 2016 da empresa Proxxima, 67% dos profissionais de marketing dos EUA e Europa Ocidental usam dados de comportamento dos consumidores para desenvolver conteúdo personalizado que impacte emocionalmente os indivíduos.

Outro ponto importante é a redução no tempo de operação, afinal, ter os dados dos clientes à disposição permite a otimização de todas as etapas da produção dos conteúdos até o disparo.  

Por último, as comunicações personalizadas têm muito mais chances de impactar o cliente, melhorando os resultados finais. Segundo números de 2019 da agência WSl, 80% dos consumidores dão preferência para comprar com marcas que personalizam sua experiência.

Além disso, 90% estão dispostos a compartilhar dados quando as marcas usam para oferecer experiências mais fáceis e vantajosas de compra.

Por isso, com a quantidade de dados que temos disponíveis hoje em dia e formas de captação, não há motivos para não investir em comunicações dinâmicas e personalizadas para o seu público. 

Diferentes maneiras de personalizar as comunicações

Lembre-se que quanto mais dados dos clientes forem coletados, mais possibilidades de personalização e dinamização diferentes estarão disponíveis. 

É possível usar a data de cadastro do cliente para enviar conteúdos e promoções ao completar um ano de cadastro, por exemplo.

O uso do nome dos clientes nos subjects também é uma uma excelente forma de personalização, principalmente porque aumenta a taxa de abertura dos e-mails em até 26%, segundo pesquisa de 2019 da Campaign Monitor.

O HTML personalizado também abre um leque de possibilidades para deixar as comunicações por e-mail mais dinamizadas, como apresentar o nome do cliente na arte, direcionar para a loja física favorita, apresentar diferentes cupons e informações referentes a compras antigas. 

O histórico de compras pode ser utilizado de forma personalizada, levando produtos similares ou complementares, além de vitrines com os tamanhos e categorias preferidas dos clientes. 

Disparos em massa, também chamados de campanhas blast, podem contar com banners dinâmicos para tornar o impacto geral ainda mais específico de acordo com o step do ciclo de vida em que o cliente se encontra. 

E-mails de abandono de carrinho podem apresentar conteúdos personalizados para cada cliente e costumam ter maior eficiência e resultados melhores do que outras campanhas. 

Personalização e segurança de dados

Com a LGPD em vigor desde 2020, a responsabilidade com as informações pessoais dos seus clientes deve ser uma prioridade. 

É importantíssimo saber como proteger todos esses dados e garantir o consentimento dos usuários para que o uso seja feito de forma ética e legal, além de outros pontos que você pode conferir em nosso blog.

Após todas essas dicas, fica muito mais fácil compreender como a personalização e a dinamização nas suas comunicações podem fazer a diferença.  
Se quiser contar com a parceria de profissionais no assunto, acesse o nosso site ou fale conosco através do e-mail contato@pmweb.com.br.

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Escrito por: Bruno Raupp, Analista de Conteúdo na Pmweb.
Formado em Jornalismo em 2020, Bruno possui experiência como redator desde 2016, trabalhando com publicidade, marketing e CRM.