Escrito por Mirella Gaspareto, Pmweb
Quando diversos elementos gráficos são utilizados em conjunto com o objetivo de comunicar ao público a ideia, o propósito, os valores e a missão de uma empresa, produto ou serviço, isso pode ser definido como identidade visual. Dentre esses elementos temos nome, slogan, logotipo, tipografia, entre outros.
Porém, tanto nos e-commerces quanto nas redes sociais, elementos como avatar de perfil, capas de destaques do Instagram, capa de Facebook, layout de site e apresentação de produtos na vitrine virtual também podem ser considerados como parte de uma identidade visual, pois a marca pode desenvolver uma forma característica de se apresentar online e offline. Por exemplo, a rede de vestuário Zara que possui um site minimalista e apresenta os produtos como se fossem um photoshoot editorial, lembrando uma revista de moda.
Identidades visuais estratégicas
Quando se elabora uma campanha publicitária focada em uma data, é importante que essa campanha possua o seu KV (key visual), que é um pequeno guia visual que norteia todos os desdobramentos futuros da mesma. É neste ponto que a diferenciação se torna tão essencial. Em datas comemorativas, boa parte das empresas – principalmente do varejo – costumam desenvolver campanhas que chamam a atenção do público, utilizando de descontos especiais, slogans cativantes e publicidade intensa em todos os canais que a marca se faz presente.
Geralmente essas campanhas vêm acompanhadas de uma identidade visual exclusiva, desenvolvida especialmente para a data em questão, algo diferente do usado no dia a dia da marca. Algumas delas se tornam nostálgicas e até aguardadas, como a clássica campanha de natal da Coca-Cola com seus caminhões iluminados que atravessam cidades e ursos polares nas propagandas.
A mudança na identidade visual de uma campanha devido a uma data é totalmente estratégica. Afinal, o público já está acostumado com a “cara” da marca, então quando algo diferente surge, isso chama a atenção. Um exemplo disso seriam campanhas de Black Friday. Nesta época do ano é possível perceber que diversas empresas adotam uma identidade visual escura com destaques vibrantes e várias delas adaptam essa identidade de acordo com seu posicionamento.
Campanhas de Black Friday
No caso da Black Friday, além da diferenciação que a identidade da campanha precisaria naturalmente possuir, também entra o tópico da consistência. Todas as comunicações da marca relacionadas a este tópico devem estar com a mesma identidade.
Também é importante pontuar que, no período da Black Friday, diversas marcas de todos os nichos estão lançando suas próprias campanhas, então cabe a sua empresa tentar se diferenciar das demais e trazer uma identidade visual forte e consistente.
Aposte em algo que represente os norteadores da sua marca e que reforce seu posicionamento, além de atualizar todos os pontos de contato da marca com a identidade visual elaborada para a data, seja nos e-mails disparados, anúncios, redes sociais ou banners do site.
Outra dica é testar nomes diferentes para a campanha de Black Friday, substituindo o “black” por algum outro adjetivo, ou então cores diferentes além do tradicional preto, pois a maior parte das marcas vão estar utilizando a identidade dessa forma durante este período. Elabore tags e slogans apenas para a data, mas mantenha-se fiel ao posicionamento da sua marca.
Exemplos de marcas que adaptam a Black Friday para sua própria identidade são as empresas americanas Target e Best Buy, cada uma delas utiliza suas próprias cores com alguns novos elementos de apoio, fugindo do tradicional e chamando a atenção do público.
No caso da Target, ela mantém seu tradicional vermelho e usa o apoio do azul claro para os destaques, gerando contraste em partes que necessitam de mais foco, como a palavra “Black Friday” e o balão com informações da campanha. Já a Best Buy traz um azul mais fechado, puxando para o preto, diferente do tradicional azul vibrante da marca – buscando uma aproximação do preto para combinar com a Black Friday – e assim como a Target, utiliza uma cor com alto contraste para os destaques, no caso o amarelo com a data. Esses são alguns elementos que trazem atenção e diferenciação para cada uma das campanhas.
Lembre-se: uma identidade visual consistente e diferenciada reforça a confiança na marca e desperta interesse do público.
Fontes utilizadas:
GOBÉ, Marc. A emoção das marcas – Conectando marcas às pessoas. Rio de Janeiro: Negócio, 2002.
STRUNCK, Gilberto Luiz Teixeira Leite. Como criar identidades visuais para marcas de
sucesso: um guia sobre o marketing das marcas e como representar graficamente
seus valores. 3a Edição. Rio de Janeiro: Rio Books, 2007, 160 p.