GA4 – A nova versão do Google Analytics

Escrito por Bruno Kubiack, Pmweb

Caso você já tenha um site na web ou um App mobile hoje, o Google Analytics já deve estar fazendo parte do seu dia-a-dia na tarefa de entender o comportamento de navegação dos seus clientes nessas plataformas. Relatórios como o de acessos às páginas, o de desempenho de campanhas de e-mail, resultados de compras e perfil demográfico, são essenciais a qualquer gestor de Marketing.

Com relatórios que variam de alta à baixa complexidade, o Google Analytics é sem dúvidas a ferramenta que mais nos auxilia no entendimento do comportamento dos usuários. Acontece que, depois de anos sendo a ferramenta mais querida do mercado de Web Analytics, a solução do Google conhecida como Universal Analytics (UA) já tem seus dias contados para sua aposentadoria.

Em março deste ano de 2022, a Google anunciou que todas as propriedades da Universal Analytics vão parar de receber novos dados no dia 1º de julho de 2023, além de que só será possível acessar os dados dessas propriedades durante alguns meses após esta data. Como alternativa, a Google anunciou a nova versão de sua plataforma de análise de comportamento dos usuários, o GA4.

Agora é o momento ideal para se preparar para o futuro do Google Analytics.

Histórico do GA4: Como chegamos até aqui?

Anunciada oficialmente em outubro de 2020, o GA4 é a evolução da ferramenta líder no mercado de Web Analytics. Esta nova versão é a evolução da solução “App + Web” do Google Analytics que foi lançada, ainda em fase beta, em 2019.

No entanto, muito da metodologia de coleta e armazenamento de dados do GA4 já vinha sendo usado como padrão na seção de análise de dados da ferramenta de gerenciamento de aplicativos móveis do Google, o Firebase Analytics. De fato, com essa atualização do Google Analytics, a ideia é que as duas frentes de análise se unifiquem de vez.

No momento, o cenário é de total transição do mercado para a nova solução do Google Analytics. Mudanças são anunciadas a toda hora para a ferramenta: novas métricas, novos relatórios, novas formas de olhar e armazenar os dados. Recentemente tivemos, inclusive, a nova versão da certificação de Google Analytics totalmente baseada no GA4. A mudança está afetando cada aspecto do marketing digital das empresas.

O que muda no GA4?

Como já dito anteriormente, a atualização se propõe a padronizar a coleta de dados de sites e aplicativos mobile, o que possibilita uma análise mais coerente da jornada do usuário entre estas duas maneiras de interação com as empresas. Essa mudança também é uma resposta ao crescimento da popularidade dos Apps nos últimos anos.

Tomando por base as configurações que já existiam no Firebase Analytics, o GA4 agora é totalmente baseado em eventos. Isso difere do Universal Analytics, que tinha uma coleta de dados baseada em hits com tipos distintos. 

Enquanto na versão antiga da ferramenta os hits de transações, eventos de interação e visualizações de página tinham parâmetros pré-definidos, sem possibilidade de adição de parâmetros personalizados de maneira fácil, no GA4 os eventos contemplam todos estes tipos de informações e muitas outras, além de contar com parâmetros totalmente personalizáveis de maneira simplificada. Apesar dessa mudança estrutural na coleta e organização de dados, a maior parte dos relatórios do Universal Analytics se mantém na nova versão do Google Analytics, mesmo que agora com uma lógica de análise diferente. 

Na prática, isso significa que as equipes de Web Analytics terão de rever muitas das tags de eventos configuradas anteriormente. Assim, há uma série de possibilidades novas que surgem com essas alterações.

Outro ponto forte do GA4 está na maior escalabilidade dos dados da ferramenta. Com um número limitado de campos que um evento pode ter no Universal Analytics, muitas configurações eram feitas utilizando-se de alguns contornos (gambiarras) para acomodar o modelo de negócio das empresas e a necessidade de dados de cada uma delas.

Assim, no modelo de parâmetros personalizados, as adaptações se tornam muito mais viáveis e organizadas, apesar de demandar um maior planejamento, maior atenção à documentação das tags instaladas e, definitivamente, um maior domínio técnico da ferramenta e de suas particularidades.

Segurança de Dados

Outra melhoria importante que o GA4 traz é em relação à privacidade dos usuários. Com um cenário em que a captura dos dados de navegação dos usuários vem, cada vez mais, sendo controlada através de cookies, a nova versão do Google Analytics apresenta formas de contornar essa falta de dados.

Uma nova tecnologia foi desenvolvida pela Google para a completar os relatórios de navegação dos usuários, tomando por base as informações dos usuários que de fato possuímos os dados. Através de recursos que utilizam Machine Learning, o GA4 consegue inferir quais seriam as ações mais prováveis desses usuários que não autorizam a sua coleta de dados. Assim, os relatórios ficam, em tese, com resultados mais próximos da realidade e prepara o Google Analytics para um mercado cada vez mais atento à segurança da informação.

O que eu posso fazer para me preparar para a nova versão do Google Analytics?

Mesmo com os constantes avisos e prazos anunciados pela Google, a verdade é que a implementação desta nova versão do Google Analytics está sendo gradual, mas é muito recomendado que as empresas já comecem a se adaptar.

O primeiro passo para fazer esta mudança de ferramenta é ter um planejamento das alterações necessárias nesta migração. Para isso, é recomendado o domínio destas mudanças e o que elas representam.

Aqui na Pmweb, temos uma equipe especializada em trabalhar com este serviço, a equipe de Web Analytics. Somos responsáveis pela mensuração, coleta, análise e produção de relatórios contendo dados quantitativos e qualitativos, obtidos nas ferramentas de analytics a respeito do comportamento dos usuários em sites e apps. Para isso, atuamos na manutenção de ferramentas de analytics e na criação de relatórios e insights personalizados sobre estes dados, além de oferecer o serviço de consultoria em GA4.

Portanto, apesar da comoção e ansiedade que tomou conta do mercado de Web Analytics na época, a nova versão da ferramenta, conhecida simplesmente como GA4, traz mudanças significativas e que acompanham as novas tendências do mercado de análise de dados.

Entre em contato com a Pmweb para saber mais: contato@pmweb.com.br.