[:pt]A tanbigilização da informação: como transformar dados[:]

[:pt]Muitas vezes, durante uma análise de Web Analytics, acabamos encontrando dificuldades para tangibilizar um dado. Ou seja, transformar esse dado em algo mais concreto e de fácil entendimento. A melhor forma para lidar com esse problema é cruzar informações de diferentes ferramentas para chegar a uma conclusão.
Para facilitar a explicação usaremos como exemplo o Hotjar, uma ferramenta bastante utilizada para tangibilizar dados e concluir análises. Mas como isso é feito?
Imagine um cenário onde você está analisando uma taxa de saída de 60% em uma página de cadastro, e a média do seu site é de 43%. Com certeza tem algo nessa página fazendo com que o usuário saia do site e não siga o fluxo.
Você pode investigar mais informações nesta página, como o tempo que o usuário leva para sair e se ele visualiza 100% do scroll. Isso vai te ajudar a reunir mais argumentos para poder entender melhor o seu comportamento na página e tornar cada vez mais fácil de compreender os motivos.
Com o Hotjar, por exemplo, você consegue pegar essas informações analisadas e reunir em um vídeo do usuário na página. Certamente, ao analisar esse vídeo você identificará, por exemplo, em qual campo o usuário está saindo do site. E ao cruzar esse dado com a taxa de saída, conseguirá saber exatamente em qual etapa o usuário está deixando o site, onde a experiência está sofrendo atríto.
Imagine que você é uma instituição de ensino online e possui uma página com um formulário, que o usuário necessita preencher por completo para garantir a sua pré-matrícula. Você mediu que essa página está com 60% de saída e a sua média é de 43%, como citamos acima. Ao analisar os vídeos do Hotjar, você identifica que pede para o usuário o título de eleitor e também o certificado de reservista. SÉRIO! Você que está lendo esse artigo sabe de cabeça qual é o seu título de eleitor e seu certificado de reservista? Muito provavelmente não, pois são documentos pouco utilizados. O Hotjar pode te ajudar a tangibilizar que o usuário está abandonando o site nessa parte de preenchimento de documento, pois é algo específico e que as pessoas não possuem de cabeça ou de fácil acesso.
E você, que é a instituição, vale o pensamento: será que realmente precisa dessa informação para garantir a pré-matrícula do usuário? Se não precisar, qual é o motivo de você estar pedindo isso online? Talvez você perceba que era exatamente nesse momento que o usuário está abandonando o site durante o preenchimento. Mas, de qualquer forma, ainda seria apenas um achismo, e não uma certeza.
O que estamos falando aqui é justamente para você tangibilizar esse dado. Mostrar em vídeo que o usuário está indo embora do seu site ao clicar naquele campo, o qual não está preenchendo.
Outra forma de você tangibilizar essa informação seria fazendo uma pesquisa com o usuário após ele fazer uma compra, ou até mesmo quando ele estiver saindo do seu site.
Fonte: E-commerce Brasil[:]