[:pt]Gamification: estratégia para fidelizar clientes e aumentar o engajamento.[:]

[:pt]Gamification é o termo utilizado para definir processos que envolvem estratégias de jogos em diferenciadas plataformas, online e offline. Na grande maioria das vezes estratégias de gamification são aplicadas em cenários onde o objetivo principal é aumentar a interação com as pessoas.
De forma geral os jogos têm a capacidade de manter as pessoas envolvidas por um longo período de tempo, a fim de construir relacionamentos de confiança entre as pessoas. Por este motivo, a gamificação consiste em extrair estruturas e dinâmicas de jogos com o objetivo de aplicá-las em outros contextos, para gerar mais engajamento entre as partes envolvidas.
Um estudo desenvolvido pela Gartner mostra que 70% das maiores marcas do mundo utilizam estratégias de gamification. Outro dado interessante divulgado pela empresa é em relação às perspectivas de crescimento da técnica: até 2018 este será um mercado de mais de 18 bilhões de dólares.
Outros dados interessantes sobre a técnica:
>> 53% das entidades ligadas à tecnologia disseram que, em 2020, o uso de gamificação será generalizada;
>> A gamificação pode ajudar no aumento da probabilidade de cliques para compra em 600%.
>> Campanhas de gamificação, se aplicadas da maneira correta, podem gerar um aumento de até 2X o tempo que os clientes gastam em seu site;
>> Segundo uma pesquisa, 48% da pessoas entrevistadas disseram que eles gostam quando sites ou aplicativos permitem aos compradores ganhar pontos fazendo compras.
Estudos mostram que os jogos ativam a dopamina no cérebro, provocando a sensação de prazer. Isso explica por que as pessoas gostam tanto de participar de desafios e competições. Esta interação lúdica, por sua vez, vai gerar maior engajamento, porque, além de promover um meio alternativo, e por que não dizer divertido, de contato, vai cativar a atenção de clientes em potencial oferecendo uma experiência melhor. Aliás, este é o principal objetivo do gamification: aprimorar a usabilidade através da dinâmica do jogo, aumentando o engajamento entre marca e cliente, estreitando relacionamento e sendo forte ferramenta para fidelização.
O programa de lealdade da Marvel – Marvel Insider -, por exemplo, premia os clientes que seguem os perfis da empresa no Twitter, Facebook e Foursquare. Também premia os fãs que assistem aos trailers dos próximos filmes e os que fazem check-in nos eventos ao vivo, combinando as experiências online e offline. E essas experiências são conquistadas com um programa de lealdade gamificado com metas, níveis, conquistas e placares que envolvem o espírito competitivo.

A recompensa é um elemento indispensável na gamificação, e a ideia de ganhar prêmios aumenta a motivação de quem está interagindo.  Além disso a experiência do usuário deve ser sempre prioridade neste tipo de abordagem, e ela nunca deve ficar em segundo plano para atender uma melhor visualização de seu produto ou de sua marca.
Esta é uma maneira de incentivar a participação ativa do consumidor e uma forma interessante de promover o engajamento e de fortalecer o vínculo da marca com o cliente.
Uma experiência gamificada, assim como o e-mail marketing, tem como foco principal as pessoas que recebem o conteúdo. Para que elas sigam o fluxo, é preciso manter o feedback constante e não abrir mão do conteúdo de qualidade. E se o foco está nas pessoas, as conversões devem ser uma consequência natural.
São diversas as formas de aplicar o gamification em sua estratégia de marketing, desde formas mais simples até mais complexas.

O importante é sempre prezar pela interação, capacidade de engajamento e potencial de compartilhamento. Para isso, a dica é sempre focar em boas recompensas, ações que sejam compatíveis com seus públicos e, é claro, se possível, sempre produzir conteúdos diferenciados e exclusivos, que estimulem ações desafiadoras e divertidas.

Fontes: Meio & Mensagem, Ecommerce Brasil e Marketing de Conteúdo.[:]