Machine learning – você precisa saber a respeito

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Faz poucos dias o site How Old Do I Look caiu nas graças da internet. Usando tecnologias de reconhecimento facial (assim o Facebook faz com as fotos, em que ele sugere marcar seus amigos), o sistema analisa fotos e mostra quase instantaneamente a idade e o sexo das pessoas que estão nas imagens. Confesso que dá um medinho de parecer mais velho para a máquina, mas comigo ele acertou quase em todas. É divertido.

Site How Old do I Look
Site How Old do I Look

Um dos princípios por trás dessa tecnologia é a machine learning, em que os sistemas criam alguns parâmetros com base em comportamentos e características e ‘aprendem’ conforme novas ações ou dados vão surgindo. Na última década, a aprendizagem das máquinas nos trouxe carros que dirigem sozinhos, pesquisas na web mais eficazes e uma melhor compreensão do genoma humano. O conceito de machine learning está tão difundido hoje, que você provavelmente tem contato com isso diversas vezes por dia e nem sabe. Muitos pesquisadores também acham que essa é a melhor maneira de fazer progressos no sentido de trazer nível humano à inteligência artificial.
Atualmente ela é considerada a tendência, em dados e análise, mais importante para todo mundo, não apenas para aqueles que estão tentando usá-la para aumentar a receita e oferecer novos valores para consumidores.
Trazendo para a realidade do lifecycle marketing, vai levar os sistemas a identificarem o melhor momento e o indivíduo com quem se comunicar. No e-commerce, promete auxiliar no sistema de recomendação de produtos a partir da segunda ou da terceira compra, quando há mais insumos de web behavior, permitindo antecipar comportamentos de compra ao implementar programas de cross sell e up sell, por exemplo, com mais assertividade.
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Mas, para tudo isso acontecer, é preciso, antes, ter três premissas aplicadas na sua empresa:

  1. Contratar uma tecnologia que possua insumos para machine learning
  2. Ter profundo conhecimento da aplicabilidade dos dados first, second e third party
  3. Aproveitar todo conhecimento sobre os dados e praticar data-driven marketing

Para saber mais:
A Stanford University oferece um curso online gratuito de Machine Learning. Os vídeos das aulas também tem legendas em português. Uma boa oportunidade!
Fontes:
How Old Do I Look
Stanford University 
Advertising Age

douglasgarcia96

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