Melhores práticas para depois do warm-up do IP

Depois de um período de um warm-up de IP bem sucedido, algumas práticas podem ajudar para atingir uma reputação sólida como remetente confiável.
Boas práticas podem fazer o processo de warm-up resultar em uma boa reputação do seu IP
Existe uma série de considerações que gerentes de marketing ou marqueteiros devem levar em conta quando estão migrando de um provedor de serviços de email (ESP) para outro. Durante esta migração, é preciso “aquecer” seu novo IP de envio, transferindo seu tráfego do antigo para o novo cuidadosamente, dando atenção extra à higienização da base de contatos, limitando o volume de mensagens a números menores e reduzindo a frequência de disparos. Depois de um período de warm-up bem sucedido, você terá formado uma base para uma boa reputação como remetente, sobre a qual irá construir sua programação de disparos futuros e relacionamento com seus destinatários.
Chegando este ponto crítico, a estratégia de envio naturalmente se modifica e você vai começar a direcionar sua programação em direção a atingir a base de total de assinantes e ao aumento do volume de mensagens. A entregabilidade neste momento está muito vulnerável, pois mais dados de assinantes são introduzidos, ao mesmo tempo em que é mínimo o histórico de envio analisado pelos provedores de correio eletrônico (ISPs) para estabelecer a reputação de seu IP.
Pensando nisso, aqui estão algumas dicas do que fazer na fase de “aceleração” (ramp-up), logo depois do final do warm-up.

a) Aumente cuidadosamente o volume de disparos e a frequência. Incrementar o tráfego é bom para a reputação, mas só se a qualidade dos dados for boa. Seja estratégico ao expandir sua audiência, colocando destinatários ativos e assinantes mais recentes na frente da fila. Quando estiver expandindo a audiência para segmentos comparativamente menos ativos ou para assinantes mais antigos, tenha uma atenção redobrada em seu efeito sobre as taxas de aberturas únicas (unique open) e devoluções (bounces).

b) Cuidado contínuo com a higiene da lista de contatos é imperativo. A reputação de um IP é frágil. Mantenha durante o ramp-up as mesmas exclusões que você definiu durante o warm-up. Não envie email para endereços que devolveram mensagens anteriormente (acusaram bounces) ou que marcaram suas mensagens como lixo eletrônico (spam complaints).

c) Monitore continuamente as taxas de hard bounce (devoluções definitivas). Compare as taxas de hard bounce pós-aquecimento com as obtidas durante o próprio warm-up. Se elas forem sensivelmente altas, é sinal que problemas estão por vir. Fazer envios para usuários desconhecidos ou endereços antigos é a principal causa destas devoluções e o resultado pode ser desastroso, se uma spam trap estiver presente nestes dados.

d) Continue a separar sua audiência pela atividade (aberturas e cliques). Estabeleça parâmetros para sua estratégia de segmentação, definindo quem são os clientes ativos e inativos. Isso lhe ajudará a montar programas separados, um para os ativos e outro projetado para retomar e engajar novamente os destinatários inativos.

e) Estude as devoluções (bounces) por ISP diariamente e identifique potenciais bloqueios. Um IP pode ser bloqueado por ISPs que são mais sensíveis a novo tráfego. Procure por taxas de soft bounces incomuns no âmbito do ISP para detectar estes bloqueios.

f) Avalie mais de uma vez a relevância do conteúdo de sua mensagem, melhore-o para buscar uma taxa mínima de reclamações (spam complaints). Certifique-se que o conteúdo é relevante em relação ao estágio que o cliente vive no ciclo de relacionamento com sua empresa e coerente com o tipo de informações que ele pediu para receber originalmente. O warm-up e o ramp-up não são os momentos certos para permitir que a relevância do conteúdo distancie-se do foco porque até mesmo poucas reclamações de spam poderão prejudicar a reputação de um IP que foi aquecido recentemente.

Finalmente, lembre-se que o aquecimento do IP é apenas o primeiro passo para construir uma reputação como remetente confiável. Os ISPs analisam constantemente os remetentes a cada disparo. Uma vez que você construiu uma reputação de IP sólida, é igualmente importante permanecer-se diligente para manter esta boa reputação para o futuro.

douglasgarcia96

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