[:pt]SEO – Como Pmweb e Beach Park minimizaram o impacto nos acessos na transição de site[:]

[:pt]Quando um site é substituído por uma nova versão, seu desempenho orgânico acaba sofrendo alterações, ocasionando em queda de acessos. O fator mais impactado é a indexação do website pelos motores de busca, que levam um tempo para reindexá-lo. Esse cenário demanda um projeto bem estruturado de redução de danos com foco em SEO – Search Engine Optimization, e o Beach Park contou com a expertise da Pmweb para apoiá-los nesse sentido. O profundo conhecimento do mercado hoteleiro e a expertise técnica da Pmweb ajudaram o Beach Park a desenvolver o projeto de SEO durante a transição para seu novo site, desenvolvido por outro parceiro do Beach Park.

Sobre o Beach Park

O Beach Park é um dos maiores e o mais importante parque aquático da América Latina, figurando entre os maiores do mundo, e fica localizado em Aquiraz – CE. Fundado em 1988, o parque reúne mais de 18 atrações, classificadas em radicais, moderadas e para toda a família, atraindo todos os anos milhares de turistas, brasileiros e estrangeiros. A estrutura une o parque, quatro resorts e ainda um espaço na praia, onde os visitantes podem ter uma agradável experiência gastronômica.

Desafios

O Beach Park desenvolveu um novo ambiente on-line para substituir o antigo. Esse novo projeto de site do Beach Park é bastante grande e audacioso, pois comunica, além do parque aquático, os quatro resorts, suportando, ao mesmo tempo, a venda de hospedagem e ingressos on-line para o complexo. O desafio proposto pelo cliente e aceito pela Pmweb era perder o mínimo possível de acessos via pesquisa orgânica, mantendo a performance do site antigo.

Beach Park - Site Antigo
Beach Park – Site Antigo

Solução

Durante todo o processo a equipe de SEO da Pmweb otimizou cada uma das páginas do site, com ênfase em geolocalização, que é fator fundamental para o segmento de turismo. Foi trabalhada também a indexação do novo ambiente por meio da publicação do sitemap, que é uma lista com todos endereços do novo site e serve como um guia para a indexação dos motores de busca. Além disso, o projeto deu atenção especial aos redirecionamentos, fazendo com que os visitantes que encontravam URLs do site antigo fossem encaminhados para o novo. Além disso, foi feito um o monitoramento de mapa de calor e o traqueamento dos cliques no site, mostrando as principais áreas de interesse dos usuários dentro do novo site Beach Park.

Beach Park - Site Atual
Beach Park – Site Atual

Resultados

Após as implementações dos guidelines técnicos, pôde-se observar que a perda de acessos orgânicos foi mínima, registrando queda de apenas 0,5% em comparação com o mesmo período do ano passado. Nos clientes Pmweb, nas transições de sites que foram otimizados, a queda média nos acessos orgânicos é de até 25%, enquanto para sites que não trabalham SEO durante a transição essa queda pode chegar a 50%. Portanto, o objetivo de minimizar o impacto de acessos durante a transição entre sites via SEO foi plenamente atendido.

O que o cliente achou do projeto

“O projeto de SEO foi fundamental quando lançamos o novo site do Beach Park, pois melhorou o posicionamento nas buscas orgânicas, aumentando o números de acessos. Além disso, o projeto de SEO também contribuiu também para crescimento das nossas conversões.” Afirma Marina Leitão, Coordenadora de Web do Beach Park.
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