Viajantes preferem reservar direto

A PhocusWright e a Criteo conduziram uma pesquisa em dezembro do ano passado que comprovou: os viajantes preferem reservar direto. Em se tratando de escolher entre comprar no site das agências online e reservar nos sites próprios das companhias aéreas e dos hotéis, as pessoas escolhem estes últimos.
Comportamento de compra dos viajantes
O estudo foi realizado com adultos norte-americanos que tinham feito pelo menos uma viagem de lazer a 120km distantes de casa nos últimos 12 meses. Entre os entrevistados, 41% tinham reservado digitalmente usando um site de companhia aérea ou aplicativo, contra 26% que tinha comprado em uma OTA. A história foi semelhante para reservas on-line de hotéis. Mais de um terço relatou o uso do website ou do aplicativo da marca para reservar as acomodações contra 25% que compraram através de uma agência on-line.
Outras respostas indicaram que os viajantes de lazer se engajam com marcas de viagens do que com as OTAs. Quando perguntados se haviam se cadastrado para receber  e-mails ou newsletters das empresas, 34% disseram que subscreveram os de hotéis e 32% se inscreveram para receber tais comunicações de companhias aéreas. Enquanto isso, 26% assinavam e-mails ou newsletters de OTAs.

OTAs perdem força

Outra pesquisa lançada no último mês de março pela UBS indicou que as agências de viagens foram gradualmente perdendo participação no total das vendas de viagens digitais nos EUA, caindo de 33,7% para 33,2% entre 2013 e 2015. Em 2019, é esperado que as OTAs tenham um share de menos de 30% do total.
A UBS também olhou especificamente para a indústria hoteleira e encontrou resultados semelhantes. A empresa informou que as marcas dos hotéis tinham aumentado a sua participação de vendas de 53,3% em 2013 para 53,8% em 2015 e espera que este índice atinja 54,8% em 2019. Enquanto isso, as agências de viagens on-line as vendas em queda: de 46,2% em 2015 para 45,2% em 2019.
Comportamento de clientes de viagens

Efeito Billboard

Em nosso artigo sobre fatores que levam as pessoas a abandonarem o carrinho em turismo, citamos o chamado “efeito billboard”.  Essa teoria é o resultado de um estudo divulgado pela Cornell University, que constatou que muitas reservas diretas são impulsionadas pela presença do hotel em outros canais de distribuição, como as OTA’s: o usuário pesquisa no site da agência, mas acaba comprando diretamente com o hotel.
As agências on-line são parte importante para o negócio da indústria do turismo. Mas é necessário explorar melhor outros canais de distribuição, ainda mais em se tratando de seu próprio ambiente digital, que é o início da experiência turística. Afinal, aquilo de que se fala sobre as festas é aplicável ao turismo: o melhor da viagem é esperar por ela.
Fonte: eMarketer

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