SMS Marketing: uma mina de ouro esquecida

17/02/16

Há um grande número de canais de marketing digital. A maioria do nosso tempo e esforço é gasta com os canais mais visíveis: anúncios de mecanismos de busca, display, SEO, social, e-mail marketing e conteúdo.

Mesmo que estes sejam os principais, que merecem muita atenção, às vezes isso pode significar que outros canais menores, mas igualmente poderosos caiam no esquecimento. Um deles é o SMS (que não morreu!).

Mesmo com a concorrência de aplicativos como o Facebook Messenger, Google Hangouts e WhatsApp, as pessoas em todo o mundo continuam a enviar 350 bilhões de mensagens de texto por mês. Por quê? O SMS está disponível em praticamente todo telefone celular, enquanto outros aplicativos podem enfrentar problemas com compatibilidade de plataformas e acesso à Internet.

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Para o negócio certo, o SMS pode ser uma fonte inesgotável de oportunidades. Aqui estão cinco razões para otimizar seu marketing com o SMS:

1. SMS é baseado em permissão

SMS é como o e-mail marketing: requer o consentimento do usuário. Antes de enviar a primeira mensagem, o usuário tem de fazer um cadastro, autorizando essa comunicação.

Esse modelo estabelece confiança entre a empresa e o consumidor. Porque se os assinantes se cadastram por livre e espontânea vontade, é seguro afirmar que os clientes consideram suas mensagens valiosas.

As mensagens de texto podem fazer parte de uma estratégia macro de ominichannel. Por exemplo: esse canal pode ser usado para reativação de base, ao acionar os clientes desengajados e também para alertas promocionais.

Depois de apenas dois meses de uso da plataforma Oracle Responsys Marketing Suite para implantar campanhas promocionais por SMS, o Magazine Luiza teve excelentes resultados. As mensagens de texto contribuíram com 17% do ROI de vendas de lojas físicas, além de aumentar as vendas online. Além disso, a estratégia garantiu um engajamento de 46% entre e-mail marketing e SMS marketing.

MAGA-SMS2. SMS é nativo do mobile

Mensagens de texto foram construídas para celular, as pessoas compreendem intuitivamente seus benefícios e suas limitações. Muitos apps, por outro lado, foram desenvolvidos como sites primeiro e só mais tarde para celular.

Em outras palavras, não há curva de aprendizagem ou problemas de interface de usuário com SMS marketing. Ele simplesmente funciona.

3. SMS tem altíssima taxa de abertura

De acordo com um estudo realizado pela MobileSquared, mais de 90 por cento das mensagens de texto são lidas dentro de três minutos. Você já viu esse tipo de resposta em uma campanha de e-mail? As médias de e-mail marketing em taxa de abertura são 22%.

Como as mensagens de texto são curtas e relativamente pouco frequentes, as caixas de entrada de SMS são muito menos saturadas com mensagens de marketing.

4. A maioria dos consumidores está disposta a receber mensagens de texto promocionais (sob certas circunstâncias)

Enquanto as empresas precisam de incentivos adequados para obter os números de telefone das pessoas, algumas organizações podem consegui-los, apenas, oferecendo serviços simples, como lembretes de mensagem de texto.

Um estudo recente descobriu que quase 14% das pessoas estão dispostas a compartilhar seus números de telefone com as empresas para receber mensagens de texto promocionais, sem receber qualquer incentivo.

No entanto, esse número aumenta drasticamente quando há um incentivo: 57% dos usuários estão dispostos a receber SMSs promocionais se elas receberem um desconto.

5. O SMS não está morrendo

De acordo com o estudo da SimpleTexting, as pessoas são mais propensas a enviar uma mensagem de texto a um amigo ou membro da família do que ligar para eles diretamente.

Além disso, 53% das pessoas disseram que enviam o mesmo número de mensagens de texto agora como fizeram há um ano, e 24% disseram que enviem mais.

Esta descoberta mostra que o SMS tem alto poder de permanência em um mundo que se tornou saturado com múltiplas plataformas de bate-papo e de mensagens.

Afinal de contas…

Mobile Marketing deve movimentar neste ano U$ 100 bilhões. Não esqueça de incluir o SMS em seu budget.