Smartphones: o uso na América Latina e como tirar vantagem disso

18/06/18

Estamos vivenciando um período de grande evolução tecnológica, algumas invenções voláteis e tantas outras perenes. Neste segundo grupo, certamente podemos incluir os smartphones. Já somos bastante familiarizados com estes aparelhos que cabem na palma da mão e temos consciência de tudo que ele pode nos proporcionar e quanto pode facilitar a nossa rotina.

De acordo com números reportados pela GSMA (entidade que representa operadoras móveis pelo mundo todo), nós brasileiros encabeçamos a lista dos países em utilização de smartphones na América Latina. São mais de 234 milhões de conexões sem fio (3g) e 73% delas, aproximadamente 170 milhões, feitas através de aparelhos de celular.

Mas, qual a verdadeira lição que aprendemos com esses dados? A resposta é bastante objetiva: as empresas que não disponibilizarem seus produtos e serviços de forma prática no mobile estarão em desvantagem e consequentemente, perderão espaço para a concorrência.

Aplicação no mercado de travel e hotels

Como citado no post, mais de 1/3 das reservas são realizadas através de dispositivos móveis. A experiência do usuário na hora de reservar um quarto de hotel pelo mobile deve se comparar ao que ele busca na sua estadia, em ambas as experiência espera-se praticidade, conforto e segurança. O motor de reservas utilizado pelo hotel precisa ter uma navegação amigável e ser adaptável à todos os dispositivos utilizados pelo cliente. Deve ainda ser objetivo, ter os textos bem escritos e fotos que agreguem valor, além de oferecer métodos de pagamento seguros, online e que protejam o cliente e o empreendimento de fraudes.

Os dados apresentados pelo relatório sazonal da Criteo demonstram o crescimento estável da utilização de plataformas mobile para reservas em hotéis. Ou seja, se hoje esse montante chega a 40% do total, o aumento dessa porcentagem é uma certeza, e logo esse número representará a maioria das reservas.

Taxa de conversão 5x maior: apps

No mesmo relatório da Criteo, outro dado bastante interessante aparece: a taxa de conversão de uma reserva é cinco vezes maior quando feita através de um aplicativo. Motores de reserva responsivos (que funcionam tão bem quanto um app) e aplicativos oferecem uma experiência muito mais intuitiva, prática e confortável para o cliente, traduzindo-se em mais chances de finalizar aquele pedido através do smartphone ou tablet.

Cross-device: um importante aliado

Outra funcionalidade que auxilia na conversão de uma reserva, é o acompanhamento do processo de compra do usuário cross-device, que nada mais é do que entender onde o cliente parou e exibir o processo a partir dali, evitando o retrabalho do cliente. Por exemplo: o cliente pesquisou tarifas de um hotel através do seu celular, mas depois abriu o computador, viu mais fotos, outras informações e fechou a reserva por lá.

Fica evidente que os players que pretendem atender a parcela dos usuários que utilizam o mobile precisam se atualizar e se adaptar às vontades e novos hábitos de seus clientes. A evolução tecnológica avança em ritmo incrível, e quem não acompanhar pode estar deixando de lado muitas oportunidades e perdendo antigos e futuros clientes.

Entendendo as necessidades e hábitos do consumidor, a Pmweb desenvolveu o Let’s Book, um motor de reservas que é rápido, fácil e 100% mobile. Para saber todas as informações a respeito, acesse o link abaixo.

Mais informações em www.letsbook.com.br