[:pt]A cada seis e-mails comerciais enviados um não têm alcançado o objetivo pretendido, ou seja, a caixa de entrada dos clientes, segundo o relatório de Benchmark de Entregabilidade 2018, da Return Path.
Embora o índice venha apresentando crescimento (79% em 2015 e 2016; 80% em 2017; e 85% em 2018), ainda há um número significativo de mensagens sendo desviadas para o spam ou simplesmente sendo perdidas (15%).
De acordo com o Relatório de Benchmark de Entregabilidade 2018, a melhora global deste ano foi impulsionada principalmente pelos ganhos na entrega em caixa de entrada na América do Norte e Europa. No entanto, a porcentagem significativa de mensagens filtradas indica que os profissionais de marketing ainda estão perdendo oportunidades valiosas de lucrar com o canal e-mail.
“Profissionais de marketing de todo o mundo confiam no e-mail e isso não é surpresa, tendo em vista que o canal gera R$ 126 de retorno para cada real investido”, explica Cecília Belele, diretora regional da Return Path para a América Latina.
“Estamos felizes em ver o aumento das taxas de entrega na caixa de entrada, mas ainda há bastante espaço para melhorar esse desempenho. Cada falha no acesso à caixa de entrada representa a perda de oportunidade de negócio”.
No Brasil cenário exige atenção – No Brasil, a taxa de entrega de e-mails comerciais na caixa de entrada é 75%, ou seja, está 10 pontos percentuais abaixo da média global e 14 p.p. atrás do entregador com o melhor índice entre os países mapeados pelo estudo, o Canadá.
Com relação a entrega na pasta de spam o dado é ainda mais preocupante: a taxa de 14% do nosso país representa mais que o dobro da média global e é quase cinco vezes superior que a média no Canadá. “Hoje, qualquer marca interessada em ter a atenção do usuário é considerado um concorrente na caixa de entrada.
Por essa razão, é importante entender o investimento no canal como estratégia do negócio. E, não basta entregar, é preciso ainda manter bons índices em indicadores que comprovem a relevância das mensagens para o destinatário”, ressalta Cecília.
Estados Unidos e Canadá – Nos Estados Unidos, as marcas observaram fortes ganhos no posicionamento na caixa de entrada nos últimos 12 meses, com 83% das mensagens alcançando os assinantes, contra 77% em 2017; enquanto no Canadá a situação é de relativa estabilidade, porém com os índices mais altos do estudo: 89% em 2018 e 90% em 2017.
Taxa de entrega na caixa de entrada
País | Q3/2017 | Q4/2017 | Q1/2018 | Q2/2018 | Período de 12 meses |
Brasil | 77% | 72% | 73% | 77% | 75% |
Estados Unidos | 81% | 81% | 85% | 85% | 83% |
Canadá | 89% | 88% | 91% | 89% | 89% |
Média Global | 82% | 84% | 87% | 86% | 85% |
Taxa de entrega na pasta de spam
País | Q3/2017 | Q4/2017 | Q1/2018 | Q2/2018 | Período de 12 meses |
Brasil | 11% | 16% | 17% | 13% | 14% |
Estados Unidos | 6% | 7% | 7% | 7% | 7% |
Canadá | 2% | 3% | 3% | 3% | 3% |
Média Global | 5% | 6% | 5% | 6% | 6% |
Taxa de e-mails perdidos
País | Q3/2017 | Q4/2017 | Q1/2018 | Q2/2018 | Período de 12 meses |
Brasil | 11% | 12% | 10% | 10% | 11% |
Estados Unidos | 13% | 12% | 8% | 8% | 10% |
Canadá | 9% | 10% | 7% | 8% | 9% |
Média Global | 13% | 11% | 8% | 9% | 10% |
Outros insights interessantes do relatório:
- América Latina – Embora os profissionais de marketing no México tenham ultrapassado a média mundial de entrega na caixa de entrada, com índice de 88%, o desempenho ruim em outros países da América Latina resultou na média regional de 78%.
- Europa – O acesso à caixa de entrada na Europa aumentou três pontos percentuais, de 83% em 2017 para 86% em 2018. Para o alcance desse resultado, houve a contribuição positiva de países como Bélgica (91%), Grécia (93%), Irlanda (92%), Noruega (93%) e Portugal (93%).
- Ásia-Pacífico – A maioria dos países da região Ásia-Pacífico superou a média global de acesso à caixa de entrada, incluindo Austrália (89%), Hong Kong (88%), Japão (89%), Nova Zelândia (90%) e Cingapura (90%). No entanto, o acesso à caixa de entrada de apenas 57% das mensagens na China diminuiu a média da região para 78%.
- Análise por setor – Ao analisar o acesso à caixa de entrada por setor, os melhores resultados foram encontrados nas áreas que possuem um forte relacionamento com sua base de clientes, como bancário e financeiro (96%), fabricação e distribuição (96%) e viagens (94%). De maneira geral, todos os setores analisados registraram aumento na entrega em caixa de entrada, em comparação ao período anterior.
O Relatório de Benchmark de Entregabilidade 2018 está disponível para download gratuito no site da Return Path. A Return Path conduziu este estudo usando uma amostra representativa de mais de dois bilhões de mensagens de e-mails comerciais enviados para consumidores em todo o mundo, entre os meses de julho de 2017 e junho de 2018.
Fonte: Ecommerce Brasil[:]