[:pt]Google Assistant revolucionando a inteligência artificial[:]

[:pt]Não é de hoje que o Google nos surpreende com inovações tecnológicas e, mais um vez, fizeram bonito. Os assistentes virtuais baseados em AI não são mais uma novidade. Já conhecemos a Alexa da Amazon, Siri da Apple, a Cortana da Invoke e diversos outros, mas a complexidade na interação e a personalização das atualizações criadas para o Google Assistant são, realmente, impressionantes.
As novidades foram apresentadas ao público durante a I/O 2018, conferência anual da empresa para programadores, que aconteceu em Mountain View na Califórnia no dia 08 de maio. O assistente virtual ficou ainda mais inteligente e irá receber seis novas vozes, incluindo a do cantor John Legend. Ainda não se sabe em quantos idiomas essas funcionalidades estarão disponíveis, mas estamos ansiosos para que o português seja um deles. Com uma nova tecnologia chamada Conversação Contínua, os usuários não precisarão mais dizer “Hey Google” à cada pergunta, basta dizer uma vez e depois podem ser dadas orientações continuamente, sem interrupções.
A nova capacidade de compreensão e interação do Google Assistant deixou muitas pessoas impressionadas durante a demonstração feita pelo CEO da empresa Sundar Pichai.

 
No vídeo, ele pede para que o assistente marque um corte de cabelo em um salão de beleza, informando o dia e o horário com duas horas de intervalo. De forma incrivelmente natural o assistente virtual realiza uma ligação para o estabelecimento e agenda o compromisso sem nenhuma dificuldade, em uma conversação que flui perfeitamente, com naturalidade e até um toque de humor. Na sequência ele solicita que outro compromisso seja marcado, agora uma reserva em um restaurante. Mesmo o atendente ocasionando uma conversa confusa e com informações não tão claras, o assistente consegue compreender a fala e contornar a situação. É bastante impressionante.
Além destas, outras aplicações e produtos foram apresentados na conferência. O Gmail ganhou novo design e agora é capaz de sugerir frases enquanto o usuário escreve o e-mail; o Google Photos passa a ter definição automática de brilho e exposição e, outra novidade, é a capacidade de transformar fotos de documentos em PDF.
Para impressionar mais um pouco, eles trouxeram novas funcionalidades que conectam o utilizador à internet das coisas e a realidade virtual. O Google Lens que vem integrado com a câmera do Android permite colar e copiar algo do mundo real para o mundo virtual. Basta, por exemplo, apontar a câmera para um livro e o app consegue identificar e selecionar o texto. O Lens também pode mostrar informações a respeito de produtos nas lojas e direcionar o usuário com informações visuais presentes na câmera, como mostra a imagem abaixo.

Pesquisas como a da Stone Temple Consulting* já demonstram como o assistente virtual do Google é mais inteligente que os demais, pois compreende melhor os usuários e atende de forma mais completa suas perguntas e solicitações. O Google Assistant estará disponível tanto nos smartphones quanto no Google Home, o primeiro tendo ainda melhor desempenho que o segundo.
Agora, é torcer para que essas novidades cheguem logo e aproveitar todas as facilidades que a tecnologia, aliada à inteligência artificial, podem proporcionar ao nosso dia a dia.
 
*Fonte: Stone Temple Consulting[:]