Conheça o novo funil de marketing e vendas

Durante décadas, os profissionais de marketing utilizaram o tradicional funil de marketing e vendas, onde os clientes começam no topo e emergem. Nós criamos e otimizamos conteúdo e experiências para os diferentes estágios deste funil e testamos uma infinidade de ferramentas e táticas para maximizá-lo. Mas adivinhe o que? Em algum lugar ao longo do caminho, à medida que mais e novos canais e táticas de marketing digitais surgiram, este simples funil linear parou de funcionar. O funil de marketing que conhecemos acabou.

Mas os comerciantes não precisam se desesperar. Um novo funil de marketing surgiu e mescla fases de pré-compra e pós-compra para apresentar uma visão completa de todo o ciclo de vida do cliente. As jornadas de clientes multi-canal, multi-touch e multi-caminho são a composição do novo funil de marketing.

Os profissionais de marketing devem conhecer a jornada completa do ciclo de vida do cliente, e não apenas pensar em pontos de contato ao longo do caminho. O objetivo final não é mais simplesmente converter um lead em um cliente, trata-se de maximizar o valor dos clientes leais.
Ao contrário do funil tradicional, neste novo estudo, os leads podem entrar em qualquer fase. Eles podem interagir com as marcas através de uma ordem aleatória, sem um fluxo ou conexões, porque cada jornada é única e personalizada. Esta é a nova era do marketing do ciclo de vida do cliente. E vale lembrar, que o marketing por e-mail continua sendo um canal líder em todas as etapas deste novo funil.
O maior desafio é entregar jornadas multicanal, personalizadas e relevantes que falem sobre as necessidades e desejos únicos dos clientes potenciais. Você está pronto para o desafio?
Artigo traduzido de Campaign Monitor.