As perspectivas do mercado hoteleiro para reservas diretas em 2020

As tendências dos mercados norte-americano e europeu são referência para outros mercados, como Brasil e América Latina. Se você é hoteleiro e precisa desenhar cenários, é importante ficar atento ao que ocorre nos Estados Unidos. E, por lá, o mercado confia no crescimento das vendas diretas, com motor de reservas, mais do que no de qualquer outro canal.

Um estudo da Phocuswright, empresa de pesquisa e eventos do setor de viagens norte americano, questionou quais canais os hoteleiros acreditam que terão crescimento. Cerca de 80% dos hoteleiros norte-americanos projetaram aumento nas reservas feitas diretamente pelo site do hotel, não intermediadas. A expectativa de crescimento no canal direto foi maior do que a depositada em outras vias de reserva, como OTAs ou DMCs. 

Isso é uma ótima notícia! Para os hotéis, a reserva direta é mais lucrativa e permite que  estabeleçam um relacionamento próximo com os seus hóspedes. Já os viajantes passam a ter uma única experiência completa desde a reserva até a hospedagem. Para chegar lá, duas dicas aos hoteleiros: oferecer sites rápidos e intuitivos e apostar em uma comunicação personalizada.

A pesquisa também aponta que nove em cada 10 hotéis americanos possuem um motor de reservas online próprio. O setor ainda enxerga as reservas intermediadas por meio de OTAs (Online Travel Agencies) como uma oportunidade de crescimento, uma vez que o público conhece o negócio a partir dela e se fideliza por causa da experiência no estabelecimento, fazendo a próxima hospedagem por meio de reservas diretas.

Confira no gráfico da Phocuswright a expectativa de crescimento de cada canal:

Mercado de viagens da Europa

Na Europa, a tendência são as reservas online feitas pelo celular. De acordo com a Phocuswright, as reservas online na Europa, principalmente no Reino Unido e na Alemanha, estão crescendo três vezes mais que a taxa do mercado mundial. E boa parte dessas consumidores buscam hotéis pelo celular: as reservas mobile cresceram 11%!

A Europa deve ultrapassar os EUA e terá a maior penetração online de qualquer outra região. A venda direta através de motor de reservas também tem crescido no continente nos últimos anos. E a promessa  é que siga crescendo até 2023.

O consumidor deseja experiências e está moldando o mercado

Nos últimos anos, os viajantes têm buscado, cada vez mais, vivências únicas, atividades diferenciadas e roteiros personalizados – o chamado “mercado de experiências”. Conforme a Phocuswright, este mercado responde por 8% das reservas brutas de viagens e crescem constantemente nos Estados Unidos. De acordo com o relatório Experiences 2019: U.S. Market Opportunity and Consumer Behavior, este mercado totalizou US$ 34 bilhões, nos EUA, no último ano. Importante ressaltar que esse mercado cresce em um ritmo mais rápido que o mercado de viagens no geral! 

Conforme as empresas oferecem mais diversidade de atividades, as reservas pré-viagem são mais acessíveis e as reservas antecipadas aumentam, com 38% dos viajantes norte americanos preferindo ter tudo reservado antes de partir (gráfico abaixo). Mais um exemplo a ser seguido pelo ramo da hotelaria do Brasil: é necessário pensar em um pacote completo. 

A Phocuswright é uma referência do setor hoteleiro mundial e esta pesquisa traça algumas tendências importantes do setor. O que acontece no mercado norte americano e europeu deve, em breve, chegar ao Brasil. Quem está antenado pode e deve se antecipar a essas mudanças, seja apostando em reservas diretas, vendas mobile ou no mercado de experiências. No fim, tudo é experiência e você deve oferecer ao seu hóspede a melhor delas desde a reserva!