Ações da Black Friday que podemos aproveitar para estratégia de vendas no fim do ano

Publicado por Camila Barbacovi e Ana Maria Magnani.

Separamos algumas ações que nossos clientes colocaram em prática durante a Black Friday de 2020 para que você possa se inspirar e potencializar sua estratégia de vendas nesse finzinho de ano. Os resultados são incríveis, confira!

Incremento de base: utilize uma lógica de gamificação para captar mais leads.

As semanas que antecedem a Black Friday costumam ser bem movimentadas, pois é dada a largada para a caça de descontos e comparativo de preços. Esse aumento de tráfego nos sites cria o cenário ideal para investir em estratégias de captação de base.

Pensando em proporcionar a mesma experiência, independente do canal, a Panvel utilizou uma roleta de captação de leads nas lojas físicas e no e-commerce. Ao conceder seus dados e aceitar o recebimento de comunicações da marca, os usuários giravam a roleta e ganhavam cupons de desconto em diferentes categorias de produtos.

A lógica de gamificação fez com que a Panvel captasse um volume de leads duas vezes maior que a média dos formatos tradicionais.
Nas lojas físicas, um QR Code em panfleto era entregue no caixa, após a finalização de uma compra. Ao ler o QR Code o cliente era direcionado ao site para incluir seus dados e girar a roleta.

O email enviado para os leads captados na ação apresentou taxas de engajamento superiores aos demais e-mails enviados no mês de novembro, com aumento de 43% na abertura 166% no CTR, além de ter um RPE 2X maior.

Incremento de base e captação de interesse: insira um formulário na página dos produtos.

Outra boa forma de captar leads e também o interesse dos usuários, é inserir uma tag de “quero na Black Friday” na página dos produtos. O clique na tag abre um campo para captar o contato do usuário e envia os dados (e-mail + produto de interesse) para posterior segmentação e personalização da comunicação.

A taQi ativou essa ação na semana que antecedeu a Black Friday e os leads captados representaram 33% da captação total de contatos do site durante o período.

Senso de urgência: incentive a finalização da compra com um cronômetro no carrinho e checkout.

Se o usuário chegou até o checkout, incentive-o a finalizar a compra inserindo um cronômetro no carrinho e no checkout, reforçando que o estoque é limitado e a oferta pode acabar em pouco tempo. 

A Youcom usou essa estratégia durante a Black Friday impactando 50% dos tráfego do site com o cronômetro nas etapas de carrinho e checkout.

Os números mostram que aqueles que foram impactados pelo cronômetro tiveram um volume de transações 6,27% maior que os usuários que não receberam esse tipo de incentivo.

Ativação canal Web Push: Comunique-se com o usuário em real time direto no navegador

Durante a Black Friday, o Web Push foi uma excelente maneira de comunicar as novidades e promoções para o cliente que estava sendo bombardeado de ofertas de diversas marcas. Por serem mensagens que são enviadas enquanto o usuário acessa o browser, podem ter até 90% de taxa de visualização e captam a atenção do usuário no momento ideal da compra: durante a navegação!

A Tramontina investiu neste canal para a Black Friday e obteve resultados excelentes, os envios de Web Push apresentaram uma CR 124% maior que a média do site para o período e um RPE 498% superior ao e-mail.

Banners dinâmicos – Personalize seus e-mails de acordo com a etapa do ciclo de vida do usuário.

Ao abrir o email, o usuário espera encontrar algo que faça sentido para ele, e para que isto ocorra é necessário que a marca conheça o seu comportamento.

Para otimizar ainda mais as campanhas de abandono de carrinho e navegação, a Lebes aplicou um bloco de banners personalizados, aumentando ainda mais a relevância destas campanhas:

Para os leads, foi oferecido um desconto para a primeira compra.
Para os clientes com compra em loja física, foi exibido o nome do Consultor e um desconto para ser utilizados no site.
Para os demais clientes, foi exibido o banner ofertas da Black Friday.

Com isso, as campanhas obtiveram um crescimento de 10% no CTR comparado com o período pré personalização.

E aí, curtiu as dicas? Entre em contato conosco, ainda dá tempo de colocar ações como essas no ar 🙂