Pmweb Rockin’ Tags

Tudo o que fazemos online deixa muitas pistas: são os dados ou a chamada Big Data. Diariamente, produzimos uma infinidade de dados que podem ou não ser usados pelas marcas para desenvolver ações de comunicação individualizadas, em campanhas online.

As Pmweb Rockin’ Tags foram desenvolvidas para que as empresas consigam capturar, compreender e utilizar os sinais que os usuários deixam em um website. Por exemplo, por meio das tags, capturamos dados de busca, navegação, produto no carrinho e venda, que poderão ser utilizados em campanhas de comunicação direta e por múltiplos canais.

Como surgiram as Rockin’ Tags

A origem das Rockin’ Tags parte da metodologia criada pela Pmweb e denominada Let’ s Rock. A referência surgiu a partir do gráfico campanhas automatizadas, onde se utiliza menos recursos e se tem maior retorno sobre o investimento (ROI).

Ao se perceber que a referência do gráfico lembrava o símbolo do Rock’n roll, serviu também de alusão para as Rockin’ Tags que começaram a fazer parte do portfólio da Pmweb. A premissa, ou o objetivo da Pmweb, é que o maior tempo investido com as estratégias de marketing esteja na definição e na otimização de campanhas.

Rockin' Tags

Como funciona

A primeira etapa consiste na captura dos dados da interação entre cliente e site. Esses dados são armazenados em um banco, para que o time de dados possa tratá-los e enviá-los para as plataformas Oracle Responsys e Salesforce, onde efetivamente são realizadas as programações e os disparos das campanhas.

Estes dados também são enviados para o Oto CRM. Neste caso, a plataforma não realiza o disparo de campanhas, mas centraliza os dados de venda online e offline, assim como as informações de comportamento para que a atuação seja feita pelo vendedor. A imagem a seguir exemplifica o fluxo descrito:

O uso dos dados coletados

Os dados trafegados são anonimizados, criptografados – por respeito à privacidade dos usuários – e transformados em informação. Estamos falando de todos os dados de first-party, oriundos de site, CRM, ERP, lojas físicas e outros que são integrados, centralizados e transformados em informação. Também é possível integrar dados de second-party, como sites parceiros, por exemplo.

As Rockin’ Tags permitem conhecer ainda mais a jornada do cliente e potencial consumidor, pois registram atividades e visitas no site, permitindo calcular informações como ticket médio, última compra, categorias mais visitadas e outros, enriquecendo o perfil do usuário.

Vantagens de se utilizar as Rockin’ Tags

Muito mais do que apenas capturar informações sobre o usuário, as principais vantagens de se utilizar as Rockin’ Tags estão nos princípios de respeito ao consumidor e suas escolhas sobre o compartilhamento de informações, segurança dos dados, e tantas outras.

  • Segurança: respeito a privacidade dos usuários, pois os dados trafegados são anonimizados e criptografados e somente liberados na plataforma (Responsys/Salesforce/outra), respeitando a preferência dos usuários que optam pelo “Do Not Track” (Não rastrear).
  • Enriquecimento do perfil do usuário: conhecer a jornada realizada pelo cliente e potencial consumidor, realizando registros das visitas e atividades no site, ticket médio, última compra realizada, categorias mais visitadas.
  • Individualização: gerar insumos para as marcas desenvolverem cada vez mais campanhas relevantes de acordo com o perfil individualizado e utilizando diversos canais como e-mail, SMS ou Push.
  • Navegação anônima: pode ser atribuída ao usuário automaticamente, mesmo que ele não efetue login no site. O “rastro” de navegação do usuário, caso ele deseje, poderá ser anônimo. Se ele escolher esta opção,  os cookies de sua navegação são registrados e permanecem salvos no computador apenas em formato anônimo e as informações como produtos visitados, categorias e todo seu comportamento ficam armazenados, de toda a forma. Se em um segundo momento este usuário se identificar, a navegação é atribuída a ele automaticamente.
  • Uso de dados em outras plataformas e campanhas: os dados capturados ficam disponíveis para serem usados em outras ações/campanhas assim como podem ser exportados.
  • Agilidade: a inserção do dado nas plataformas é rápida (em até 60 minutos), permitindo uma reação mais eficaz.
  • Flexibilidade: as tags são facilmente instaladas por meio do Tag Manager, permitindo capturar os dados de maneira estruturada e também por meio de um modelo personalizável e ajustável à necessidade de cada marca e segmento.

E na prática?

As tags trarão insumos para as marcas desenvolverem campanhas relevantes e individualizadas em diversos canais, como e-mail, SMS e push.

A captura das Rockin’ Tags se dá a partir do comportamento apresentado pelo usuário. A partir desta ação é realizada a conversão destes dados em uma das campanhas apresentadas a seguir:

  • Abandono de Visita: um e-mail é enviado para o usuário que acessou o site, mas não visualizou nenhum produto/categoria especifico (acesso a home).
  • Navegação: são enviados os produtos navegados que o usuário não incluiu no carrinho, apenas visualizou no site.
  • Categoria: envia sugestões de produtos dentro da categoria navegada pelo usuário.
  • Abandono de Carrinho: envia os produtos navegados/abandonados que o usuário incluiu no carrinho, mas não comprou.
  • Abandono de Checkout: envia um email quando o usuário abandona a compra na etapa de pagamento.
  • Indecisos: envia os produtos navegados/abandonados que o usuário visitou várias vezes em um curto período, por exemplo mais de 6 vezes nos últimos 30 dias.
  • Última Chance: envia o produto navegado/abandonado que está com estoque baixo, trazendo senso de urgência como estímulo de compra.
  • Baixou de Preço: envia o produto navegado/abandonado que baixou de preço.
  • Similares: envia sugestões de produtos similares aos navegados/abandonados pelo usuário.
  • Sem Estoque: outras opções são enviadas para o produto navegado/abandonado que está sem estoque.

Por que implementar Rockin’ Tags?

O time de Client Insights da Pmweb realiza estudos com frequência para avaliar os resultados das campanhas de Rockin’ Tags. Abaixo estão alguns exemplos:

  • Campanhas de Rockin’ Tags são 21 vezes mais eficientes que uma campanha comum, e  podem gerar incremento de até 35% de receita em e-mail marketing; 
  • Abandono de carrinho é a campanha que traz os melhores resultados (receita gerada por envio RPE (Receita por E-mail) 34x maior);
  • Repiques geram 8x mais receita do que uma campanha comum e podem chegar até 50% da receita de Rockin’ Tags.

Quer saber mais sobre as Pmweb Rockin’ Tags? Fale com a gente: contato@pmweb.com.br 🙂