[:pt]OTAs servem para buscas, sites de hotéis para reservas[:en]OTAs are for hotel research, brand sites for booking [:es]OTAs sirven para buscas, sitios web de hoteles para reservas[:]

[:pt]Quanto mais hotéis oferecerem descontos para reservas diretas, mais cedo cairá a velha regra de que os intermediários oferecem os melhores preços. E provará que o efeito billboard é mais válido do que nunca.

O combate

As redes hoteleiras estão combatendo fortemente a intermediação ao oferecer tarifas especiais, com desconto, para os consumidores leais reservarem diretamente, são as member rates, assunto que já havíamos abordado anteriormente.
Os contratos que os hotéis assinam com os intermediários, muitas vezes os impedem de oferecer tarifas mais baixas em seus próprios sites, no entanto as  redes hoteleiras afirmam que são livres para oferecer descontos aos membros de seus programas de fidelidade.
No passado, a maioria dos programas de fidelidade ofereciam apenas vantagens como wi-fi gratuito, upgrades de quartos e recompensas de pontos. Este ano, os hotéis começaram a oferecer as tarifas com desconto.

As vitórias

Ainda neste julho de 2016, a Choice Hotels International irá introduzir um desconto de até 7% apenas pra membros de seu programa Choice Privileges que reservarem em seu site ou aplicativo. Todos os 27 milhões de participantes são elegíveis.
Desde abril deste ano, os membros do Hyatt Gold Passport estão aptos a um desconto de até 10% para reservar em qualquer um dos canais diretos da rede e se hospedarem nos EUA, no Canadá ou na Austrália.
Iniciativa semelhante está sendo realizada pela francesa Accor, com seu Le Club e as tarifas online OnlyON.
Também há pouco a Marriott International introduziu o Marriott Rewards Member Rates,  reduzem o preço das tarifas em até 2% durante a semana e, pelo menos, 5% em fins de semana para os membros que reservam diretamente no Marriott.com, no app da marca, nos call centers ou através de profissionais de viagens corporativas.
“Lançamos o Member Rates para prover um benefício exclusivo para os clientes que optam por ter uma relação mais estreita com as nossas marcas e hotéis”, diz Drew Pinto, vice-presidente de distribuição da Marriott. Além dos descontos on-line, os membros garantem ainda wi-fi grátis e check-in e check-out mobile.
Todos esses esforços visam às agências de viagens on-line (OTAs), que cobram comissões para que os hotéis apareçam em seus sites. As empresas hoteleiras ainda não elaboraram os termos de suas relações com as OTAs mas afirmaram que as member rates não significam que eles irão parar de trabalhar com empresas como a Expedia e Priceline.
“As OTAs desempenham um papel importante no mercado, e continuamos a ter relações produtivas com esses parceiros”, diz Ellen Lee, vice-presidente sênior de digital do Hyatt. “OTAs nos ajudam a introduzir as marcas Hyatt para novos clientes e aqueles que não são suscetíveis a construir um relacionamento leal com a marca.”

O que as OTAs acham disso?

Melissa Maher, vice-presidente sênior do Grupo de Parceiros Globais para a Expedia, diz que, ao oferecer uma grande variedade de tarifas vinculadas à fidelidade, as redes hoteleiras tornaram o processo de reserva mais complicado para os consumidores.
“É realmente colocar o consumidor em uma posição onde eles têm que gastar muito mais tempo pesquisando e comparando em sites diferentes”, diz ela.
A Expedia, afirma Maher, permite aos consumidores comprarem todos os itens de sua viagem, de diversos fornecedores, em um só lugar. A empresa, diz ela, ajuda aos hotéis com tecnologia, dados, marketing e aquisição de clientes. Em 2015, os sites da Expedia, que incluem Hotels.com, Travelocity, Orbitz Worldwide e alguns outros, atraiu mais de 450 milhões de visitas mensais em mais de 75 países.

E no final, quem ganha a batalha?

Como havíamos comentado, OTAs podem ser armas ou armadilhas, dependendo da dose. Com esse combate acontecendo, quem ganha mesmo é o viajante, que acaba conseguindo o melhor preço.

Referências:
Hotelmarketing.com
USA Today
Nasdaq

[:en]As more and more hotel groups offer discounts for booking directly, the old misconception that third parties always offer lower prices for hotel rooms simply doesn’t hold true anymore.

The fight

Hotel companies are aggressively battling for online booking by offering their most loyal customers discounted rates for reserving directly with them.
The contracts that hotels sign with third-party websites often prevent them from offering lower rates on their own sites, though hotel brands say they are free to offer the discounts to members of their loyalty programs.
In the past, most loyalty programs only offered perks like free Wi-Fi service, room upgrades and rewards points. This year, hotels started offering the discounted rates.

The wins

On July 20, Choice Hotels International will introduce a members-only discounted rate of up to 7% on ChoiceHotels.com and the company’s mobile app. All 27 million Choice Privileges members are eligible.
Since April, Hyatt Gold Passport members have been able to get up to a 10% discount for booking directly via the company’s website, mobile apps and other approved channels for stays in the USA, Canada and Australia.
That same month, Marriott International introduced Marriott Rewards Member Rates discounted at least 2% on weekdays and at least 5% on weekends for loyalty members who book directly on Marriott.com or the company’s mobile app, call centers or though select corporate travel professionals.
“We launched Member Rates to provide an exclusive benefit to those guests who choose to have a closer relationship with our brands and hotels,” says Drew Pinto, vice president of distribution for Marriott. In addition to the online discounts, members get free Wi-Fi and mobile check-in and check-out.
The efforts are aimed at online travel agencies (OTAs) that charge commissions to hotels that have listings on their sites. The hotel companies would not elaborate on the terms of their relationships with the OTAs but said the member rates do not mean they will stop working with companies like Expedia and Priceline.
“OTAs play an important role in the market, and we continue to have productive relationships with our OTA partners,” says Ellen Lee, senior vice president of digital for Hyatt. “OTAs help us introduce Hyatt brands to new customers and those who are not likely to build a loyal brand relationship.”
Melissa Maher, senior vice president of the Global Partner Group for Expedia, says having hotel chains offer a variety of loyalty rates has made the booking process more cumbersome for consumers.
“It’s really putting the consumer in a position where they have to spend a lot more time looking around and comparing different sites,” she says.
Expedia, she says, lets consumers shop for travel vendors in one place. The company, she says, helps hotels with technology, data, marketing, and customer acquisition. In 2015, Expedia sites, which include Travelocity, Orbitz Worldwide, Hotels.com, and a few others, drew more than 450 million monthly visits in more than 75 countries. It has a supply of more than 269,000 hotels.

And in the end, who wins the battle?

As we mentioned,  OTAs may be weapons and traps, depending on the dose. With this fight happening, who wins it is the traveler who ends up getting the best price.

Sources:
Hotelmarketing.com
USA Today
Nasdaq

 [:es]Cuanto más hoteles ofrezcan descuentos para reservas directas, más rápido caerá la vieja regla de que los intermediarios ofrecen los mejores precios. Y eso va a demostrar que el efecto Billboard es más válido que nunca.

El combate

Las redes hoteleras están luchando fuertemente contra la intermediación, ofreciendo tarifas especiales, con descuentos para los clientes leales que reserven directamente: son las member rates, tema que hemos discutido anteriormente.
los contratos firmados entre los hoteles y intermediarios a menudo les impiden ofrecer tarifas más bajas en sus propios sitios web, sin embargo, cadenas dicen que son libres para ofrecer descuentos a los miembros de sus programas de fidelidad.
En el pasado, la mayoría de los programas de fidelidad solo ofrecían ventajas como conexión wifi gratis, upgrades de habitación y recompensas de puntos. Este año, los hoteles comenzaron a ofrecer noches con descuento.

Las victorias

Ahora en julio de 2016, Choice Hotels International introducirá un descuento de hasta el 7% solamente para los miembros de su programa Choice Privileges que reservaren en su sitio web o aplicación. Todos los 27 millones de participantes son elegibles.
Desde abril de este año, los miembros del Hyatt Gold Passport son elegibles para un descuento de hasta 10% para reservar en cualquiera de los canales directos de la red y quedarse en los EE.UU., Canadá o Australia. Una iniciativa similar se está llevando a cabo por la francesa Accor, con su Le Club y las tarifas online OnlyON.
También hace poco Marriott Internacional presentó el programa Marriott Rewards Member Rates, reducido el precio de las tarifas hasta 2% durante la semana y al menos un 5% los fines de semana para los miembros que reserven directamente en Marriott.com, en la aplicación de la marca, en call centers o a través de profesionales de viajes corporativos.
“Hemos puesto en marcha el Member Rates para proporcionar un beneficio exclusivo para los clientes que optan por tener una relación más estrecha con nuestras marcas y hoteles,” dice a Drew Pinto, vicepresidente de distribución de Marriott. Además de los descuentos online, los miembros tienen garantizados wifi gratis y el check-out mobile.
Todos estos esfuerzos están dirigidos a las agencias de viajes en línea, que cobran comisiones para que los hoteles aparezcan en sus sitios. Las empresas hoteleras aún no han resuelto los términos de sus relaciones con las OTAs, pero afirmaron que utilizar las member rates no significa que vayan a dejar de trabajar con empresas como Expedia y Priceline.
“Las OTAs desempeñan un papel importante en el mercado, y seguimos teniendo relaciones productivas con estos socios”, dice Ellen Lee, vicepresidente sénior de tecnología digital de Hyatt. “Las OTAs nos ayudan a introducir la marca Hyatt a nuevos clientes y los que no son propensos a construir una relación leal con la marca”.

Qué piensan las OTA de eso?

Melissa Maher, vicepresidente sénior del Grupo de Socios Globales dice que, al ofrecer una amplia gama de tarifas vinculado a la lealtad, las cadenas de hoteles hicieron el proceso de reserva más complicado para los consumidores.
“Es realmente poner al consumidor en una posición en la que tienen que pasar mucho tiempo buscando y comparando diferentes sitios,” dice ella. 
Expedia, dice Maher, permite a los consumidores a comprar todo su viaje de múltiples proveedores en un solo lugar. La compañía, ella dice, ayuda a los hoteles con tecnología, datos, marketing y captación de clientes. En 2015, los sitios de Expedia a que incluyen Hotels.com, Travelocity, Orbitz Worldwide y algunos otros, han atraído a más de 450 millones de visitas mensuales en más de 75 países.

Y al final, quien gana la batalla?

Como hemos mencionado, agencias de viajes online pueden ser armas o trampas, dependiendo de la dosis. Con esta lucha ocurriendo, quien gana es el viajero que termina por conseguir el mejor precio.

Referencias:
Hotelmarketing.com
USA Today
Nasdaq

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