O que é CRO – Conversion Rate Optimization

[:pt]O que é CRO? É a sigla para Conversion Rate Optimization, que podemos traduzir de modo simples para “otimização da conversão”. Significa um conjunto de técnicas e estratégias onsite para orientar o usuário a concluir uma ação, que pode ser uma compra, um cadastro ou um envio de formulário, por exemplo.

Como fazer CRO?

Primeiramente, é necessário contar com a tecnologia, ter uma equipe multidisciplinar e/ou um parceiro dedicado ao projeto de CRO, que é constante, mutável e demanda atenção e adaptação todo o tempo.
O CRO é 100% focado no usuário, baseando-se em seus comportamentos, que vão orientar as melhorias e a otimização da experiência. São analisados os movimentos dos olhos, da barra de rolagem, do mouse, do clique e outras atitudes de navegação.
Assim, os principais elementos que fazem parte de uma iniciativa de otimização da conversão são:
1. Uso de dados
Tirar proveito dos dados onsite e offsite é fundamental para elevar as conversões online. Partindo do princípio de que sua empresa já possui data services e consegue se comunicar com o cliente certo, na hora certa e pelo canal certo, trazendo audiência qualificada aos sites, gerando tráfego engajado, agora é pensar em como esse consumidor vai se comportar na plataforma de vendas.
Conhecer profundamente o cliente e eliminar barreiras para fazê-lo alcançar seu objetivo só é possível por meio do uso inteligente dos dados.
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 2. Análise de usabilidade
Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante (Wikipédia).
O que é uma tarefa importante dentro do site para seu negócio? Para a maior parte das empresas é a conclusão da compra. Dessa maneira, faz parte do CRO a análise da usabilidade do site para implementar melhorias que ajudem o usuário a realizar a ação.

Mapa de movimentação de mouse
Mapa de movimentação de mouse

3. Testes A/B e multivariado
Nada é efetivo se for baseado no internacionalmente conhecido “achômetro”, vulgo “chutômetro”. Brincadeiras à parte, os testes A/B e multivariados são elementos fundamentais para entender o comportamento do usuário e conduzi-lo ao objetivo final.

Alguns exemplos

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Quero aplicar um projeto de CRO no meu site

Como falamos ontem, isso só é possível se houver gente comprometida com o apoio da tecnologia. É o caso da Oracle Maxymiser, desenvolvida para o tema. Com a aquisição da Intuitive, agora a Pmweb conta com a solução e expertise no time.
De toda forma, o importante é olhar para o negócio online e entender que é possível vender mais, basta otimizar os esforços.
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