Morre ou não morre? O futuro do e-mail marketing

14/07/15

E-mail marketing é uma dessas ferramentas que as pessoas matam dia sim, dia também. Mas, diante de seu permanente poder de gerar tráfego e vendas, é muito improvável que ele vá sucumbir. Então, em vez de ficar “agourando” o e-mail marketing, é melhor considerá-lo como um meio de comunicação consolidado, que irá se desenvolver bastante nos próximos anos.

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A Econsultancy conduziu uma pesquisa com profissionais de marketing e pediu para os respondentes identificarem as três áreas de foco para suas campanhas de e-mail marketing em 2015. Também solicitou que eles dessem uma visão de longo prazo sobre a ferramenta, olhando cinco anos para frente. Resumidamente, os resultados concentram-se em marketing automation e marketing comportamental. Vejam os principais tópicos analisados.

O foco do e-mail marketing em 2015

A resposta mais comum na pesquisa foi campanhas automatizadas (29%), citando que essa estratégia teve um crescimento de 12% em relação a 2014. A capacidade de automatizar e individualizar a comunicação com os clientes é uma parte essencial do futuro personalizado que os profissionais de marketing prevêem.

Além das campanhas automatizadas, os participantes da pesquisa estão propensos em focar na estratégia e no planejamento das campanhas, na qualidade dos dados, nas mensurações e nas análises (totalizando 25%). Curiosamente, a proporção de empresas que vêem design e direitos autorais como um ponto focal em 2015 aumentou em 42% desde o ano passado.

Quais três áreas de e-mail marketing que você realmente precisa se concentrar em 2015?

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O e-mail marketing em 2020

Mas e sobre a visão de longo prazo? Como os profissionais de marketing pensam que o e-mail irá desenvolver nos próximos cinco anos?  Longe de pensar que o e-mail está morrendo, apenas 9% dos entrevistados concordaram que o e-mail marketing está a caminho de se tornar redundante. Em vez disso, a maioria dos entrevistados (84%) acredita que é provável que o e-mail  se torne totalmente integrado com outros canais de marketing. Essa integração já é possível em plataformas de cross-channel marketing, como a Oracle Responsys Marketing Suite.

Um outro dado: 74% acreditam que o e-mail continuará a ser um dos maiores canais para a entrega de ROI, enquanto 76% acreditam que todas as mensagens serão completamente personalizadas.

Pensando à frente cinco anos para o futuro, por favor, indicar se concorda ou discorda com as seguintes afirmações:

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E, finalmente, os entrevistados também foram convidados a olhar para a frente cinco anos e prever a única grande mudança para e-mail marketing. Dados, conteúdo e personalização foram os temas mais proeminentes. Aqui está uma seleção de algumas das respostas literais:

“Acho que personalização irá além do conteúdo do e-mail. Será sobre como alcançar a pessoa certa na hora certa com o conteúdo certo para o dispositivo correto. Vamos nos afastar de campanhas de e-mail enviadas de uma vez só e espalhadass ao longo de dias, semanas, meses, para criar uma experiência verdadeiramente personalizada.”

“A otimização para dispositivos móveis já está despertando mudanças e espero que isso continue. Eu esperaria que o e-mail marketing se torne ainda mais direcionado às necessidades específicas do cliente e mais integrado com aplicativos.”

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