[:pt]Monitore sua campanha de email marketing pelo Google Analytics, por Adriane Fernandes[:]

[:pt]Monitorar as campanhas digitais e mensurar seus resultados é fundamental para otimizarmos as estratégias e aumentarmos a receita. Além das opções de acompanhamento da sua ferramenta de email marketing, é possível monitorar o desempenho também pelo Google Analytics. O procedimento é simples e não requer configurações no Analytics, apenas parametrizações nas URLs.
Como fazer?
Passo 1: Defina as URLs que deseja monitorar
É importante que você monitore as principais URLs do email, como os endereços para os produtos ou botões call to action. As URLs devem ser do mesmo domínio do site configurado em sua conta Analytics.
Passo 2: Parametrize as URLS
Definidas as URLs, agora acesse a ferramenta do Google chamada “Criador de URL Parametrizada”.
Personalize cada uma das URLs e preencha os campos de acordo com sua campanha. São cinco campos disponíveis para parametrização, e três destes campos são de preenchimento obrigatório. Confira a função de cada um deles abaixo:
utm_source: É a origem da campanha, onde você informa de onde este acesso está vindo. Nesse cenário, você pode preencher com o nome da ferramenta de email que está utilizando, por exemplo. Esse campo é de preenchimento obrigatório.
utm_medium: Corresponde ao tipo de mídia utilizada, como email marketing, adwords ou Facebook. Nesse cenário, você pode preencher com “email”. Esse parâmetro é de preenchimento obrigatório.
utm_term: Corresponde ao termo da campanha. Não é de preenchimento obrigatório, mas você pode utilizar para identificar palavras-chaves específicas dentro do email.
utm_content: É um parâmetro de preenchimento não obrigatório, porém muito útil para identificar como conteúdos diferentes desempenham-se entre si: os chamados “Teste A/B”. Você pode avaliar qual cor de botão traz mais conversão para o seu email, por exemplo. Para isso, personalize todos os passos das URLS até aqui de forma igual e modifique somente este item, preenchendo com a cor de cada botão. No email, adicione a URL parametrizada no email de cor correspondente e aguarde os resultados.
utm_campaign: É o nome da campanha. Geralmente é utilizada para nomear as campanhas de Adwords. Nesse cenário, você pode utilizar termos úteis para distinguir essa campanha de email das demais. Este campo também é de preenchimento obrigatório, afinal, ele nomeia a campanha.
Como monitorar emails via Analytics
Sua URL parametrizada ficaria assim:
http://www.meusite.com.br/?utm_source=responsys&utm_medium=email-marketing&utm_term=campanha-inverno&utm_content=botao-verde&utm_campaign=Inverno%202014
Passo 3: Utilize as URLs parametrizadas no seu email:
Parametrizar uma URL não altera seu funcionamento, apenas adiciona informações úteis para o Analytics realizar a coleta de dados.
Pronto! Com as URLs parametrizadas no seu email, você já pode disparar a campanha. O próprio Google Analytics irá detectar esses parâmetros e listará os dados de acesso originados dessa campanha na sessão “eventos”. Não esqueça que o Google Analytics pode demorar até 24 horas para atualizar os dados.
Os dados monitorados pelo Google Analytics estarão disponíveis na seção “Aquisição”, dentro de “Campanhas”. Ao visualizar esse campo, você terá acesso ao comportamento específico do público da sua campanha de email marketing.
Como monitorar emails via Analytics
Com todas essas informações, basta analisar e comparar os dados para otimizar suas ações para as próximas campanhas!
Autora:  Adriane Fernandes, analista de SEO.[:]