Mobile Marketing – 5 fatores a considerar para uma campanha efetiva

[:pt]Mobile marketing é um assunto que não esgota. As pessoas usam seus celulares e tablets para cada vez mais coisas. Estamos o tempo todo conectados. Precisamos mesmo continuar falando sobre isso? Sim, precisamos.
Eles mudaram a maneira como as pessoas fazem de tudo, desde se comunicarem até consumirem informações. Agora, os dispositivos móveis estão reformulando a maneira como os consumidores compram produtos e serviços – e isso está acontecendo a uma velocidade vertiginosa.
Já sabemos que 86% das pesquisas de compras passam por aparelhos mobile. E outros números envolvidos são surpreendentes. Em países em desenvolvimento como a Índia, para muitas pessoas, a sua primeira experiência da internet se dá através de um dispositivo móvel, portanto usá-los para compras parece muito natural. Estima-se que, em 2018, a região da Ásia e do Pacífico serão responsáveis por quase 50% dos mais de US $ 600 bilhões gastos globalmente em bens e serviços adquiridos via mobile.
Para o marketing, essas tendências representam uma enorme oportunidade. Os dispositivos móveis oferecem novas maneiras de se conectar com os clientes e aprender mais sobre seus desejos, gostos e padrões de gastos. Uma campanha de mobile marketing adequadamente planejada e executada pode fazer uma grande diferença para a base de vendas de uma empresa.

1. Pense mobile, pense cross-channel

Dentro do espaço de mobile marketing, há uma gama de opções de comunicação. Enquanto aplicativos são responsáveis por 80% do tempo que as pessoas passam em seus dispositivos, elas também usam e-mail e SMS. Ao invés de apenas se concentrar em um canal, campanhas eficazes combinam todos. Você pode começar por incentivar um cliente a baixar um aplicativo, mas também utilizar os canais de push, tais como SMS e e-mail para entregar mensagens personalizadas.

2. Use dados para melhorar sua estratégia mobile

Quando um cliente faz o download de um aplicativo, a marca está recebendo uma grande oportunidade para capturar informações valiosas. Isto pode incluir qualquer coisa: o sistema operacional, o tipo de aparelho, como e onde o aplicativo é usado. Grande parte da informação é recolhida automaticamente e pode ser usado para adaptar futuras comunicações. ofertas personalizadas podem ser feitas o que aumenta muito a probabilidade de futuras compras. É importante, porém, de ser contido com o volume de comunicação de modo a não irritar potenciais clientes.

3. Desenvolva uma visão holística das interações com os consumidores

Ao reunir informações de todos os pontos de contato (email, SMS, aplicativos e web) uma imagem ainda mais clara do cliente pode ser obtida. Por exemplo, navegação na web e histórico de compras podem ser usados para personalizar mensagens e proporcionar a oportunidade de criar ofertas exclusivas. Ao invés de marketing para grandes grupos, a segmentação pode ser trazida à individualização. Aqui uma plataforma de gestão de dados (DMP) pode ajudar. Este software gere gastos com marketing em toda uma gama de canais e trilhas sucesso da campanha. Usando os insights recolhidos, os profissionais de marketing podem ter certeza de que as campanhas estão sendo tão eficazes e eficientes quanto possível.

4. Não esqueça do SMS

O SMS é uma mina de ouro esquecida. Enquanto a atenção tende a concentrar-se no desenvolvimento de aplicativos, é importante não esquecer uma tecnologia muito mais velha: SMS. Mesmo as pessoas sem smartphones podem receber e responder mensagens de SMS, tornando-as uma escolha de comunicação muito eficaz.
Uma recente pesquisa constatou que 90% das mensagens SMS são abertas e lidas nos primeiros 90 segundos de seu recebimento. Isto torna-as muito mais eficazes do que o e-mail marketing e seu alcance pode ser melhorado quando combinado com outros canais de marketing.

5. Comprove o valor da sua estratégia mobile

No final do dia, tudo é sobre ROI. Por esta razão, é importante para definir metas claras desde o início. Pode ser o número de aplicativos instalados, o número de respostas por SMS, visitas ao site ou o volume de compras geradas via mobile. Ter objetivos específicos permite que você acompanhe o sucesso de uma campanha e rapidamente faça as melhorias necessárias.
Mobile marketing é um método muito poderoso para marcas conectarem-se com pessoas. A capacidade de personalizar mensagens com base em dados recolhidos significa campanhas não possíveis anteriormente. Interações podem ser monitoradas para determinar o sucesso e futuras campanhas desenvolvidas a partir de uma compreensão do mercado.
O futuro do mobile marketing é agora. Você está pronto para isso?
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