Highlights do nosso workshop de Black Friday 2019

01/10/19

A Black Friday é uma das datas comerciais mais aguardadas pelos consumidores e pelos varejistas do país. Em comparação com 2017, houve um crescimento de 25% no faturamento dos quatro dias
da Black Friday de 2018¹. Um cenário mais conservador, prevê para esse ano um aumento de 4% e, por isso,
é importante ter estratégias bastante alinhadas para garantir os melhores resultados.

Na última semana de setembro, realizamos um workshop com palestras do nosso time e de parceiros convidados, trazendo dicas, tendências e recomendações para auxiliar no planejamento dos nossos clientes para a Black Friday 2019.

E-mail Marketing | Performances e Insights

Na palestra da Érica Ortiz do time de Client Insights, vimos que há uma alta variação de engajamento durante a Black Week (a semana que acontece a Black Friday), com índices de Open Rate menores e percentuais de CTO cada vez maiores. Essa queda no OR se dá pelo alto volume de envios nesse período, mas ainda assim há crescimento no volume total de aberturas. Por isso, não devemos nos preocupar com essa leve queda no OR.

Embora a Black Friday seja uma sazonalidade potente para recuperar as bases inativas, há alguns cuidados que precisão atenção, como:

1. Não enviar e-mails para contatos que já deram opt-out.
2. Segmentar os envios por interesse do público.
3. Fracionar os envios para base de não engajados.

Na última semana de outubro, há um período de queda no faturamento das vendas online. Isso ocorre porque o consumidor está se preparando para a Black Friday e por isso, é recomendado gerar oportunidades para criar estratégias de aproximação com o cliente para evitar essa queda nos resultados.

Uma estratégia de ouro é a aposta em campanhas por behavioral targeting, pois em comparação com desempenho de campanhas entre novembro e outubro, há crescimento em 245% em faturamento e 42% em participação. O tipo de campanha que possui melhor performance é a de carrinho abandonado, onde a participação aumenta em 59% em novembro. São números que demonstram que vale a pena dedicar esforços para campanhas de behaviour targeting.

Outras dicas importantes são:

Garantir estratégias omnichannel, estimulando o comportamento multi canal com experiências no site, app e loja física.

Captar cadastros de clientes nas lojas físicas.

Facilidades no processo de compra do consumidor, como por exemplo: Troque na loja ou Clique e Retire.

Oferecer benefícios como parcelamento de valores e frete grátis.

Entregabilidade | Antes, durante e depois da Black Friday

Para mantermos uma boa reputação de envios de e-mail marketing antes, durante e depois da Black Friday, Marcus Souza contou sobre como é importante utilizar todo o potencial de diferentes segmentações de bases para provar aos ISP’s (provedores de e-mail como hotmail, gmail, yahoo e outros) que somos bons rementes, mesmo com alto volume de envios.

Alguns dos principais fatores positivos que garantem a reputação do remetente são:

1. Interação com e-mail (abertura, clique e encaminhar, por exemplo).
2. Adicionar à lista de contatos.
3. Marcar como “isto não é um spam”.

Já os pontos negativos que comprometem a reputação, são:

1. Reclamações de spam.
2. Soft Bounce e Hard Bounce.
3. Deletar e-mails sem ler.

Antes de iniciar o período de Black Friday, é importante garantir a limpeza dos dados (não enviar para bounces, por exemplo) e desenvolver um planejamento de envio para a base desengajada e inativa.

Durante a Black Friday, é recomendado garantir segmentações e personalizações para aumentar a chance de abertura e demais interações com o e-mail. Por fim, após a Black Friday, é fundamental monitorar e mensurar a reputação e métricas obtidas para garantir o plano de envios com foco em manutenção e recuperação do IP.

CRO | Otimização de conversão e ações ágeis na Black Friday

Melhorar o site para orientar o usuário a tomar uma determinada atitude (compra, cadastro, envio de formulário, entre outros) através de testes A/B e personalizações são estratégias chave para compreender os gatilhos que engajam o consumidor.

Luiz Fernando Bittencourt contou algumas dicas de ouro sobre CRO que podem fazer toda diferença durante a Black Friday, como:

1. Contagem regressiva, para aumentar a expectativa da chegada da grande data.
2. Lightbox de captura de leads, para renovar a base, aumentar o tráfego de clientes identificados no site e garantir leads qualificados.
3. Personalizar todas as páginas do site de acordo com o guide line de Black Friday da marca.
4. Desenvolver testes com alteração de linguagem quanto à abordagem da promoção. O que pode engajar mais o seu cliente: apresentar R$100 de bônus na compra dele ou 30% de desconto?
5. Estimular senso de urgência, como ações como cronometro no carrinho de compras
e check out.

Gostou dessas dicas? Fique ligado nas nossas comunicações que vem muito mais por aí!

1 Fonte: E-commerce Brasil https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/e-bit-nielsen-e-commerce-
fatura-26-bi-alta-de-23-na-black-friday/

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