[:pt]Black Friday 2016: dicas de data driven marketing[:en]Black Friday 2016: data driven marketing tips[:es]Black Friday 2016: consejos de data driven marketing[:]

[:pt]A Black Friday 2016 promete bater outro recorde de vendas. No que depender do consumidor brasileiro, esse objetivo será alcançado.

84% dos consumidores online devem comprar na sexta dos descontos, levando a um faturamento de R$ 2,1 bilhões, conforme pesquisa do Ebit.

Como as pessoas preferem saber das ofertas

Questionados ainda se desejam receber informações (como dicas, ofertas e promoções) nos dias que antecedem a data, 85% dos entrevistados disseram que sim. Dentro deste grupo, 87% afirmaram ter o e-mail marketing como canal preferido para esse fim. Na edição de 2015, pudemos observar o quanto as campanhas de e-mail fizeram pelas metas de Black Friday.
Sabemos que o e-mail é a plataforma responsável por grande parte das vendas que ocorrem no período, então é preciso dar uma atenção especial às campanhas, com foco em data driven marketing.
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Data driven marketing

Os dados são os responsáveis por entregar a comunicação certa para a pessoa certa e no momento certo. Durante o período de Black Friday que vai até a Cyber Monday, o marketing orientado a dados vai garantir que as estratégias levem em conta dados como histórico e preferências de consumo, comportamento de navegação e interesse. Assim, a comunicação se torna relevante e faz sentido na hora de fechar um negócio. Nosso time de especialistas preparou algumas dicas de data driven marketing para que o período promocional seja um sucesso.

Captação da base de contatos

Já sabemos que a imensa maioria de brasileiros online pretende comprar na Black Friday. Assim, o início das estratégias se dá na captação de uma base de contatos interessada nas ofertas. Nossas sugestões:
– Landing page: contendo opt-in, contagem regressiva para a promoção, ofertas em destaque e regras da promoção.
– Progressive profiling: para compreender quais itens ou categorias o cliente gostaria de receber as ofertas.
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Incentivo ao app

Datas promocionais como a Black Friday são uma ótima oportunidade para informar aos clientes sobre os diferentes pontos de contato com a marca. É, portanto, possível oferecer incentivos e benefícios para usuários que vão utilizar o mobile e criar ofertas especiais por canal.
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Incentivo à compra com um clique

Na Black Friday a disponibilidade de produtos é limitada e, durante a compra, o cliente pode não conseguir fechar o negócio, gerando um momento de frustração.
Assim, é importante o incentivo para antes das ofertas iniciarem os clientes cadastrarem seus dados e habilitarem a compra com 1 clique para não correrem o risco de perderem oportunidades.

Pode campanhas para toda base?

Durante os envios da Black Friday é muito comum utilizar estratégias de batch and blast, ou seja, envios não segmentados para uma grande base de contatos. No entanto, isso não exclui diversas possibilidades de personalização: insira nos seus e-mails vitrines com produtos navegados ou de interesse do consumidor para aumentar sua conversão.
Além disso, você pode criar regras automatizadas para impulsionar suas estratégias como o Abandono de Carrinho e Interesse por Navegação. Como a Black Friday é pautada pela busca do melhor preço dê um último incentivo para o seu cliente fechar a compra.
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Cyber Monday

A primeira segunda-feira depois da Black Friday é uma ótima oportunidade para vender produtos que ainda estejam disponíveis e manter o nível de engajamento dos seus clientes. Novamente é importante respeitar o interesse dos seus clientes: ofereça produtos de interesse que por algum motivo não foram comprados durante a Black Friday e mantenha uma mesma política de descontos e ofertas.
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Pós-venda

Lembre-se da lógica: não basta vender, é necessário entregar. Em datas comemorativas e de alto fluxo de vendas podem ser comum atrasos ou problemas com o pós-venda dos consumidores. Pense em regras de relacionamento automatizadas para clientes que estão com problemas na entrega do produto e se prepare para atender chamadas em canais de relacionamento como o SAC e as redes sociais. A reputação das marcas nesse sentido se torna um importante indicativo do respeito ao consumidor.

E depois da Black Friday?

A Black Friday é uma ótima oportunidade para o início do relacionamento, um primeiro passo de uma grande jornada.
Aproveite o opt-in e a primeira compra no período para manter o relacionamento ao longo do próximo ano com ofertas relacionadas com o que a pessoa comprou. Para que este não seja só um cliente de Black Friday, mas de todas as datas.[:en]The Black Friday 2016 promises to hit another sales record. As far as the Brazilian consumer is concerned, the the projections are about to come true.
84% of online consumers plan on using the discounts on Friday, leading to a revenue of R$ 2.1 billion, according to an Ebit research.

How people want to access offers

85% of respondents still want to receive information (such as tips, offers and promotions) in the days before the BF. Within this group, 87% said they email marketing as the preferred channel for this purpose. In the 2015 edition, we could observe how email campaigns made an impact on Black Friday goals.
We know that email is the platform responsible for much of the sales that occur in the period, so you should give special attention to campaigns, focusing on data driven marketing.

Data driven marketing

The data is responsible for delivering the right communication to the right person at the right time. From Black Friday to Cyber Monday, marketing oriented data will ensure that strategies take into account search and purchase history and preferences, browsing behavior and interests to make communication relevant and meaningful at the time of closing a deal. Our team of experts has prepared some data driven marketing tips to make this promotional weekend a success.

Capture of the contact base

We know that the vast majority of online Brazilians plans to buy on Black Friday. Thus, the beginning of the strategies takes place in the capture of a contact base interested in the offers. Our suggestions:
– Landing page: containing opt-in countdown for the promotion, featured offers and promotion rules.
– Progressive profiling: to understand which items or categories the customer would like to receive offers.

App incentive

Promotional dates as Black Friday are a great opportunity to inform customers about the different points of contact with the brand. It is therefore possible to offer incentives and benefits for users who will use the mobile and create special offers per channel.

Encouraging one-click purchase

Black Friday product availability is limited and during the purchase the customer may not be able to close the deal, creating a moment of frustration.
Therefore, it is important to incentive people to fill in their profile info before the offers start to enable one-click purchase to avoid the risk of losing opportunities.

Are campaigns for the entire base ok?

During shipments from Black Friday is very common to use batch and blast strategies, ie items not targeted to a large base of contacts. However, this does not rule out several possibilities for customization: insert in your emails with windows browsed products or consumer interest to increase your conversion.
Also, you can create automated rules to boost strategies as Cart Abandonment and Navigation by Interest. Since Black Friday is marked by the search for the best price, give a final incentive so your customer closes the deal.

Cyber Monday

The first Monday after Black Friday is a great opportunity to sell products that are still available and keep the customer engagement level high. Again, it is important to respect the interests of your clients: offer products of interest for some reason were not purchased during Black Friday and keep the same policy of discounts and offers.

After sales

Remember the logic: you’re not just selling, you have to deliver. In commemorative dates and periods of high flow of sales delays or problems with the post-sale consumer may be common. Think of automated relationship rules for customers who are experiencing problems with product delivery and get ready to answer calls and questions on social networks. The reputation of brands in this sense becomes an important indication of the respect for the consumer.

What about after Black Friday?

Black Friday is a great opportunity to begin relationships with new customers, a first step of a long journey.
Take advantage of the opt-in and the first purchase to maintain the relationship over the next year with offers related to what the person bought. For this is not just a Black Friday client. If they are going to  buy again through the year, it better be in your store.[:es]El Viernes Negro 2016 promete alcanzar otro récord de ventas. En lo que dependa del consumidor brasileño, lograremos este objetivo.

En Brasil, 84% de los consumidores online debe comprar en los descuentos del viernes, lo que lleva a un ingreso de R $ 2,1 mil millones, dice investigación de Ebit.

A medida que las personas prefieren conocer las ofertas

Cuestionados si todavía deseaban recibir informaciones (tales como consejos, ofertas y promociones) en los días previos a la fecha, el 85% de los encuestados dijo que sí. Dentro de este grupo, el 87% dijo que email marketing es su canal preferido para este propósito. En la edición de 2015, pudimos observar cómo las campañas de email beneficiaron el Viernes Negro.
Sabemos que el email es la plataforma responsable por gran parte de las ventas que se producen en el período, entonces es necesario prestar especial atención a las campañas, centrándose en la fecha de comercialización impulsado.

Data driven marketing

Los datos son responsables por la entrega de la comunicación correcta a la persona correcta en el momento correcto. Durante el período de Black Friday hasta el Cyber Monday, el marketing orientado por datos se asegurará de que las estrategias tengan en cuenta los datos de histórico, como las preferencias y consumo, el comportamiento de navegación e intereses. Así la comunicación se hace importante y tiene sentido en el momento de cerrar la venta. Nuestro equipo de expertos ha preparado algunos consejos de data driven marketing para que el período promocional sea un éxito en su empresa.

Captación de base de contactos

Sabemos que la gran mayoría de los brasileños online planean comprar en el Viernes Negro. Por lo tanto, el principio de las estrategias se lleva a cabo en la captura de una base de contactos con interés en las ofertas. Nuestras sugerencias:
– Landing page: que contiene opt-in, contador para la promoción, presentado ofertas y reglas de la promoción.
– Progressive profilling: para entender qué elementos o categorías que el cliente desea recibir ofertas.
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Fomentar el app

Fechas de promoción como el Black Friday son una gran oportunidad para informar a los clientes sobre los diferentes puntos de contacto con la marca. Por lo tanto, es posible ofrecer incentivos y beneficios para los usuarios que vayan a utilizar el móvil y crear ofertas especiales por canal.

Fomentar la compra con un click

La disponibilidad de productos en el Black Friday es limitada y durante la compra el cliente puede no ser capaz de concluir la compra a tiempo, creando un momento de frustración.
Por lo tanto, es importante incentivar los clientes para informar sus datos antes del inicio de la promoción y autorizar la compra con un clic para evitar el riesgo de perder oportunidades.

Puedo hacer campañas para toda la base?

Durante los envíos de Black Friday es muy común el uso de estrategias de batch and blast, es decir, envíos que no son segmentados para una gran base de contactos. Sin embargo, esto no descarta varias posibilidades de personalización: inserte en su email promocional vitrinas de productos visualizados o de interés de los consumidores para aumentar su conversión.
Además, usted puede crear reglas automatizadas para impulsar sus estrategias como el Abandono de la Compra o Interés por Navegación. Como el Black Friday se caracteriza por la búsqueda del mejor precio, dale un último incentivo a su cliente para cerrar la compra.

Cyber Monday

El primer lunes después del Viernes Negro es una gran oportunidad de vender productos que todavía están disponibles y mantener su nivel de compromiso con el cliente. De nuevo, es importante respetar los intereses de sus clientes: ofrecer productos de interés que, por alguna razón, no fueron comprados durante el Viernes Negro y mantener la misma política de descuentos y ofertas.

Post venta

Recuerde la lógica: no hay que sólo vender, hay que entregar. En fechas conmemorativas podrán ser comunes los retrasos o problemas con el post-venta al consumidor. Pensar en reglas de relación automatizadas para los clientes que están experimentando problemas con la entrega del producto y esté listo para responder a las llamadas en los canales sociales como SAC y las redes sociales. La reputación de las marcas en este sentido se convierte en una importante indicación del respeto por el consumidor.

Y después del Black Friday?

El Black Friday es una gran oportunidad para el inicio de la relación, el primer paso de un largo viaje.
Aproveche el opt-in y la primera compra para el mantenimiento de la relación durante el próximo año con ofertas relacionadas con lo que la persona compró. Pues este no es sólo un cliente Black Friday, pero de todas las fechas.[:]