Report de tendências para o varejo 2019

Todo ano a KPMG lança o seu Retail Trends Report, e como não seria diferente, o de 2019 está recheado de insights, novidades e dados sobre o que envolve o setor do varejo. Destacamos abaixo os principais tópicos do estudo e algumas ideias que merecem ser observadas. O material completo você pode encontrar aqui.

2019 está pronto para ser um ano de transformação para o varejo. A tecnologia continua a alterar as regras de engajamento, os consumidores são mais exigente do que nunca, e fazê-los perceber sua marca em meio a todo o barulho do mercado é o maior desafio.

  • De “nós” para “eu”: A hiper-personalização é o próximo passo em nossa obsessão com os dados?
  • Consumidores entendem mais de preço: Como os consumidores conscientes dos preços e orientados por valores estão transformando o setor?
  • A crescente da voz: Como a tecnologia de voz e o aumento do conforto do consumidor na utilização de robôs estão mudando o cenário da indústria.
  • O varejo experimental está criando vida: Os varejistas estão ativamente experimentando experiência como sua ferramenta mais poderosa para ganhar e reter clientes.
  • Compras sustentáveis são uma realidade: A responsabilidade social não é mais apenas uma opção. O movimento “planeta amigável” tem cada vez mais impulso. Consumidores estão comprando com emoção e valores tanto quanto com suas carteiras.
  • A “moeda social” será cada vez mais transacional: Sua empresa está aproveitando as oportunidades de construção de marca nas mídias sociais?  A mídia social está incorporada em muitos clientes e em suas viagens de compra. Os varejistas precisam se envolver ativamente com essas ferramentas da mesma forma que os consumidores, e cada vez mais usá-las como principal ponto de interação entra clientes, marcas e empresas.
  • Da transação ao prestador de serviço: Aproveitar o poder da plataforma é essencial, mas desafiador. Plataformas estão se desenvolvendo e criando soluções e produtos que eles estão oferecendo diretamente aos varejistas, mas em troca eles coletarão os dados. A a ser respondida é, com qual você vai colaborar?