[:pt]Pense além do mobile-first e conquiste clientes[:en]Think beyond mobile-first and attract customers[:es]Piense más allá del mobile-first y gane clientes[:]

[:pt]Até alguns anos atrás, a experiência nas telas pequenas era subestimada pelos profissionais do marketing digital, que viam o canal como um ecossistema secundário e imaturo. Hoje em dia, mobile é estratégia principal, as outras que a acompanhem.
A liderança do mobile em índice de crescimento anual é uma realidade:
// é a plataforma onde 80% do engajamento em plataformas sociais acontece, de acordo com a comScore
// 
dois terços do volume  total de e-mails são abertos em dispositivos móveis, conforme eMarketer
// o canal é o único que permite explorar recursos de rich push e SMS
// 60% da receita dos anúncios do Google vem de acessos mobile

Investir na experiência em todos os pontos de contato é parte essencial da estratégia se quisermos criar uma conexão com os novos perfis de consumidores.

O desafio mobile

“Experience is the new marketing.”
Steve Cannon, CEO da Mercedes Benz USA

Apesar de todo o impacto gerado pelo mobile, muitos profissionais ainda estão cometendo o erro de reciclar velhas estratégias de desktop para as plataformas móveis, levando uma faca para um duelo de armas. Para entregar uma experiência relevante e consistente, a estratégia precisa contemplar as particularidades da plataforma na qual será inserida. Do contrário, não podemos esperar por engajamento. 
O usuário apresenta um comportamento diferente no mobile, buscando o resultado instantâneo e se mostrando aberto à interação. O desafio está em conquistar a atenção desse usuário, que não dedica muito tempo a um conteúdo extenso e sem apelo visual. Esse consumidor empoderado descarta conteúdo com a mesma facilidade em que entra em contato com ele. Desta forma, as marcas têm uma janela de segundos para criar uma conexão com ele através da experiência online.

Micromomentos são oportunidades

Ao contrário dos fãs do desktop que chegam a passar horas lendo, navegando e pesquisando na internet, os usuários móveis vivem no micro-momento: aí está a grande oportunidade de criar uma conexão. Micro momentos são pontos de contato extremamente relevantes dentro da jornada do consumidor e, somados, definem o rumo do relacionamento e também da conversão. Mas primeiro, precisamos dar uma atenção a três fatores:
// Quem é o meu público?
// Que tipo de interação quero ter com ele?
// O que ele tem a ganhar com isso?
E não estamos falando necessariamente de dinheiro: o valor da interação pode estar no entretenimento, no aspecto social ou até na informação contida nessa interação. Descubra o que agrega valor à sua audiência e fortaleça a estratégia online através dos diferentes pontos de contato. A multiplicidade de canais veio para somar, seja através de push, e-mail, SMS, sites mobile ou redes sociais.
E-mail marketing
A Pepsi, aliada à Round Table Pizza, ofereceu uma experiência mobile-first de sucesso através de uma campanha de e-mail marketing: a parceria rendeu uma biblioteca de jogos e atividades interativas valendo cupons de desconto, incluindo um editor de cartão de dia dos pais personalizado pelas marcas.
 

Push Notification
Outro case de sucesso é a campanha de push da L’Oréal, que engajou usuários do app e aumentou em 4,5 vezes a taxa de conversão para sua marca Carol’s Daughter. As notificações push redirecionavam para o link do quiz “What’s your Hairsonality?” (Qual é a Personalidade do Seu Cabelo, em tradução livre). A iniciativa rendeu novas campanhas, direcionadas ao público de acordo com as respostas do teste. Assim, a marca ofereceu relevância e de quebra segmentou sua base para oferecer produtos de forma mais assertiva.


Campanha SMS
Depois de construir uma lista respeitável de contatos a partir de ações na loja, a Ace Hardware combinou estratégia online com SMS para gerar carrinhos 6 vezes mais cheios de produtos. Tudo graças aos descontos aliados a conteúdo relevante, como tutoriais e vídeos valendo cupons de desconto.


Os dados são seus aliados na busca pelo engajamento. Esteja na plataforma certa, na hora certa e com a mensagem certa. E conte com a Pmweb para chegar lá.
Fonte: Modern Marketing Blog[:en]Until a few years ago, the experience on small screens was underestimated by digital marketing professionals, who saw the channel as a secondary and immature ecosystem. Nowadays mobile is the main strategy and the other platforms have to keep up with it.
The annual growth rate of mobile leadership is a reality:
 
// mobile is the platform where 80% of engagement in social media happens, according to comScore
// two thirds of the total volume of emails are opened on mobile devices, according to eMarketer
// the channel is the only one that allows you to explore rich push and SMS features
// 60% of revenue from Google ads comes from mobile access
 
Investing in experience in every point of contact is an essential part of the strategy if we are to create a connection with new consumer profiles.
 

The mobile challenge

“Experience is the new marketing.”
Steve Cannon, CEO of Mercedes Benz USA
 
Despite all the impact generated by mobile, many professionals are still making the mistake of recycling old desktop strategies to mobile platforms, bringing a knife to a gunfight. To deliver a relevant and consistent experience, the strategy needs to contemplate the particularities of the platform in which it will be inserted. Otherwise, we can’t really expect for engagement to happen.
Users behave differently on mobile, seeking instant results as they are open to interaction. The challenge is to get the attention of this user, who doesn’t spend much time on extensive content with no visual appeal. This empowered consumer discards content as easily as they find it. In this sense, brands have a time window of seconds to create a connection with them through online experience.

Micro-moments are opportunities

Unlike desktop fans who get to spend hours reading, surfing, and searching the web, mobile users live in micro-moment: there’s a great opportunity to create a connection. Micro-moments are extremely relevant points of contact within the consumer journey and, together, they define the course of the relationship as well as conversion. But first we need to pay attention to three factors:
 
// Who is my audience?
// What kind of interaction I want to have with them?
// What do they have to gain from it?
And we are not necessarily talking about money: the value of interaction may be in the entertainment, in the social aspect or even in the information contained in this interaction. Find out what adds value to your audience and strengthen your online strategy through the different points of contact. The multiplicity of channels has come to add, whether through push, email, SMS, mobile sites or social networks.

E-mail marketing

Pepsi, allied to Round Table Pizza, offered a successful mobile-first experience through an email marketing campaign: the partnership yielded a library of interactive games and activities worth discount coupons, including a customized Father’s Day card editor signed by the brands.

Push Notification

Another success story is L’Oréal’s push campaign, which used Digital Experiences to engage mobile app-users and increase eCommerce conversions for its Carol’s Daughter brand by 4.5x.
Rich push messages included links that directed app users to a fun, interactive quiz (“What’s Your ‘Hairsonality?’”), which branched off to deliver personalized, highly-relevant product offers based on the individual’s responses.

Email Marketing

After growing a sizable SMS list with a variety of in-store acquisition tactics, Ace Hardware combined digital experiences with SMS blasts to drive a huge increase in average cart size.
Each SMS blast included links to interactive coupons and helpful content like how-to guides, videos, and store finders. The brand then tailored these experiences to fit the needs of specific markets (i.e. customers in California were sent digital experiences relating to drought preparedness).

Data is your biggest ally in the quest for engagement. Be on the right platform, at the right time and with the right message. And count on Pmweb to get there.
Source: Modern Marketing Blog[:es]Hasta hace pocos años la experiencia en las pantallas pequeñas fue subestimada por los profesionales de marketing digital, que vieron el canal como un ecosistema secundario e inmaduro. Hoy el móvil es la estrategia principal y son las demás plataformas que la acompañan.
El liderazgo del móvil en la tasa de crecimiento anual es una realidad:
 
// es la plataforma donde ocurre el 80% de la participación en redes sociales, según comScore
// dos tercios del volumen total de correos electrónicos se abren en dispositivos móviles, como dice eMarketer
// es el único canal que le permite explorar las funciones de rich push y SMS
// 60% de los ingresos procedentes de los anuncios de Google provienen del acceso móvil
 
Invertir en la experiencia en todos los puntos de contacto es una parte esencial de la estrategia si queremos crear una conexión con nuevos perfiles de consumidores.
 
El desafío móvil
“La experiencia es el nuevo marketing.”
Steve Cannon, CEO de Mercedes Benz USA
A pesar de todo el impacto generado por el móvil, muchos profesionales siguen cometiendo el error de reciclar viejas estrategias de desktop en las plataformas móviles, llevando un cuchillo para un duelo de armas. Para ofrecer una experiencia relevante y coherente, la estrategia debe contemplar las particularidades de la plataforma en la que se insertará. De lo contrario, no podemos esperar por compromiso.
El usuario se comporta de manera diferente en el móvil, buscando resultados instantáneos y estando abierto a la interacción. El desafío es ganar la atención de este usuario, que no pasa mucho tiempo en un contenido extenso sin atractivo visual. Este consumidor facultado descarta el contenido tan fácilmente como lo busca. De esta manera, las marcas tienen una cuestión de segundos para crear una conexión con él a través de la experiencia online.
 

Micromomentos son oportunidades

Diferentemente de los fans de desktop que pasan horas leyendo, navegando y buscando en la web, los usuarios móviles viven en el micro-momento: hay una gran oportunidad para crear una conexión. Los micro momentos son puntos de contacto extremadamente relevantes dentro del recorrido del consumidor y, juntos, definen el curso de la relación y también la conversión. Pero primero, tenemos que prestar atención a tres factores:
// ¿Quién es mi público?
// ¿Qué tipo de interacción quiero tener con él?
// ¿Qué gana él con esto?
Y no estamos hablando necesariamente de dinero: el valor de la interacción puede estar en el entretenimiento, en el aspecto social o incluso en la información contenida en esta interacción. Averigüe qué añade valor a su audiencia y refuerce su estrategia online a través de los diferentes puntos de contacto. La multiplicidad de canales ha venido a agregar, ya sea a través de push, correo electrónico, SMS, sitios móviles o redes sociales.
 

E-mail marketing

Pepsi, aliada a Round Table Pizza, ofreció una exitosa experiencia mobile-first a través de una campaña de marketing por correo electrónico: la asociación proporcionó una biblioteca de juegos interactivos y actividades premiadas con cupones de descuento, incluyendo un editor de tarjetas del día del padre personalizadas por las marcas.

Notificación de push

Otra historia de éxito es la campaña de push de L’Oréal, que interesó a los usuarios de la app y aumentó 4,5 veces la tasa de conversión de su marca Carol’s Daughter. Notificaciones push redirigidas al link del quiz “¿Cuál es tu Hairsonality?”. La iniciativa dio lugar a nuevas campañas, dirigidas al público según las respuestas de los testes. Por lo tanto, la marca ha ofrecido relevancia y el avance ha segmentado su base para ofrecer productos de manera más asertiva.

Campaña SMS

Después de construir una buena lista de contactos a partir de campañas en la tienda, Ace Hardware ha combinado la estrategia online con SMS para generar carritos 6 veces más llenos de productos. Todo gracias a los descuentos asociados a contenido relevante, como tutoriales y videos que valen cupones de descuento.

Los datos son sus aliados en la búsqueda por el compromiso. Esté en la plataforma correcta, en el momento adecuado y con el mensaje correcto. Y cuente con Pmweb para lograrlo.
 
Fuente: Modern Marketing Blog[:]