Otimização de conversão: seu site está preparado para a Black Friday?

Se o ano de 2020 pudesse ser definido em uma palavra, essa palavra seria adaptação. As palavras de Charles Darwin, naturalista responsável por elaborar a teoria da seleção natural, não poderiam descrever melhor este momento: “não são as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis a mudanças.”

Foi o que milhões de brasileiros fizeram em tempos de pandemia e isolamento social: investiram em uma nova forma de consumo. Uma pesquisa da Nielsen apontou que 7,3 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra online durante o primeiro semestre de 2020, um crescimento de 40%. Dados mais recentes, de julho de 2020, apontam crescimento de 25% em comparação com o período pré-pandemia – o terceiro melhor mês da história do canal. 

O comportamento das pessoas mudou, mas e as empresas? Seu negócio estava preparado para esse boom do comércio eletrônico? 

A Black Friday está chegando e neste ano atípico, a expectativa é que o percentual de novos compradores seja ainda mais expressivo. Para atrair esses consumidores, o investimento em mídia própria e paga aumenta consideravelmente neste período. São réguas de e-mail, disparos de SMS, contatos via WhatsApp, ativações de push e webpush, impactos via social ads (…). Enfim, vale (quase) tudo para atrair a atenção do usuário que está sendo bombardeado de comunicações por diversas marcas.

Ok, conseguimos a atenção do usuário! E agora? 

É aqui que a maioria das marcas deixa a desejar. Quem nunca teve dificuldade para encontrar um produto, paginar uma vitrine, calcular o frete, preencher um formulário ou adicionar o cartão no momento do checkout, que atire a primeira pedra.

Não só na Black Friday, mas especialmente nesta data, os clientes estão sedentos por ofertas e a um clique da concorrência. Seu site atende às boas práticas de usabilidade? Você conhece os pontos críticos da jornada do cliente? Aquela sua hipótese tem validade?

Prazer, CRO! 

CRO é a sigla para Conversion Rate Optimization, que em português significa Otimização de Conversão. A estratégia consiste em melhorar a performance, usabilidade e experiência de um site aproveitando o tráfego que seu site já tem. Como?

  • Validando hipóteses através de testes A/B;
  • Personalizando a experiência dos usuários através do uso de dados.

Pense em CRO como uma “cortina” capaz de alterar o front-end do seu site, sem depender do seu time de TI que, especialmente nesta época do ano, está suando para garantir a performance do site para suportar o maior pico de tráfego e vendas do ano.

Tudo que precisamos é que você instale uma tag javascript no site – pode ser pelo Google Tag Manager mesmo – e nós fazemos o resto. 

  1. A concepção das telas é feita pelo time de User Experience (UX);
  2. O mapeamento de requisitos técnicos e casos de uso pelo time de Quality & Assurance (QA); 
  3. A definição de métricas para configurar os indicadores de sucesso da ação, pelo time de Web Analytics;
  4. E o desenvolvimento do código, pelo time de programadores que  pode ser feito na plataforma de sua escolha – algumas opções: Google Optimize (free), Oracle Maxymiser, Adobe Target e outras.

Separamos algumas das ações de CRO que ainda podem compor sua estratégia de Black Friday. Confira!

>> Aquece Black Friday

As semanas que antecedem a Black Friday são essenciais para o sucesso da sua estratégia! É a hora de aumentar a base, captar o interesse dos usuários e testar hipóteses.

Para aumentar sua base, invista em ações que engajem os usuários e ofereça um benefício em troca. Já pensou em uma roleta? Temos resultados que mostram um uplift de 170% no volume de e-mails captados neste formato quando comparado a uma versão tradicional de captura de leads.

Nossa roleta é totalmente adaptada a sua estratégia e identidade visual! Você define os campos que deseja coletar, os benefícios que quer oferecer e as regras de exibição – afinal, se um usuário tem como origem uma campanha de e-mail, esse é o tipo do campo que você não precisa solicitar ou se o usuário já preencheu uma vez, não precisa ser impactado novamente.

Já para entender qual abordagem de desconto performa melhor com seu público, sugerimos testar a utilização do % de desconto versus o valor em R$.

O aprendizado com essa ação deve ser explorado nas comunicações da marca em todos os seus canais, garantindo assim uma experiência unificada.

Ainda considerando as semanas e dias que antecedem a Black Friday, se você quiser dar um gostinho do que está por vir, que tal destacar produtos com um preço ou benefício por tempo limitado com um contador? Você pode incluir esse tipo de intervenção em vitrines e páginas de produto.

Durante a Black Friday

O frete é considerado um diferencial para 82% dos consumidores e 36% preferem gastar mais, adicionando mais itens no carrinho de compras, para ter o benefício de frete grátis. Portanto, se frete grátis faz parte da sua estratégia de Black Friday, aposte na barra progressiva de freteela atualiza conforme o usuário adiciona ou remove produtos do carrinho.

Este tipo de ação, além de aumentar a conversão, também aumenta o ticket médio e o número de produtos por pedido. 

De forma complementar, para incentivar a conversão, utilize a estratégia de senso de urgência. Nossa sugestão é incluir um lightbox de abandono quando o usuário demonstra intenção de sair da página.

Você pode mostrar quantidade disponível em estoque, pessoas visualizando aquele produto ou informar que o item está vendendo rápido!

Depois da Black Friday

E por fim, uma ação que pode ser utilizada durante a Black Friday para driblar a ressaca pós Black Friday, aposte em uma roleta que incentiva a recompra. Ao final de cada compra, o cliente ganha uma chance para girar uma roleta e ganhar um benefício para uma próxima compra.

A Youcom investiu nessa estratégia na Black Friday de 2019 e foi finalista no Markie Awards 2020, evento da Oracle que premia as melhores ações de Modern Marketing anualmente. A taxa de recompra nos 15 dias após a Black Friday foi de 30% veja o case completo aqui.

E aí, curtiu as dicas? Contate seu Customer Success ou entre em contato conosco, ainda dá tempo de colocar essas ações no ar para a Black Friday 2020!