Pmweb Hit The Road no Web Summit 2019

O Hit The Road, é uma experiência proporcionada pela Pmweb onde integrantes da nossa equipe, juntamente com um time de clientes viajam para uma imersão nos eventos de tecnologia de maior relevância mundial. Esse ano completamos 10 edições de HTR e estivemos presentes no Web Summit 2019 em Lisboa – Portugal, consumindo ao máximo tudo que o evento nos apresentou. Confira abaixo os highlights e números que trouxemos sobre a conferência.

Considerada a maior conferência de tecnologia do mundo¹, o Web Summit teve sua 11ª edição na semana passada em Lisboa – Portugal, e como já era esperado, o evento foi um sucesso absoluto. 

Durante os 4 dias do evento, 70.469 participantes (dos quais 46% eram mulheres) de 163 países presenciaram 1206 palestrantes divididos entre 22 palcos, que falaram sobre as principais tendências da tecnologia mundial, discutiram o futuro do planeta e realizaram conexões que gerarão muitos novos negócios e soluções. 


Ao todo, 2150 startups tiveram a oportunidade de apresentar seu trabalho para 1200 investidores de tecnologia, durante o evento que foi coberto por 2.526 jornalistas, um dos maiores números de profissionais da imprensa reunidos em uma conferência já registrados.

Os principais palestrantes que participaram do evento, abordaram questões de relevância indiscutível para o futuro da tecnologia, do meio ambiente, da economia global, entre diversas outras.
Confira o que foi destaque:

Edward Snowden e a crítica aos gigantes tecnológicos

Foto: Francisco Pereira

“O que você faz quando as instituições mais poderosas da sociedade se tornam as menos confiáveis para a sociedade?”, perguntou Edward Snowden durante a abertura da conferência.
Famoso por ter denunciado o esquema de vigilância da NSA em 2013, o analista afirma “o sistema torna as populações vulneráveis para o benefício dos privilegiados”.

A Chinesa Huawei e a internet 5G

Imagem: Luís Barra / Visão

Guo Ping, presidente da Huawei, não falou sobre polêmicas, o foco do gestor foi reforçar que “quem se juntar ao 5G vai sair ganhando”.
O líder chinês apresentou as vantagens da tecnologia 5G, que pode ser utilizada em diversas aplicações, desde “aproximar a distância entre aparelhos e nuvens”, a “aumentar segurança no ambiente de trabalho”, e até para “diagnósticos médicos”. A Coreia do Sul já atingiu um milhão de usuários de 5G em apenas 60 dias e dez países já operam a tecnologia comercialmente.

Google anuncia programa de aceleração para startups de impacto social

Imagem: Vaughn Ridley/Web Summit

Kate Brandt, Diretora de Sustentabilidade da Google, apresentou no evento o novo programa de aceleração para startups focadas em sustentabilidade. O objetivo da iniciativa é disponibilizar acesso a informação, financiamento e apoio técnico a empresas que queiram desenvolver estratégias para combater o desperdício de alimentos, o aquecimento global e a pobreza.

10 frases do Web Summit 2019 por Augusto Rocha

Nosso VP de Marketing e Vendas Augusto Rocha, participou do evento pela terceira vez e em meio a tantos insights e conteúdos incríveis, elencou 10 frases que foram ditas na conferência e que merecem atenção especial.

“Não são dados que são manipulados, são pessoas” – Edward Snowden

“Em 50 dias estamos entrando não somente em um novo ano, e sim em uma nova década, e na última tivemos quatro grandes avanços, o poder da computação, a migração para nuvem, os dados e a inteligência artificial, e as tendências para a próxima serão, juntar o digital com a computação quântica, somar mais nuvens com inovação de dados, unir o 5G com a ambient computing, e a inteligência artificial somada a inteligência geral artificial” – Brad Smith – Presidente da Microsoft

“Toda apresentação de um CMO deveria começar com os números da empresa, e se não estiver dando resultado, você não deveria estar no palco” – Kristin Lemkau, CMO, JP Morgan Chase

“O que adianta sua campanha de marketing ter diversidade e o seu board não ter nenhuma representatividade” – Zander Lurie, CEO Survey Monkey

“Nós precisamos mudar, tirar o consumidor do centro e colocar as pessoas” – Barbara Coppola, CDO IKEA

“A criatividade e estratégia são mais importantes que o orçamento” – Fernando Machado, CMO Burguer King

“Nós fomos fundados por cientistas da computação, e não por livreiros” – Werner Vogels, CTO Amazon

“Nós não estamos salvando o planeta, nós estamos nos salvando” – Christiana Figueres, Fundaddor Global Optimism

“Queremos ser a maior empresa de digital na moda” – Daniel Grieder, CEO Tommy Hilfiger

“Zuckerberg precisa colocar ações depois de suas palavras” – Margrethe Vestager – Chefe de Competitividade da União Européia

É extremamente saudável e importante que exista esse ambiente que traz novidades tecnológicas e experiências incríveis. Agora vamos acompanhar os desdobramentos de tudo que foi apresentado no evento e aguardar ansiosos pela edição do Web Summit 2020!

1 – The Financial Times./ Euronews
Dados: Web Summit