[:pt]Content marketing: dicas para hotelaria[:en]Content marketing: tips for the hotel industry[:es]Content marketing: dicas para hotelaria[:]

[:pt]Conteúdo é um dos pilares do inbound marketing, a técnica de atrair leads em vez de ir buscá-los por meio dos meios tradicionais, como a mídia paga. Content marketing é uma maneira barata de engajar o público e pode representar um diferencial de marca na hotelaria. Com a competitividade de alguns destinos, a comoditização dos preços
e a diversidade dos canais de distribuição, marketing de conteúdo servirá como reforço ao canal direto por trabalhar diretamente a experiência da marca, seus valores e o storytelling de um hotel. Além disso, conteúdo é um dos fatores mais importantes para um projeto de SEO – otimização para mecanismos de busca.
Prova de que branded content deve ser levado a sério e de que é um dos caminhos para fortificar a relação entre pessoas e marcas, a Marriott Internacional decidiu investir em conteúdo ao contratar, em 2014, David Beebe – renomado roteirista que já trabalhou para diversos estúdios, incluindo Disney-ABC, e ganhador de dois Emmies – para organizar, executar e capitanear seu Global Creative and Content Marketing, um estúdio mundial de produção de conteúdo.
Aqui no Brasil, misturar conteúdo de marca com conteúdo promocional foi uma quebra de paradigmas e vem gerado resultados surpreendentes para a rede BHG por meio do projeto O Bom de Viajar, que ganhou cinco Adrian Awards.
Olhando para esses exemplos e buscando outros, elencamos algumas dicas e algumas plataformas condutoras de conteúdo para ajudar você a construir um projeto de content marketing.

Mídias sociais

Estar nas mídias sociais não é uma opção. De uma maneira ou de outra, as empresas estão na mira dos usuários e a diferença é como as marcas se apresentam nesses meios. Participar do diálogo, oferecer conteúdo relevante, constante e bem planejado é básico.
Antes de estar nesses canais de relacionamento – e para ter um projeto de content marketing – é preciso, basicamente:
//Compreender o público que pretende atingir
//Definir postura e linguagem adequadas ao público e à marca
//Ter objetivos bem delimitados
Um bom exemplo de conteúdos com consistência e bom engajamento é o Enotel, que usa bastante conteúdo gerado pelo usuário e conta boa parte de suas histórias com a conexão pela hashtag #experienciaenotel.


Ainda sobre conteúdo gerado pelo usuário – também conhecido como UGC (user generated content) – o Club Med tem na home de seu site um mural exclusivo com fotos tiradas por hóspedes que tiveram experiências em suas unidades.
club-med
O mesmo acontece no brasileiro O Bom de Viajar, projeto da Brazilian Hospitality Group (BHG).
O-Bom-de-Viajar-UGC

Blogs

Desenvolver conteúdo proprietário e com profundidade é uma das principais vantagens de ter um blog. Ele pode abordar tudo o que permeia a experiência de viagem, desde que os temas tenham adesão à proposta da marca. Mas precisa ser atualizado constantemente para fazer sentido.
blog-the-standard
blog-hyatt

Vídeos

Uma das apostas de Beebe na Marriott com seu estúdio de conteúdo são vídeos. Com dois filmes, a websérie Two Bell Men foi um sucesso para a marca ao unir comédia a um personagem comum na hotelaria: o mensageiro.

Spotify

Quando uma marca possui uma trilha sonora, sua lembrança é muito mais forte. A música é um vetor muito forte da experiência sensorial. Seu hotel pode desenvolver playlists relacionadas ao negócio ou à experiência do hóspede e tocá-las no lobby e em outras áreas comuns, por exemplo. Trazemos de novo aqui o exemplo das playlists do O Bom de Viajar:
spotify-content-marketing

Sites de review

Por mais que sites de reviews não sejam propriamente plataformas de conteúdo, também não deixam de ser. O foco desses ambientes é a gestão da reputação online da marca, mas os comentários ali postados são importantes influenciadores na tomada de decisão de novos hóspedes. Daí a importância de ter alguém dedicado a responder e a cuidar das avaliações ali postadas.
Concluindo: content marketing é um trabalho contínuo que, se bem realizado, vai atrair as pessoas certas para o seu hotel e, quem sabe, ajudar a transformá-las em defensoras da sua marca.[:en]Content is one of the pillars of inbound marketing: the technique of attracting leads rather than going after them through traditional channels such as paid media. Content marketing is an inexpensive way to engage the public and may represent a brand differential in the hotel industry. With the competitiveness of some destinations, the commoditization of prices and the diversity of distribution channels, content marketing will serve as reinforcement to the direct channel by working the brand experience, its values and the storytelling of a hotel. In addition, content is one of the most important factors for an SEO project – search engine optimization.
Proof that branded content should be taken seriously and that is one of the ways to strengthen the relationship between people and brands, Marriott International decided to invest in content by hiring David Beebe in 2014 – a renowned writer who has worked for various studios including Disney-ABC, and winner of two Emmies – to organize, run and cheaf their Global Creative and Content Marketing, a worldwide content production studio.
In Brazil, mixing branded content with promotional content provoked a disruption of paradigms and has been generating amazing results for the BHG hotel chain through the project O Bom de Viajar (the good thing about travelling), winner of five Adrian Awards.
Looking at these examples and some others, we have listed some tips and some conductive platforms of content to help you build a content marketing project.

Social media

Being in social media is not an option. One way or another, businesses are targeted by the users and the difference is how brands present themselves in those networks. Being part of the dialogue and providing relevant, consistent and well-planned content is basic.
Before taking part in these relationship channels – and to have a content marketing project – you basically need to:
// Understand the audience you intend to reach
// Define posture and language that are adequate to the public and the brand
// Set well-defined goals
A good example of consistent, engaged content is Enotel, which uses a lot of user-generated content and a tells many of their stories with the #experienciaenotel hashtag.


Still on user-generated content – also known as UGC – Club Med has an exclusive mural in its homepage with photos taken by guests who had experiences in their units.
club-med
The same happens in Brazil with O Bom de Viajar, a project by the Brazilian Hospitality Group project (BHG).
O-Bom-de-Viajar-UGC

Blogs

Developing proprietary content with depth is one of the main advantages of having a blog. It can address everything that permeates the travel experience, but the topics must be coherent with goals of the brand and it needs to be updated constantly to be uo-to-date for the readers.
blog-the-standard
blog-hyatt

Videos

One of Beebe bets on Marriott with its content studio are the videos. With two films, the webseries Two Bell Men was a success for the brand, joining comedy to a common character in the hotel: the bell boy.

Spotify

When a brand has a soundtrack it has a much stronger presence. Music is a strong vector of sensory experience. Your hotel can develop playlists related to the business or to the guest experience and play them in the lobby and other common areas, for example. We bring back O Bom de Viajar and its playlists:
spotify-content-marketing

Review websites

As much as review sites are not properly content platforms, they also can be. The focus of these websites is to manage online brand reputation, but the comments posted there are important influencers to the new guests’ decision making. Hence the importance of having someone dedicated to respond and take care of the reviews posted there.
In conclusion, content marketing is an ongoing work that, if done well, will attract the right people to your hotel and perhaps help turn them into advocates of your brand.[:es]Conteúdo é um dos pilares do inbound marketing, a técnica de atrair leads em vez de ir buscá-los por meio dos meios tradicionais, como a mídia paga. Content marketing é uma maneira barata de engajar o público e pode representar um diferencial de marca na hotelaria. Com a competitividade de alguns destinos, a comoditização dos preços
e a diversidade dos canais de distribuição, marketing de conteúdo servirá como reforço ao canal direto por trabalhar diretamente a experiência da marca, seus valores e o storytelling de um hotel. Além disso, conteúdo é um dos fatores mais importantes para um projeto de SEO – otimização para mecanismos de busca.
Prova de que branded content deve ser levado a sério e de que é um dos caminhos para fortificar a relação entre pessoas e marcas, a Marriott Internacional decidiu investir em conteúdo ao contratar, em 2014, David Beebe – renomado roteirista que já trabalhou para diversos estúdios, incluindo Disney-ABC, e ganhador de dois Emmies – para organizar, executar e capitanear seu Global Creative and Content Marketing, um estúdio mundial de produção de conteúdo.
Aqui no Brasil, misturar conteúdo de marca com conteúdo promocional foi uma quebra de paradigmas e vem gerado resultados surpreendentes para a rede BHG por meio do projeto O Bom de Viajar, que ganhou cinco Adrian Awards.
Olhando para esses exemplos e buscando outros, elencamos algumas dicas e algumas plataformas condutoras de conteúdo para ajudar você a construir um projeto de content marketing.

Mídias sociais

Estar nas mídias sociais não é uma opção. De uma maneira ou de outra, as empresas estão na mira dos usuários e a diferença é como as marcas se apresentam nesses meios. Participar do diálogo, oferecer conteúdo relevante, constante e bem planejado é básico.
Antes de estar nesses canais de relacionamento – e para ter um projeto de content marketing – é preciso, basicamente:
//Compreender o público que pretende atingir
//Definir postura e linguagem adequadas ao público e à marca
//Ter objetivos bem delimitados
Um bom exemplo de conteúdos com consistência e bom engajamento é o Enotel, que usa bastante conteúdo gerado pelo usuário e conta boa parte de suas histórias com a conexão pela hashtag #experienciaenotel.


Ainda sobre conteúdo gerado pelo usuário – também conhecido como UGC (user generated content) – o Club Med tem na home de seu site um mural exclusivo com fotos tiradas por hóspedes que tiveram experiências em suas unidades.
club-med
O mesmo acontece no brasileiro O Bom de Viajar, projeto da Brazilian Hospitality Group (BHG).
O-Bom-de-Viajar-UGC

Blogs

Desenvolver conteúdo proprietário e com profundidade é uma das principais vantagens de ter um blog. Ele pode abordar tudo o que permeia a experiência de viagem, desde que os temas tenham adesão à proposta da marca. Mas precisa ser atualizado constantemente para fazer sentido.
blog-the-standard
blog-hyatt

Vídeos

Uma das apostas de Beebe na Marriott com seu estúdio de conteúdo são vídeos. Com dois filmes, a websérie Two Bell Men foi um sucesso para a marca ao unir comédia a um personagem comum na hotelaria: o mensageiro.

Spotify

Quando uma marca possui uma trilha sonora, sua lembrança é muito mais forte. A música é um vetor muito forte da experiência sensorial. Seu hotel pode desenvolver playlists relacionadas ao negócio ou à experiência do hóspede e tocá-las no lobby e em outras áreas comuns, por exemplo. Trazemos de novo aqui o exemplo das playlists do O Bom de Viajar:
spotify-content-marketing

Sites de review

Por mais que sites de reviews não sejam propriamente plataformas de conteúdo, também não deixam de ser. O foco desses ambientes é a gestão da reputação online da marca, mas os comentários ali postados são importantes influenciadores na tomada de decisão de novos hóspedes. Daí a importância de ter alguém dedicado a responder e a cuidar das avaliações ali postadas.
Concluindo: content marketing é um trabalho contínuo que, se bem realizado, vai atrair as pessoas certas para o seu hotel e, quem sabe, ajudar a transformá-las em defensoras da sua marca.[:]