As principais vantagens do lifecycle para a sua empresa

 As principais vantagens do lifecycle para a sua empresa

O lifecycle marketing nada mais é do que uma estratégia que tem como objetivo construir, nutrir, manter e gerar receita para os clientes com base em seu ciclo de vida. É a oportunidade de saber qual o momento mais oportuno para entrar em contato com o cliente certo, na hora certa. 

A estratégia é utilizada por diversas empresas, principalmente as que possuem e-commerce. Desta forma, é mais simples estar atento às necessidades dos consumidores e oferecer o que eles querem. 

O ciclo de vida do consumidor

Antes de começar a entender melhor sobre lifecycle marketing, é essencial saber sobre o ciclo de vida do consumidor para colocar essa estratégia em prática. 

O ciclo de vida do cliente é composto por 5 objetivos principais: alcançar, adquirir, desenvolver, reter e inspirar.

  • Alcançar: Como o próprio nome diz, tem o objetivo de alcançar o público. Isso pode ser feito através de diversos canais como e-mail marketing, WhatsApp, redes sociais, entre outros. 
  • Adquirir: É o momento da aquisição. Assim que o cliente entra em contato com a marca é preciso pensar em estratégias de preço e disponibilidade dos seus produtos.
  • Desenvolver: Assim que o cliente adquiriu um produto ou serviço da sua empresa é preciso desenvolver uma comunicação com o consumidor, visando manter ou criar um relacionamento único com a sua base. 
  • Reter: Para reter o cliente é importante que ele tenha uma boa experiência de compra. Assim, nesta etapa é importante oferecer algum desconto, convidá-lo para acessar suas redes sociais, entre outros. 

A importância da estratégia de lifecycle marketing

O mais importante desta estratégia é respeitar o momento do cliente. Para isso, é preciso entender seu ciclo de vida e em qual etapa da jornada de compras ele se encontra. Assim, você consegue elaborar uma comunicação certa, no momento certo. E o melhor: totalmente personalizada de acordo com o perfil e comportamento do seu consumidor. 

Incrível, né? Levar as estratégias de lifecycle marketing para a rotina da sua empresa, é a oportunidade de trazer soluções que aumentam suas vendas e geram mais fidelização de clientes. Isso acontece porque entendendo o ciclo de vida dos seus consumidores, é mais simples elaborar uma comunicação personalizada e efetiva com seu público. 

Tenha sempre isso em mente: o ponto-chave do lifecycle marketing é o respeito com o momento do seu cliente. 

Certo, e como é possível elaborar as estratégias de lifecycle na prática? Antes de tudo, é preciso realizar essas três etapas:

  1. Construir uma base sólida de clientes. 
  2. Investir em ferramentas que facilitem a comunicação com seu público de maneira automatizada e personalizada, como uma Marketing Cloud
  3. Analisar e acompanhar os resultados obtidos com a estratégia. 

Etapas da estratégia lifecycle

Com as três etapas feitas, agora é hora de colocar essa estratégia em prática. Uma dica é utilizar as réguas de lifecycle, elas irão facilitar o seu processo e conseguir atender as necessidades do seu cliente da melhor maneira possível. 

Essas etapas são divididas em 2 réguas das estratégias de lifecycle. São elas: relacionamento e behavior. 

Régua de relacionamentoRégua de behavior
É a régua essencial para a sua empresa, já que através dela você consegue construir uma base sólida com seus clientes e fidelizá-los de maneira personalizada.O principal objetivo dessa régua é obter vendas. Ela é enviada para clientes que estão na etapa final da jornada de compras e que não converteram. 
Pode ser utilizada em comunicação de boas-vindas, campanhas de progressive profiling e reengajamento. Pode ser utilizada com comunicações avisando sobre a baixa de preços, abandono de carrinhos, descontos, entre outros. 

Usar essas réguas em diferentes canais, seja offline ou online, pode trazer ainda mais resultados para a sua empresa. Além de mostrar ao cliente que sua comunicação é efetiva e personalizada em diferentes pontos de contato como e-mail marketing, push, SMS, WhatsApp, entre outros.

As principais vantagens do lifecycle para a sua empresa

Uma das principais vantagens é fortalecer o relacionamento com seu cliente, além de deixá-lo ainda mais satisfeito com o seu negócio por conta da boa comunicação entre marca e cliente. 

Clientes satisfeitos resultam em mais conversões para a sua empresa, já que eles aproveitam de uma boa experiência de compras e tendem a comprar novamente seus produtos ou serviços. Isso aumenta, e muito, a possibilidade de fidelizações do seu público. 

O lifecycle marketing exige da sua empresa uma boa base de dados, investimento em ferramentas efetivas, planejamento e análise de resultados. Entretanto, são ações que a curto e longo prazo garantem ótimos resultados. 

Então, que tal colocar essa estratégia em prática? 

Agora que você já entendeu o que é lifecycle marketing e como essa estratégia pode ajudar o seu negócio, é hora de colocar as mãos na massa. E claro, você sempre pode contar com a Pmweb para transformar a sua empresa e ter a oportunidade de criar um relacionamento único com seu público.

Raffa Pedrozo

1 Comment

Leave a Reply

Se inscreva para receber nossas novidades.
%d bloggers like this: