Presença digital: é importante para o seu hotel?

Escrito por Mariana Bampi, Pmweb.

Hoteleiro, você sabe por que é importante investir na presença digital do seu hotel? Ah, e lembre-se que, quando falamos em presença digital, não nos referimos apenas às redes sociais, como Instagram, Facebook e até o TikTok. Estamos incluindo aqui estratégias de mídias pagas, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, além de landing pages focadas na conversão.

O benefício principal de uma presença digital fortalecida é a visibilidade de marca e comunicação com os clientes. Afinal, é através dela que você construirá um relacionamento único com quem quer fechar negócio com o seu hotel, além de aumentar as chances de procura pelos seus serviços. Mais ainda, podemos dizer que hotéis que possuem uma presença digital de valor dependem menos de intermediários para obter lucros e fidelizar hóspedes.

Ainda não está convencido sobre a importância de fortalecer sua presença na internet? Então este texto é para você. Confira!

1 – Reduzir a dependência de intermediários 

Ei, você já parou para pensar o que pode acontecer com as suas reservas se o algoritmo das OTAs mudar? Se as taxas subirem ou diminuírem? Ou se o site no qual o seu hotel vende decidir fechar as portas aqui no Brasil? Quando a dependência de intermediários é grande, tudo isso pode gerar uma enorme dor de cabeça. 

No entanto, se o seu negócio tiver uma presença digital forte e investir em outros canais de divulgação, os problemas podem ser minimizados, o impacto absorvido e os lucros mantidos.

2 – Conquistar maior retorno sobre o investimento (ROI)

Investir em posicionamento nas OTAs pode ser ótimo para negócios novos, uma vez que é possível começar a divulgar seu hotel. Porém, para obter um crescimento sustentável, sem o pagamento de taxas altíssimas, é preciso expandir seus canais. 
Nesse sentido, o investimento em presença digital pode ser menor e levar a resultados muito positivos, se comparado ao que o mercado hoteleiro está acostumado a fazer: apostar a ficha em OTAs ou no marketing tradicional e offline.

3 – Reduzir o custo de aquisição de hóspedes 

Não é segredo que as taxas de comissões reduzem a lucratividade dos hotéis – o que torna o custo de aquisição de cliente mais e mais elevado. O segredo para superar esse obstáculo está nas reservas diretas. E quanto maior for a sua presença digital, maior é a chance de fechar reservas diretas para o seu hotel. 

Além de independência, elas representam menos gastos para atrair os clientes até o seu negócio.

4 – Nutrir um relacionamento único e duradouro com o público-alvo

Uma coisa é certa: o hóspede deseja, cada vez mais, uma experiência incrível e humanizada em suas viagens. No entanto, o que muitos hotéis ainda não entendem é que a experiência começa antes mesmo do cliente chegar às acomodações, com a pesquisa do local, o planejamento da reserva, o contato da pessoa com o motor de reservas e, por fim, a finalização da compra no site. 
Desse modo, o seu hotel precisa manter um diálogo personalizado e eficaz com cada pessoa que entra em contato com o seu negócio. Principalmente, criar um relacionamento com hóspedes a fim de satisfazê-los e torná-los promotores da sua marca. E uma boa presença digital é peça chave para tornar esse relacionamento bem sucedido.

Como fazer o seu hotel ter uma presença digital fortalecida?

  • Redes sociais

Sim, redes sociais são fundamentais para construir sua presença digital. No entanto, não pense que elas se limitam a postagens e curtidas e outras métricas da vaidade. Na verdade, são necessários conteúdos de qualidade. Lembre-se de investir em mídias sociais onde o seu público-alvo está para criar oportunidades de negócio.

  • Anúncios patrocinados

Uma das melhores formas de impulsionar a sua presença digital é por meio de anúncios pagos. O trunfo do anúncio patrocinado é gerar mais tráfego direto para o seu site, aumentando o número de visitantes para que, além das pessoas conhecerem a sua marca, elas também possam ter a experiência completa que, de fato, o seu hotel oferece e reservar diretamente com você.

Anúncios desse tipo costumam desempenhar bem no Google e em redes sociais como Facebook e Instagram.

  • Prova social ao seu favor 

Poucos conteúdos têm tanto poder de conversão quanto usar os depoimentos dos hóspedes ao seu favor.  

De acordo com pesquisas da Expedia, 72% dos brasileiros decidem por um serviço de hospedagem por recomendações pessoais. O levantamento ainda mostra que as opiniões de outros viajantes (55%) também são consideradas, bem como notícias (54%). 

Portanto, as estratégias devem estimular e facilitar o envio de avaliações dos hóspedes. Além disso, vale usar esses depoimentos em páginas estratégicas do site como argumento para o fechamento de novas vendas.

  • Produza conteúdo relevante

É fundamental criar conteúdo relevante – seja nas redes sociais ou em blog posts – para os interessados no seu destino. Guie essa produção pelo funil de vendas e construa materiais focados em atração, interesse e conversão.

Assim, além de atrair visitantes ao site, os conteúdos também ajudam a quebrar objeções de compra, tirar dúvidas e transformar a sua marca em uma autoridade do mercado hoteleiro.

Comece agora a construir a sua presença digital

A Pmweb possui mais de 20 anos de experiência no setor de hotelaria, sempre levando até os hotéis as melhores estratégias de tecnologia, marketing e CRM. 

Conte com a gente para fortalecer a sua presença digital e gerar relacionamentos únicos em escala!