Escrito por Marianna Fraga, Pmweb.
O HSMAI Adrian Awards é a principal premiação de marketing digital do setor de turismo e hotelaria mundial. Nesta última edição, realizada em 2020, o tema central foi “Melhores Práticas, Inovação e Comunidade”, com categorias relacionadas ao trabalho feito em resposta à crise mundial ocorrida devido à pandemia de coronavírus.
Parceria estratégica vence prêmios
Com mais de 600 inscrições no evento, o trabalho da Pmweb foi considerado excepcional por especialistas em hospitalidade, viagens, turismo e mídia, garantindo duas premiações com os trabalhos realizados para os clientes Tauá e Casa Hotéis. Ao total, a Pmweb já soma 60 troféus ao longo dos últimos anos, confirmando as estratégias e resultados realizados no segmento.
Os dois cases vencedores da Pmweb ganharam ouro e prata na categoria Comunicação / Gestão de Crises, onde concorriam projetos relacionados a estratégias desenvolvidas para hóspedes e grupos com reservas programadas, reagendamentos e comunicação interna, visando reduzir os impactos gerados pela pandemia no segmento, que foi um dos mais afetados em todo o mundo
Gestão de crise foi o primeiro passo estratégico dado em parceria com os clientes. Entender o comportamento do viajante, repensar processos, definir ações aliando tecnologia e marketing para redução de danos e criar campanhas de marketing para comunicar os hóspedes foram ações essenciais para minimizar os impactos e ao mesmo tempo preservar a imagem das marcas em um cenário instável.
Conheça agora mais detalhes sobre as ações premiadas da Pmweb
Não cancele, adie: a ação que valeu Ouro.
O Grupo Tauá Hotéis é responsável por cinco empresas no setor hoteleiro e reúne dois drives de negócios: lazer e eventos, em três estados brasileiros. Em sua primeira vez concorrendo ao Adrian Awards, a marca venceu com uma ação realizada diretamente no Let’s Book, o e-commerce da Pmweb, totalmente voltado para a hotelaria.
Acompanhando o avanço do coronavírus pelo mundo, o Grupo Tauá se adiantou e criou um comitê de crise muito antes da chegada do vírus ao Brasil, com objetivo de entender o cenário internacional e antecipar as medidas a serem adotadas. Com o inevitável fechamento dos hotéis, surgiu a necessidade de agir rapidamente pensando na onda de cancelamentos que era esperada, por parte dos clientes com reservas agendadas para o período em que os hotéis estariam fechados.
O Grupo Tauá entendeu que muitos clientes iriam cancelar as reservas por impulso, motivados pelo medo e pânico gerados pela pandemia. Porém, também estava ciente de que o pior momento passaria e que durante a retomada, os hóspedes poderiam viver a experiência do resort com segurança, sem deixar de abrir mão dos planos com a viagem.
Para isso, a marca contou com a tecnologia para evitar o cancelamento massivo das reservas nos meses sem operação e, consequentemente, preservar seu fluxo de caixa. A estratégia foi baseada na experiência do usuário online.
A forma mais fácil de cancelamento das reservas efetuadas seria através do Let’s Book, na área logada de cada usuário, onde existe o botão com a opção “cancelar reserva”. Com intuito de impactar o maior número de usuários possíveis, o Grupo Tauá incluiu um pop-up ativado mediante o clique em “cancelar reservas”. O pop-up era composto por uma mensagem amigável, que incentivava a remarcação da reserva. A principal mensagem era: “Não cancele, adie”.
O pop-up também era composto por um formulário, onde o usuário poderia escolher uma data para remarcação, com campos de data desejada de check-in, data desejada de check-out, campo de comentário e um CTA para “solicitar nova data”.
Após o preenchimento do formulário, um e-mail era enviado para a Central de Reservas do hotel comunicando a vontade do hóspede em mudar a reserva, junto de seus dados de contato.
Resultado:
61% dos possíveis cancelamentos transformados em adiamento
nos meses de abril, maio e junho de 2020.
Esse é um resultado excelente, uma vez que conseguiu impactar de forma global todos os hóspedes que tinham reservas confirmadas nos hotéis e contava com a tecnologia do Let’s Book para ter abrangência e escala. Pela sensibilidade do momento, oferecer proativamente para os hóspedes flexibilidade e diálogo foi fundamental para o sucesso da ação e entregou aquilo que faz parte do DNA do Grupo Tauá, um atendimento acolhedor e a satisfação dos clientes.
Em Casa com Você: relacionamento e interação com hóspedes ganha Prata.
O Casa Hotéis é uma coleção de hotéis de charme, localizada na Serra Gaúcha, tendo como diferencial ser um espaço acolhedor e natural como “estar em casa”, com um atendimento de nível excepcional e próximo de seus hóspedes.
Com a chegada da pandemia, o grupo foi obrigado a fechar as portas de seus hotéis durante 60 dias e enfrentar o desafio de manter-se próximo de seus clientes e colaboradores, garantindo a fidelização e relacionamento neste período delicado.
Através do canal de e-mail, a campanha “Em Casa com você” criou uma série de conteúdos que foram desdobradas posteriormente para blog e redes sociais. Com temas como Autocuidado, Home & Decor, Backstage, Gastronomia, Atividades para o público infantil e Curadoria, com conteúdos do momento indicados pelo Casa Hotéis, também foi desenvolvida uma campanha de e-mail com destinos para se visitar de carro, incentivando o turismo local, num momento onde não eram recomendadas viagens de avião.
A campanha começou com o objetivo de manter a conexão com o público interno, com encontros e workshops via facetime com os colaboradores e foi expandida para clientes dos hotéis como forma de ressignificar a interação destes com a marca em tempos de isolamento social.
Resultado:
9 e-mails disparados
em 13 envios com segmentações distintas e com filtros de engajamento.
Cerca de 300 mil disparos
chegando em 90% da base
9% de taxa de abertura
+ 1,45% de taxa de cliques
A interação com a campanha trouxe resultados expressivos quanto ao total de aberturas e cliques, o que já é um padrão da base de contatos do Casa Hotéis. Durante o período da campanha, o fluxo de usuários e consultas no e-commerce gerou uma curva de crescimento, fazendo com que assim o volume de reservas e receita também entrasse em processo de retomada.
Como o principal objetivo da campanha era aproximar os hóspedes da marca, com conteúdos voltados ao relacionamento, a principal métrica foi o engajamento e interação com os e-mails, que foram conquistados com sucesso.
Além destes dois cases, a Pmweb desenvolveu tecnologias e novos produtos para atender a hotelaria nesse período, realizando também inúmeras ações com clientes para reduzir os impactos gerados no segmento.
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