Publicado por Camila Barbacovi e Ana Maria Magnani.
Separamos algumas ações que nossos clientes colocaram em prática durante a Black Friday de 2020 para que você possa se inspirar e potencializar sua estratégia de vendas nesse finzinho de ano. Os resultados são incríveis, confira!
Incremento de base: utilize uma lógica de gamificação para captar mais leads.
As semanas que antecedem a Black Friday costumam ser bem movimentadas, pois é dada a largada para a caça de descontos e comparativo de preços. Esse aumento de tráfego nos sites cria o cenário ideal para investir em estratégias de captação de base.
Pensando em proporcionar a mesma experiência, independente do canal, a Panvel utilizou uma roleta de captação de leads nas lojas físicas e no e-commerce. Ao conceder seus dados e aceitar o recebimento de comunicações da marca, os usuários giravam a roleta e ganhavam cupons de desconto em diferentes categorias de produtos.
O email enviado para os leads captados na ação apresentou taxas de engajamento superiores aos demais e-mails enviados no mês de novembro, com aumento de 43% na abertura e 166% no CTR, além de ter um RPE 2X maior.
Incremento de base e captação de interesse: insira um formulário na página dos produtos.
Outra boa forma de captar leads e também o interesse dos usuários, é inserir uma tag de “quero na Black Friday” na página dos produtos. O clique na tag abre um campo para captar o contato do usuário e envia os dados (e-mail + produto de interesse) para posterior segmentação e personalização da comunicação.
A taQi ativou essa ação na semana que antecedeu a Black Friday e os leads captados representaram 33% da captação total de contatos do site durante o período.
Senso de urgência: incentive a finalização da compra com um cronômetro no carrinho e checkout.
Se o usuário chegou até o checkout, incentive-o a finalizar a compra inserindo um cronômetro no carrinho e no checkout, reforçando que o estoque é limitado e a oferta pode acabar em pouco tempo.
A Youcom usou essa estratégia durante a Black Friday impactando 50% dos tráfego do site com o cronômetro nas etapas de carrinho e checkout.
Os números mostram que aqueles que foram impactados pelo cronômetro tiveram um volume de transações 6,27% maior que os usuários que não receberam esse tipo de incentivo.
Ativação canal Web Push: Comunique-se com o usuário em real time direto no navegador
Durante a Black Friday, o Web Push foi uma excelente maneira de comunicar as novidades e promoções para o cliente que estava sendo bombardeado de ofertas de diversas marcas. Por serem mensagens que são enviadas enquanto o usuário acessa o browser, podem ter até 90% de taxa de visualização e captam a atenção do usuário no momento ideal da compra: durante a navegação!
A Tramontina investiu neste canal para a Black Friday e obteve resultados excelentes, os envios de Web Push apresentaram uma CR 124% maior que a média do site para o período e um RPE 498% superior ao e-mail.
Banners dinâmicos – Personalize seus e-mails de acordo com a etapa do ciclo de vida do usuário.
Ao abrir o email, o usuário espera encontrar algo que faça sentido para ele, e para que isto ocorra é necessário que a marca conheça o seu comportamento.
Para otimizar ainda mais as campanhas de abandono de carrinho e navegação, a Lebes aplicou um bloco de banners personalizados, aumentando ainda mais a relevância destas campanhas:
Com isso, as campanhas obtiveram um crescimento de 10% no CTR comparado com o período pré personalização.
E aí, curtiu as dicas? Entre em contato conosco, ainda dá tempo de colocar ações como essas no ar
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