[:pt]Pinterest e E-mail Marketing[:]

[:pt]O Pinterest é a mídia social de maior crescimento na internet atualmente. Esse é um tema que interessa, e muito, a quem trabalha com e-mail marketing. O Pinterest é baseado em compartilhar conceitos e ideias em murais através de pins que te interessam – daí o nome: Pin+Interest. O seu mural é uma coleção da suas ideias, coisas que te inspiram e que você gosta, seja de produção própria ou que esteja na internet.
Além do lado lúdico para o usuário, a plataforma está evoluindo para ser uma ferramenta de marketing para muitas marcas. Empresas estão usando pins de seus produtos, estimulando o usuário a compartilhá-los no seu próprio mural e linkando o pin ao site para que ele ser comprado. Sendo assim, por que não potencializar essa veia comercial do Pinterest com o e-mail marketing?
A lista de e-mails é um dos ativos mais importantes do marketing digital e muito já se escreveu sobre como aumentá-la em ambientes on e off-line.

Como o Pinterest pode ajudar a aumentar o mailing

É possível também usar o Pinterest para aumentar a lista de contatos. Veja as dicas:
Use concursos para espelhar pelos murais dos diversos usuários o seu formulário de opt-in
– Provoque concursos ou promoções de repins, onde os usuários apenas receberão mais informações após fazer o opt-in
Incorpore vários e diferentes formulários de opt-in, com designs diversos, aos pins que são feitos no mural (como, por exemplo, QR Codes)
Crie temas, papéis de parede e outros conteúdos interessantes o suficiente para que os usuários queiram baixá-los. E que, para fazer o download, tenha que ser feito o opt-in

Exemplos de como formulário de optin são exibidos no Pinterest
Exemplos de como formulário de opt-in são exibidos no Pinterest

Quando alguém faz opt-in para receber uma newsletter, a expectativa da pessoa é, obviamente, manter um relacionamento com a empresa/marca e manter-se informada das novidades dela. Sendo assim, logicamente, quem segue o mural de empresa/marca no Pinterest tem o mesmo interesse. Então, publicar as newsletters enviadas por e-mail também no mural é uma forma de reaproveitar o esforço de criação da newsletter e manter o público do Pinterest tão informado quando os que fizeram opt-in (e, aproveitando, por que não, estimulá-lo a fazer opt-in também). Uma dica legal é seguir o perfil da Responsys (http://pinterest.com/responsys/) com diversas peças criadas pelo nosso Creative Team e enviadas através do Responsys Interact Suite.
Mural da Responsys no Pinterest com modelos de e-mails
Mural da Responsys no Pinterest com modelos de e-mails

Dependendo da indústria em que atua a empresa, uma conta do Pinterest é bastante interessante, ainda mais se diversos conteúdos relevantes já tiverem no mural. Então, por que não promover todo esse trabalho aos seus contatos através do e-mail?

Como promover seu perfil no Pinterest

– Inclua na newsletter da empresa um ou mais tópicos incluindo itens do mural do Pinterest com link diretamente a ele (afinal a rede social é uma extensão do seu site)
– Use seu Pinterest para provocar seu destinatários. Comunique que alguns dos novos produtos, por exemplo, só estão com as fotos publicadas no Pinterest.
– Permita usuários a fazer pin dos produtos apresentados no e-mail diretamente a partir dele
O Pinterest, portanto, está se tornando uma das grandes neste mercado tão concorrido das mídias sociais e está se tornando cada vez mais parte da estratégia de marketing e de presença digital das empresas. Somado a isso, ele foi concebido de forma totalmente integrada com o Facebook e o Twitter e está ganhando cada vez mais canais seguindo um conceito de comunicação que está em alta no momento: visual e interativo.
E aí, vai adotar a ideia na sua empresa?[:]