[:pt]E-mail marketing mobile – 5 passos simples para otimizar[:]

[:pt]Estaríamos chovendo no molhado se disséssemos que as conexões mobile estão cada vez maiores, melhores e em expansão. Isso todos nós, que trabalhamos com marketing, estamos carecas de saber. Mas talvez alguns números atualizados não façam mal. Por exemplo, aqui no Brasil, 276 milhões de pessoas conectam-se via celular. Isso representa 135% da população. Ou seja, tem mais celular que gente, de acordo com o relatório We Are Social. E você sabia que metade de todos os e-mails abertos são via mobile, de acordo com a Litmus? Pois então.
Dessa forma, nem é preciso falar muito sobre como é necessário otimizar os e-mails marketing para que eles funcionem bem no mobile. Sugerimos uma autorreflexão: quão otimizados são meus e-mails para dispositivos móveis? Se a sua resposta envolver: “não muito”, “mais ou menos”, “poderia ser melhor” ou “eu não sei”,  tudo bem. Preparamos cinco passos simples que vão além de técnicas de responsividade ou do tipo de aparelho móvel.
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Passo 1: defina uma meta

Como em tudo na vida, você precisa ter um objetivo. Caso contrário, como você saberá se chegou a algum lugar? Então, o primeiro passo para criar e-mails mobile otimizados é definir uma meta. Faça isso traçando cinco objetivos para sua campanha de e-mail. A chave aqui é determinar o que é crítico em uma mensagem mobile.
– Entenda o que você quer dizer
– Identifique o que você quer que o usuário faça
– Determine o que é crítico para a mensagem
– Defina a hierarquia do conteúdo
– E, principalmente, defina que resultados significarão sucesso para essa campanha
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Passo 2: Faça um call-to-action fácil
A última coisa que você quer fazer com seus e-mails é um call-to-action complicado ou confuso. Aqui estão algumas dicas para que seja simples:
– Use linguagem direta e clara
– Faça botões grandes e facilmente visualizados
– Use links de texto autônomos, que parem de pé sozinhos
– Ofereça espaço suficiente para as pessoas clicarem
– Tenha certeza de que a página de destino suporta a ação desejada
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Passo 3: Tenha uma mensagem clara

O que seu cliente não quer de jeito nenhum é ver em seu inbox mobile um e-mail com textos em grandes blocos ou ilegíveis. Isso é um dos maiores erros de peças não-responsivas. Na verdade, essa é uma regra para qualquer tipo de e-mail em geral.
Você quer ter certeza de que sua mensagem é simples e inteligível nos primeiros três segundos de leitura. Siga essas regras básicas e você verá os benefícios das mensagens objetivas e claras:
– Vá direto ao ponto
– Evite grandes blocos de texto
– Use subjeads, divisores e grids
– Faça listas com números, bullets ou ícones
– Faça um texto legível e de fácil compreensão

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Passo 4: Faça um layout utilizável

Se não é utilizável, também não é útil. Mantenha em mente a a experiência do usuário e deixe o conteúdo, os objetivos e os call-to-action definirem o layout do seu e-mail.
Tenha certeza de que todos os elementos são fáceis de ver, ler e clicar. Comece implementando estas boas práticas para dar mais usabilidade aos layouts:
– Use um grid para planejar a estrutura da mensagem
– Crie áras de conteúdo reutilizáveis
– Evite usar mais colunas ou elementos do que você realmente precisa
– Alinhe à esquerda sempre que possível
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Passo 5: Faça as imagens funcionarem

Imagens podem ser o sucesso ou o fracasso de uma campanha de e-mail. Elas são um aspecto delicado para executar com eficácia um storytelling visual.
Nosso cérebro ama imagens: ele processa figuras 60 mil vezes mais rápido do que palavras. E 90% de todos os dados que a mente processa são visuais, fazendo com que as imagens sejam um suporte indispensável para os textos do e-mail.
– Use texto e elementos de html sempre que possível
– Tenha em mente o peso do arquivo, cada imagem adiciona mais
– Planeje como as imagens serão fatiadas na tela mobile
– Faça uma escala de imagem a 75% ou mais
– Use texto para dar suporte à imagem
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Aplicando essas dicas simples suas campanhas mobile de e-mail têm muito mais chance de performar bem. Não se esqueça, o mundo é móvel.
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