Dica de leitura: The Third Wave

08/11/17

A terceiro onda se refere à próxima fase da internet.

A primeira onda construiu o pipeline e a infra-estrutura para levar as pessoas online. Este foi o período dos anos 80 e 90, quando a Apple e a Microsoft começaram a aparecer e o PC se tornou um dispositivo doméstico. A segunda onda refere-se a conectar pessoas através da internet, que foi o surgimento de sites de redes sociais e comunidades on-line. Agora estamos prestes a entrar na terceira onda, onde a internet se torna onipresente em tudo a nossa volta e muda a maneira como vivemos nossas vidas. Isso significa que os alimentos que comemos, educação, saúde e setores de energia serão todos permeados pela integração da internet.

O autor descreve como os empresários podem alavancar essa mudança para a “Internet das coisas”, para construir negócios e como a internet aumentará nossas vidas físicas de maneiras que podem parecer inimagináveis ​​hoje. Ao longo do livro, Case também narra a história da AOL que nasceu nos subúrbios do norte da Virgínia para a fusão com a Time Warner que pareceu mal intencionada desde o início. Ele fala sobre a idéia de enviar discos AOL gratuitos para todos os consumidores para aumentar a adoção e como a AOL conseguiu evitar a competição durante anos para criar uma participação dominante no mercado ISP. Ele também enfatiza a importância de que as parcerias entre marcas foram críticas para o sucesso da AOL, que estava bem à frente do jogo quando percebeu que o conteúdo era fundamental para dimensionar uma empresa e criar uma demanda duradoura.

Fonte do gráfico aqui.