CRO: If you are not testing you are guessing

16/05/18

Conversion Rate Optimization, ou otimização da conversão é um conjunto de técnicas relativamente novo e que rapidamente se tornou fundamental para qualquer ambiente online.

Mas, antes, o que é conversão? O termo é comumente relacionado a uma venda. Pode ser, mas é mais que isso. Significa uma ação do usuário, como o envio de um formulário ou o download de um aplicativo, por exemplo.

Para fazer CRO, de fato, é necessário contar com a tecnologia, ter uma equipe multidisciplinar e/ou um parceiro dedicado ao projeto de CRO, que é constante, mutável e demanda atenção e adaptação todo o tempo.

O CRO é 100% focado no usuário, baseando-se em seus comportamentos, que vão orientar as melhorias e a otimização da experiência. São analisados os movimentos dos olhos, da barra de rolagem, do mouse, do clique e outras atitudes de navegação.

Em 2016 a Pmweb adquiriu uma empresa que trouxe pro Brasil o conceito de otimização das taxas de conversão, com uma tecnologia própria de entendimento, criação de hipóteses, testes e análises para melhorar esses ambientes.

“Acreditamos que as as experiências dos usuários podem ser melhores dentros dos ambientes digitais”, diz Augusto Rocha, Sales Partner da Pmweb.

Para que seja viável realizar isso, a Pmweb dispõe de várias soluções de tecnologia que conseguem, através de metodologia própria, chegar no resultado de melhora da experiência de cada um dos clientes da Empresa.

“Essas tecnologias vão desde ferramentas que gravam a navegação do usuário, que apontam quais são as zonas mais quentes , ferramentas de análise dos websites como Google Analytics e Adobe Analytics. Também utilizamos ferramentas na hora de executar testes: testes A/B, multivariáveis e de personalização”, salienta Augusto.

A Pmweb trabalha com as principais marketing clouds do mundo e para fazer estes testes utiliza-se de ferramentas como o Oracle Maxymiser, Adobe Test and Target e a Google Optimizer.

Cada uma tem suas características e todas são muito interessantes: a do Google por estar integrada com o analytics e Adobe Target por fazer integração também com sua plataforma analytics e a Maxymiser por conversar com a Responsys e outras plataformas Oracle.

Na visão de Augusto “Tudo isso torna cada uma das estratégias decididas pelas empresas que optaram por uma dessas marketing clouds serem mais bem aproveitadas. Por que no fundo, o grande diferencial que a Pmweb aporta  para os seus clientes é a capacidade de tirar proveito dos seus dados, mesmo que não estruturados e ainda os dados que não são captados”.

Ao colocarmos várias fontes de dados de origens diferentes, que fazem sentido através do trabalho de data services da Pmweb, cria-se condições para falar com o cliente de uma maneira individualizada, diferente e com um contexto específico.

Augusto ainda salienta que é por esta razão que a Pmweb apoia seus clientes independente de qual seja a escolha de tecnologia. Também é por isso que hoje a Empresa tem cases de grandes marcas, líderes nos seus segmentos, atuando com cada uma dessas plataformas. “Mais importante do que a tecnologia e da metodologia é a empresa ter consciência que ela deve constantemente prover a melhor experiência para o seu cliente, mesmo que a melhor experiência seja uma experiência para cada cliente”.

A Azul,  vem desenvolvendo um novo projeto de CRO onde o objetivo central é melhorar a experiência do usuário e oferecer os melhores produtos e serviços da companhia, de modo simples e prático, sempre prezando pela transparência no processo de compra. Para este projeto a Azul está utilizando a plataforma da Adobe Test and Target.

Outra empresa que vem desenvolvendo um trabalho novo com a plataforma Google Optimizer é o Viajanet. Utilizando os conceitos CRO o Viajanet vem trabalhando a otimização do seu site através de novas funcionalidades desenvolvidas internamente e testadas através do Google Optimize. Junto à inteligência de análise do Google Analytics, a empresa extrai insights referentes ao comportamento do usuário no website e suas taxas de conversões.

A Pmweb acredita que a otimização deve ser um projeto constante e contínuo. Entre outras coisas, otimizar um website ajuda as empresas a aprenderem mais sobre seus visitantes para, em seguida, dar a cada perfil de público a experiência mais direta e precisa para converter um usuário em comprador. Isso são dados, isso é ciência.