Conquiste o coração do seu cliente no Dia dos Namorados

12/04/18

 

Falta menos de uma semana para o dia dos namorados e você não vai perder a oportunidade de aumentar as suas vendas e ainda conquistar o coração dos apaixonados, não é mesmo?

A data é a quarta mais importante para o e-commerce e promete movimentar mais de R$ 1.8 bilhões este ano. Na contramão das vendas off-line, em 2017, o dia dos namorados teve aumento de 5,1% em comparação com o ano anterior.

Assim como nas outras datas comemorativas, os smartphones seguem liderando a lista dos produtos mais vendidos. Completando os cinco presentes mais comprados estão: livros, relógios de pulso, perfumes e tênis.

O ticket médio em 2017 foi de R$ 420,00, e foram feitos mais de 4 milhões de pedidos. A expectativa para este ano é um crescimento acima dos 5%, tornando o budget ainda mais generoso.

Confira algumas dicas que preparamos para seu e-commerce não ficar de coração partido nesse dia:

#1 – Utilize a criatividade para fazer promoções e encantar os consumidores

# Mostre ao consumidor que existem alternativas aos presentes tradicionais, como flores, chocolates e perfumes.

# A criatividade é essencial na hora de mostrar a vantagem de fugir dos presentes óbvios

# Avalie os seus produtos e pense em formas de organizar kits com mais de um produto para aumentar o ticket médio das compras

 

#2 – Use a logística como ferramenta de fidelização do cliente: o prazo de entrega está diretamente ligado à satisfação do consumidor (até porque ninguém quer chegar com as mãos abanando neste dia)

# Qualifique a expedição: o treinamento desses profissionais impacta na redução de produtos danificados e posteriores reclamações

# Dê opções de empresas de transporte de confiança: busque transportadoras já estabelecidas no mercado, para evitar extravios e danos

# Realize pós venda: faça pesquisas de satisfação para saber como foi a experiência do cliente, isso ajudará a entender em quais pontos sua empresa pode melhorar e ainda pode trazer insights para ofertas futuras

 

#3 – Crie campanhas de marketing diferenciadas para o Dia dos Namorados: um conjunto de ações bem planejadas pode ser um diferencial no resultado das vendas e pode encantar o seu cliente no primeiro click

# Brindes temáticos: brindes com a temática romântica, ou mesmo com apelo mais sensual podem chamar a atenção do consumidor. Uma boa estratégia é enviar um brinde para o cliente e outro para seu parceiro #ficaadica

# Criar uma hashtag: é uma ótima maneira de promover uma campanha de marketing nas redes sociais, pois permite que você acompanhe quantas pessoas estão usando o mote da sua campanha, medindo, assim, o engajamento com a sua marca

# Mudar a foto de perfil da sua loja nas redes sociais: imagens que remetam ao amor e que celebrem a data. Pode parecer simples, mas demonstrará que a sua empresa está alinhada com a data e fará os consumidores se sentirem curiosos para ver o que sua loja tem a oferecer

 

#4 – Conquistando amor eterno: ainda não conhecemos uma pessoa que não goste de ganhar presente. O encanto começa desde a embalagem, a montagem do produto, o cheiro do pacote e ai por diante

# Embalagem: use a embalagem para dar mais um presente para o presenteado. Coloque um promocode, um frete grátis ou um benefício exclusivo para a próxima compra. Incentive o presenteado a chegar até a sua loja sozinho, ai você não precisa esperar até o ano que vem para ser lembrado

# Cartão: presente sem cartão não tem a menor graça, né? Pense nisso e envie junto com o presente um cartão para que o comprador escreva e arranque suspiros do seu amor

 

Agora que você já leu todas estas dicas, comece seu planejamento e depois, é só correr pro abraço.