Como foi o papo com Drebes Jr, da Lebes, sobre o cenário do varejo

09/04/20

Dia 09/04 (quinta-feira) realizamos uma live com um convidado muito especial, nosso cliente e parceiro Otelmo Drebes Jr, Diretor de Marketing e Vendas da Lebes, uma das maiores varejistas da região sul do Brasil. Veja a seguir o resumo do que conversamos.

Drebes comentou que entre os dias de 18 à 19 de março, antes de qualquer decreto oficial relativo ao fechamento do varejo, a Lebes antecipou o fechamento de suas lojas, considerando garantir a segurança de todos os seus funcionários e consumidores, que sempre foi prioridade para a empresa. Hoje as lojas estão abertas apenas para pagamento de crediários e retirada de alguns produtos mais emergenciais.

Após anos consecutivos de crescimento, com previsão de inauguração de mais três lojas no primeiro semestre de 2020, a Lebes se deparou com essa situação atípica e sem precedentes e teve que adaptar sua operação. Desde 2016 a empresa está trabalhando com um forte projeto de transformação digital e já se encontra em um alto patamar de tecnologia, experiência do cliente e relacionamento, o que ajudou com que se adaptasse mais rapidamente a esse cenário. Alguns projetos foram acelerados nesses últimos dias para atender às novas demandas – projetos que durariam seis meses para se concretizar estão sendo realizados em uma semana. Um exemplo é Crediário Digital, que não era possível ser realizado pelo ecommerce e será implantado já nas próximas semanas, expandindo a oferta de crédito aos clientes.

Hoje 1.100 do total de 3.200 colaboradores trabalham na linha de frente de vendas. Esses consultores sempre tiveram como maior objetivo prover uma excelente experiência e relacionamento com o cliente. E neste momento não está sendo diferente. Os consultores continuam mantendo a relação com seus clientes, de casa, através de ligações e mensagens, não apenas para atuar no apoio a vendas mas principalmente para conversar, entender como estão e demonstrar apoio. No caso de vendas, eles apoiam os clientes nas compras online, oferecem cupons de descontos e seguem ganhando comissionamento mesmo pelas vendas realizadas no site.

Quando perguntado sobre os produtos mais vendidos nesse momento, Drebes comentou que as principais categorias são a fitness, com produtos para exercícios em casa; artigos de jardinagem, como cortadores de grama; games e itens para home office como notebooks, impressoras e cadeiras. Esses são alguns dos produtos que tiveram inclusive alta de vendas nesse período.

Augusto Rocha, VP de vendas e marketing da Pmweb, comentou sobre a ação social que está sendo realizada e Drebes contou com muito orgulho que a iniciativa foi criada pelas costureiras de uma das lojas de jeans da Lebes. Foram arrecadados gratuitamente os materiais, a Lebes cedeu a fábrica e as costureiras voluntariamente estão produzindo 30 mil máscaras por semana. Além da doação dessas máscaras, a Lebes também irá enviar máscaras em todas as compras de consumidores.

Por fim, um dos principais temas e dúvidas é sempre sobre a retomada. Ainda não existe uma respostas definitiva para essa questão. A diretoria da Lebes está fazendo encontros diários para tomar decisões de curto prazo, considerando as mudanças constantes do cenário, mas, mesmo sabendo que o comércio pode voltar a qualquer momento, a Lebes definiu manter as lojas fechadas até o final de abril, priorizando a segurança de todos.

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